• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tsunami

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
O planeta Terra apresenta diversos fenómenos, um deles é o Tsunami, denominação oriunda da língua japonesa que significa onda de porto. Tsunami de uma forma simples corresponde a uma gigantesca onda produzida a partir de anomalias sísmicas, sua característica é sempre destrutiva quando atinge as áreas costeiras.

Os distúrbios sísmicos podem ter várias origens como deslocamento da crosta oceânica no sentido vertical que impulsiona a massa de ar para cima, erupções vulcânicas, desmoronamento de terras ou gelo e também queda de meteorito.

Esse fenómeno é medido ou avaliado a partir da amplitude e velocidade. Um dos maiores ou um dos mais devastadores Tsunamis do século XX ocorreu por causa do Grande Terremoto do Chile que aconteceu em 22 de maio de 1960, esse foi o maior terremoto já registrado com 9,5 graus na escala Richter.

Quando ocorrem distúrbios sísmicos na crosta marinha se formam ondas, essas são propriamente os Tsunamis, existem relatos da ocorrência desse fenómeno cuja velocidade atingiu uma incrível proximidade de 1.000 quilômetros por hora e ondas com mais de 30 metros de altura.


.
 

orban89

Moderador
Team GForum
Entrou
Set 18, 2023
Mensagens
1,972
Gostos Recebidos
47

TSUNAMIS: UMA AMEAÇA PLANETÁRIA


 
Topo