• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vinho: bem escolher e conservar

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0


“Reserva” ou “Colheita Seleccionada” não garantem qualidade. Sirva os brancos entre 10 e 12ºC e os tintos, entre 16 e 18ºC.


Alguns vinhos testados ostentam designações do tipo “Reserva” ou “Colheita Seleccionada”. Para incluírem essa informação no rótulo, devem obedecer a características na composição, aspecto, aroma e sabor.

Por exemplo, os vinhos ditos “Reserva” devem ter um teor alcoólico com, pelo menos, mais 0,5% do volume de álcool mínimo legal estabelecido e características organolépticas destacadas.


Guia de compras


  • Prefira estabelecimentos com uma climatização adequada, onde as garrafas estejam deitadas e ao abrigo da luz.
  • Observe o estado da garrafa. O nível de líquido não deve estar abaixo do normal.
  • Leia os rótulos para ter a certeza do que está a comprar (por exemplo, preste atenção ao ano de colheita). Designações do tipo “Reserva” ou “Colheita Seleccionada” nem sempre são uma garantia de qualidade. O vinho com Denominação de Origem não é melhor do que os com Indicação Geográfica (Vinho Regional).

Conservar




  • O vinho pode perder qualidade, quando guardado tempo demais.
  • Se costuma ter algumas garrafas de reserva, guarde-as deitadas, ao abrigo da luz e, de preferência, com uma temperatura constante entre os 12 a 14ºC (por exemplo, numa cave). As eventuais oscilações de temperatura não devem ser superiores a 4-5ºC, tanto num sentido como noutro. O local deve ainda ter alguma ventilação e pouca humidade (humidade relativa abaixo do 75%), para evitar que a rolha e rótulos se deteriorem.
  • Se não tem onde guardar as garrafas nas condições adequadas, compre apenas as que prevê consumir a curto prazo.

Bem servir



  • De uma forma geral, os brancos servem-se a uma temperatura entre os 10 e 12ºC e os tintos, entre 16 e 18ºC. Se a garrafa sair da adega a 14ºC, os brancos atingem a temperatura ideal de serviço em pouco mais de meia hora no frigorífico. Nos tintos, se a temperatura ambiente rondar 20ºC, o vinho atinge a temperatura ideal após hora e meia. Em qualquer situação, não deixe passar dos 20ºC, para não perder as suas características. Pode usar um termómetro para vinhos, por cerca de 10 euros.
  • Sirva em copos adequados, para ser devidamente apreciado. Encha os copos até pouco mais de meio e saúde!




proteste
 
Topo