• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Casa nova - criar rede

FormigaX

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
A minha casa ainda esta a ser construída, mas antes que chegue a etapa da cablagem da casa queria que me ajudassem a poder interligar todas a divisões para assim criar uma rede caseira.
Na minha casa nova queria que pelo menos 5 repartições da mesma ficassem com ligação a rede. Elas seriam: cozinha, sala, três quartos, garagem, e um pequeno escritório. Queria ao mesmo tempo poder ter uma rede wireles que me permitisse poder ligar-me em outros pontos da casa sem estar ligado a rede por cabo.
Queria que me ajudassem como o material (tipos de tomadas, cabos, ruter etc) assim como os possíveis esquemas de ligação que poderia implementar.
Por outro lado tenho algumas duvidas em relação a legalidade de este projecto, em principio estou a pensar usar tomadas (duplas) com rj45 + ligação telefónica mas…
Visto que esta alteração não esta no projecto, será que poderei ter problemas com a vistoria da casa?
 

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
Caro amigo a casa é tua e nada te impede de criares uma rede de cablagem , pela casa fora, o mais que pode acontecer é eles criarem um bloqueio ou seja os fiscais e chumbar , porque tens de obedecer a certas normas de ITED, uma delas é que os cabos de dados não podem passar juntamente com cabos de corrente.A usares cablagem usa Cabo de CAT 6, aconselho tambem que se a extensão de cabo for longa compres um , vou lhe chamar assim um amplificador.
Agora redes wireless , qualquer coisa e 2 repetidores estrategicos ou um router externo com antena de alto ganho e ja esta.
 

jonythefox

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
515
Gostos Recebidos
0
Viva amigo...
O que diz o companheiro Toolboy é verdade... Se queres a rede certificada tens que cumprir realmente os requisitos ITED.
Mas pelo que percebo das tuas palavras, o que queres é mesmo um rede doméstica... e a certificação da rede não é importante.
Nesse caso podes (deves digo eu) usar a mesma tubagem de passagem de cabos coaxiais (aqueles que vais usar para passar o sinal TV) para passares o cabo ethernet CAT6 e assim deverás ter ligação de rede ethernet em todos os locais onde tenhas também uma tomada coaxial.
Se ficar tudo bem desenhado (e for ADSL) a linha telefonica deverá entrar junto ao activo de rede (switch LAN que pode tembém ser o router ADSL).
Deverás ter um painel de passivo identificando todas as portas de rede da tua casa com um numero depois á só fazeres patching (usando cabos de rede injectar os serviços que prentendes nas portas que pretendes ou telefone ou dados.)
Desta forma podes também usar a rede CAT6 para distribuir o sinal de telefone pela casa toda (assim já começa a ser uma rede estruturada, já levas dois serviços sobre a rede, telefone e dados).

Vantagem em relação ao uso do Wifi
A rede será sempre mais rápida.
A rede será sempre muito mais segura.
A rede será sempre mais evolutiva, podendo num futuro não tão longinquo como isso ser usada para comandar outros dspositivos ou serviços, como por exemplo a CCTV (Video vigilancia) ou para televisão IP, por exemplo o MEO da PT é já
Não irás ter radiação dentro de tua casa (Por enquanto ainda se fala pouco disto mas... prefiro não a ter)

Desvantagens
O investimento é sem duvida maior que a solução Wifi
Na verdade irás precisar tambem algumas precauções como por exemplo o cabo ão deverá por imposição tecnica execeder os 100mts desde o activo de rede até á tomada.
Não poderão existir emendas, i.e. o cabo não pode ser acrescentado sem ser um activo de rede pelo meio.
Não deverá passar perto de fontes magneticas fortes não só pela certificação mas também porque tira performance (penso que no teu caso não será importante) desde que não passe por exemplo perto de um motor.
Se estás numa zona de trovoadas deverás evitar troços do cabo á superficie ou mesmo que enterrados o sejam muito á superficie.

E se precisares ajuda apita..
 
Última edição:

FormigaX

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 13, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Obrigado a todos pelo interesse em querer ajudar-me.
Seguindo então os vossos concelhos irei passar o cavo de CAT6 para cada tomada de ligação que irei colocar nas diferentes nas diferentes divisões da casa… a minha ideia original era a de usar tomadas duplas (telefone e ethernet) para no estar a colocar mas tomadas nas paredes, mas… ainda não sei se estão a venda no mercado este tipo de tomadas, por outro penso que isto me levaria a ter de passar mais um cabo?… um para a linda telefónica e outra para a rede…
O amigo Jonythefox, deu-me uma voa ideia, como e a colocação de um painel passivo para a distribuição do sinal telef/ ethernet por toda a casa… se estou apensar correctamente, a mesma tomada de uma divisão X me servira tanto para telefone o ethernet, mas vou ter de seleccionar no painel se quero ligar esta tomada a linha telefónica ou a rede Ethernet, certo?
 

jonythefox

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
515
Gostos Recebidos
0
(...)O amigo Jonythefox, deu-me uma voa ideia, como e a colocação de um painel passivo para a distribuição do sinal telef/ ethernet por toda a casa… se estou apensar correctamente, a mesma tomada de uma divisão X me servira tanto para telefone o ethernet, mas vou ter de seleccionar no painel se quero ligar esta tomada a linha telefónica ou a rede Ethernet, certo?

Certo amigo... de facto é como falas um cabo utp pode levar tanto um sinal de voz analogico/digital de um telefone, como rede de dados ethernet.
É preciso ter no entanto atenção que um cabo/tomada só pode trazer um serviço... i.e. ou traz a linha telefonica, ou traz rede de dados.
Pode no entanto trazer mais de uma linha (até 4 no limite) telefonica.
É simples perceber:
1 Cabo UTP CAT6 tem 4 pares de cobre lá dentro.
Para uma linha de voz analogica ou RDIS precisas de 1 par de cobre.
Para um troço de rede precisas de todos os quatro pares...

Cmpts
 

mancebo_77

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
201
Gostos Recebidos
0
Eu tb estou a preparar a mesma situação para mim...

O que vou fazer é levar dois cabos de rede para cada divisoria e onde vão todos a um quadro a uma regua de tomadas "bastidor".
No bastidor vou ter o switch e a linha telefonica, a linha telefonica com varis tomadas em paralelo, depois com chicotes injecto o sinal que pretender em cada divisoria...

Do tipo, Sala: 1 cabo com rede outro com telefone, quarto: 1 cabo com rede outro de reserva e por aí fora...

Paz para todos...
 

DiabloMan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Certo amigo... de facto é como falas um cabo utp pode levar tanto um sinal de voz analogico/digital de um telefone, como rede de dados ethernet.
É preciso ter no entanto atenção que um cabo/tomada só pode trazer um serviço... i.e. ou traz a linha telefonica, ou traz rede de dados.
Pode no entanto trazer mais de uma linha (até 4 no limite) telefonica.
É simples perceber:
1 Cabo UTP CAT6 tem 4 pares de cobre lá dentro.
Para uma linha de voz analogica ou RDIS precisas de 1 par de cobre.
Para um troço de rede precisas de todos os quatro pares...

Cmpts

Uma placa de rede ethernet não utiliza os 4 pares .Um comum cabo de rede para um pc ou máquina similar utiliza 2 pares.Mais precisamente o pino 1 e 2 (1 par) + 3 e 6 (1 par).De cabeça nao sei,mas um dos pares é a transmissao e o outro a recepçao,agora qual deles é a transmissao e qual é a recepçao n sei de cor,basta ver na net.Fazendo contas sobram 2 pares.Na práctica numa tomada de rede podes ligar um troço de rede e mais 2 telefones.Claro que o aspecto nao fica mto famoso porque de uma tomada vais ter que fazer outras,ou fazer outro cabo tipo "Y",mas numa situaçao de necessidade ,vale tudo.Eu já fiz e funciona.
Para além disso se formos nós a fazer podemos sempre utilizar um cabo de rede no dito bastidor e separar os pares do cabo de tal forma a ligar a tomadas independentes.Quando se falam em redes domésticas e curtas distancias podemos fazer o que queremos,agora quando quando é uma coisa profissional já temos que sêr mais cautelosos e nao inventar mto.Para isso é que existe a norma ITED.
 
Última edição:

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Uma placa de rede ethernet não utiliza os 4 pares .Um comum cabo de rede para um pc ou máquina similar utiliza 2 pares.Mais precisamente o pino 1 e 2 (1 par) + 3 e 6 (1 par).De cabeça nao sei,mas um dos pares é a transmissao e o outro a recepçao,agora qual deles é a transmissao e qual é a recepçao n sei de cor,basta ver na net.Fazendo contas sobram 2 pares.Na práctica numa tomada de rede podes ligar um troço de rede e mais 2 telefones.Claro que o aspecto nao fica mto famoso porque de uma tomada vais ter que fazer outras,ou fazer outro cabo tipo "Y",mas numa situaçao de necessidade ,vale tudo.Eu já fiz e funciona.
Para além disso se formos nós a fazer podemos sempre utilizar um cabo de rede no dito bastidor e separar os pares do cabo de tal forma a ligar a tomadas independentes.Quando se falam em redes domésticas e curtas distancias podemos fazer o que queremos,agora quando quando é uma coisa profissional já temos que sêr mais cautelosos e nao inventar mto.Para isso é que existe a norma ITED.

Boas.

Tem td a razao.
Podemos ter 2 ligacoes ethernet com um mesmo cabo UTP. 2 pares para cada ligacao.
E em relacao a estetica, basta comprar tomadas duplas, com duas saidas RJ45, depois e so ligar dois pq chicotes da tomada aos PCS. E ate podes fazer isso nas duas pontas do cabo UTP.
 

brunojng

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 30, 2008
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Eu tb tenho um problema semelhante.
Tenho uma rede de voz na minha casa e queria substituí-la por rede de dados e voz. A vossa discussão já me foi útil, pois estou a pensar passar dois cabos CAT6 para cada divisão da casa. No entanto, tenho outras questões:

Existem tomadas com um conector RJ45 e outro RJ11? Se sim, onde posso comprá-las? (é que tenho procurado e só vejo tomadas duplas RJ45 ou duplas RJ11)

Uma vez que vou ter muitas ligações Ethernet e telefone, terei de ter um switch? e para o telefone, existe algo equivalente?

Obrigado.
 

RealC

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
60
Gostos Recebidos
0
Amigos eu na verdade já experimentei varios sistemas diferentes e o que eu aconcelho a utilizar é ter ligação de red atravêz dos chamados dlan higspeed interface. Basta só ligar ao router e à electricidade e depois é só acrescentar nos repartimentos que quiserem com mais um interface. Atenção que so funciona no mesmo apartamento ou na mesma casa, a red electrica tem que ser junta e não independente. Estes interfaces dlan têm a potencia de 200 mbit/s ou então os de 85 mbit/s já dão para ligarem até uma dream ao router e poderem ver tv no pc ou portatil atravêz da dream no compartimento que quiserem e com qualidade dvd. Este metodo acho bem mais confortavel do que wireless lan já que não existem falhas de net e podem ser efectuadas ligações até 200 metros.
Cumps
 
Última edição:

RealC

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
60
Gostos Recebidos
0
Mais um dica destes interfaces.
Dá também para ter um duplo interface onde pode ter net e ao mesmo tempo ligar impressora, ou até levar a sua red hifi a outro compartimento sem andar com fios. Tudo isto depende do que desejas gastar.
 
Topo