• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

"DMA-Driver Error, CRC Error" em drive DVD/RW

Status
Não está aberto para novas respostas.

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Estou com um problema::Espi43:
Instalei uma nova drive de DVD/RW no meu pc, o LG GSA H55N e não estou a conseguir gravar DVDs.
Alguns segundo depois de começar a gravação, sendo gravados 2 ou 3%, aparece a mensagem "DMA-Driver Error, CRC Error". Creio que o problema não está nas marcas de discos porque já utilizei várias (TDK, Sony...) e é a mesma coisa... Agora, para não queimar mais discos, tenho feito experiências com um +RW da HP, sempre com a mesma mensagem de erro.
O SO é o W.XP Profissional e o software que uso (sempre usei) é o Nero 7.
O que poderei fazer para ultrapassar este obstáculo?.:b_shake11:
Desde já obrigado pela ajuda.
Cumps
 

Pfin

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
A ver se isto te ajuda:
DMA - Direct Memory Acess, se existe erro, este provavelmente tem que ver com o cabo que vai da drive à motherboard, com a motherboard ou com a drive em si.

Vamos por partes, foste tu que instaláste a drive, se sim, esta drive está a trabalhar sozinha ou em paralelo com outra drive óptica?
Se estiver sozinha, verifica na parte traseira da drive se o jumper está colocado em "Master" e se o cabo que liga a drive usa o conector da ponta, pois no mesmo cabo existem 3 conectores, o mais afastado de todos é o que vai à board, o oposto é o que liga à drive em master.

Se tiveres duas drives ópticas, deves pôr a gravadora em cima e em master e a segunda em baixo e em slave, pois o Nero de vez em quando passa-se com estas trocas.

Segunda hipótese, o canal IDE da board pode tar marado, o que é muito raro, testa noutro canal, ou então vê lá se saiu alguma actualização para a Bios da tua board, muitas vezes é o suficiente para corrigir alguns problemas.

Terceira hipótese, a tua drive pode estar mesmo com problemas, se puderes, testa noutra máquina, ou então vê se saíu algum upgrade para o firm, no entanto ficas avisado que algumas marcas retiram a garantia se flashares a drive.

Boa sorte e manda feed back!
 

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
702
Gostos Recebidos
0
Boas

Se for no XP também podes ir ao gestor de dispositivos e verificar se o DMA está activo nessa drive e se estiver experimenta desactivar.

:Espi13:
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Obrigado pelas v/ ajudas.:36_2_51:
Já funciona!!! Parece que era o DMA activo, como sugeriu o amigo Flyer. A configuração estava igual à que sempre esteve com um NEC nd-1300, mas pelos vistos este LG não gosta de DMA. Fui ao Gestor de Dispositivos > Controlador IDE/ATAPI > Canal IDE Secundário (porque creio que o primário é para os discos rígidos) e coloquei o Modo de Transferência em PIO.

Mas persiste um pequeno problema: pelas minhas contas, está agravar apenas à velocidade de 2x apesar de o Nero dizer que está a gravar, por exemplo, a 8x.
Haverá mais algo que tenha que configurar?
Obrigado.:Espi13:
 

Pfin

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2007
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Sendo uma drive recente, não faz muito sentido esse conflito com o DMA, pois o XP trás por defeito o DMA activado, permitindo um maior desempenho, no entanto deixo uma quetão:
Que tipo de cabo tens entre a drive e a board, de 40 ou 80 pinos?
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Que tipo de cabo tens entre a drive e a board, de 40 ou 80 pinos?

De momento não faço a mínima ideia, amigo. Só mais logo à noite poderei verificar. Mas é o mesmo que tinha ligado ao NEC ND-1300.

Entretanto, andei a investigar um pouco e descobri algures em outros fóruns sobre estas matérias que o problema da baixa velocidade de gravação se deve precisamente ao facto de estar agora em modo PIO...
E descobri um tópico com um problema semelhante ao meu com um LG GSA H22N. A pessoa resolveu da seguinte maneira: foi à BIOS e configurou o IDE para Ultra-DMA Mode 3 ou 2, porque parece que o Mode 4 dá erro com drives LG GSA H22N.
Será que é isso que está a acontecer com a minha H55N?
O problema é que para mim a BIOS ainda é um bicho de 7 cabeças...:shy_4_02:
 

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
702
Gostos Recebidos
0
Amigo Sirius

Esse problema deve ser precisamente o teu. Em relação à bios é bastante fácil, quando estiver a reiniciar o computador carregas na tecla del ou F2, se estiveres atento quando está a reiniciar e no fundo do monitor ele diz " Carrega del ou F2 para setup) conforme as bios, depois de fazeres isso e normalmente logo no primeiro separador vai-te aparecer as IDE onde em cada uma delas te vai dizer o que lá está, tipo IDE1 - Hard drive tal e na outra cdrom LG, clicas onde diz cdrom e salvo erro do lado direito vais ver modo PIO e mudas para ultra DMA mode 2 ou 3.

Se tiveres duvidas diz.

:spi70[1]:
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Bem... vou ter que tentar...:shy_4_02:
E vou ver se dou com a IDE certa. É que tenho 2 discos duros e 2 drives ópticas (o malfado LG GSA H55H e um gravador de CDs da MSI).
Mas se, como dizes, estão identificadas, acho que não farei confusão.

Com tudo isto, acabei por aprender que esta coisa do DMA é mesmo importante! Ontem à noite, com a pressa, no Gestor de Dispositivos, fiz confusão com os IDEs e configurei o primário para PIO. O pc ficou lento, lento... Só depois é que me apercebi do erro e voltei a pôr o primário em DMA e configurei o secundário em PIO.

Logo à noite vou ver se consigo configurar a BIOS (aproveito para ver que tipo de cabo tem) e depois digo algo.
Obrigado:Espi13:
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Isto está complicado...:b_shake11:
Não consigo encontrar a opção para mudar o DMA...
Lá estão os 2 HDs e as 2 drives. Abri a linha referente ao gravador (junto foto) mas não vejo onde está essa opção.
Se calhar está à frente do nariz, mas não a vejo...
O que estarei a fazer de errado?
Obrigado.
-----
Entretanto esqueci-me de abrir o pc e espreitar o tipo de cabo que está ligado ao gravador...
Já vai ter que ficar para amanhã...:Espi41:
 
Última edição:

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Já está resolvido!:love:
Não fui pela BIOS porque esta versão não permite configurar o DMA das drives.
Resolvi, com alguma sorte, da seguinte maneira:
Nesta IDE tenho 2 drives (o referido DVD/RW e um CD/RW). Tinha o DVD/RW como Master e o CD/RW como Slave. Reparei que o CD/RW tinha o DMA em modo 2. Achei que não tinha nada a perder em experimentar trocar a ordem das drives. E não é que resultou!!! Agora, em Slave, o DVD/RW já tem o DMA em modo 2 e já me gravou um DVD a 20x!!!
Isto há cada coisa!:crazynew3:
Só ainda não consegui actualizar o firmware... Não sei porquê, mas dá erro...
Mas isso fica para depois. Agora quero gozar este momento de satisfação!

Entretanto, em resposta ao amigo Pfin, verifiquei o cabo é creio que é de 40 pinos.
Um abraço a todos e obrigado.:Espi13:
 

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
702
Gostos Recebidos
0
Boas amigo Sirius

Ainda bem que já estás com o problema resolvido


Tópico Encerrado​
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo