• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda Urgente...[LNB Monobloco]

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Boas amigos!!

Como vai ser complicado ajudarem-me, vou explicar tudo bem explicadinho de modo a que percebam e assim me poderem ajudar.

Tenho 2 panelas, 1 panela apontada pra hisp(com 1 lnb simples), outra panela aponte pra hotb+astra (com um LNB monobloco). em cada um destes LNb vem um cabo que liga a 1 diseqc 4x1. Tenho 1 deko Mirage 5110Ex. Até aqui tudo bem...

Esclareço desde já que sei que o Monobloco tem um diseqc incorporado e que poderia ter problemas em relação a isso, mas a verdade é que tive 1 ano a funcionar com os 3 sat sem nenhum problema....

Na semana atrás, deu-me na telha ir pro telhado afinar melhor a panela do monobloco, pois não estava apanhar as frequencias todas, por exemplo o da TVGlobo e outros...
O que aconteceu é que de inicio fiquei sem qualquer sinal durante 2 dias dessa panela. Nem com satfinder conseguia apanhar o sat, ao 3º dia consegui apanhar o hotbird, e muito bem, pois apanho as frequencias todas e tenho sinal quase no maximo em todas as frequencias. Mas não apanha qualquer sinal no Astra, apanha sinal em poucas frequencias (ao fazer uma busca de canais, ele vai buscar canais do hotbird e não do astra).
Hoje Modifiquei de lado o LNB, ou seja puz o do astra ao centro, dava pouco sinal com o satfind, afinei-o com o satfind, fui verificar, continua na mesma, dá apenas o hotbird mas supostamente com o lnb do lado do Astra. Verificando assim que o Monobloco não está avariado.

Agora deem-me sugestões pra resolver... Vou dar já algumas que vou deixar pra fim:


1º Voltar a pôr a Antena como estava e ter Astra 80% e hotbird 80%.
2º Comprar 2/3 lnb simples e ligar individualmente, ou comprar apenas 1/2, aproveitando o do hisp e pôr o Monobloco no astra, já que só funciona 1 sat...
3º ...........

Por favor aguardo ansiosamente por vossa ajuda.....
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas..

Compras 2 lnbs simples, e um disec 1/4 se ainda nao tens.

Custo total 25 a 30 eu.
OS disec da maximum sao barratuxos e funcam bem, +- 8 eu
 

The_Lover

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
207
Gostos Recebidos
0
sei a resposta!

se meteres 2 lnb's e não um monobloco, depois ao dissecq, deixas de ter essses problemas. já me aconteceu precisamente o mesmo e resolvi assim.

Um Abraço!

The_Lover
 

nuno29

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
16,750
Gostos Recebidos
0
boas,

ja experimentaste apagar todos os canais, e po los de novo.... é uma ideia maluca mas acho que pode resultar.

abraço cafe
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
boas,

ja experimentaste apagar todos os canais, e po los de novo.... é uma ideia maluca mas acho que pode resultar.

abraço cafe


Já tentei dessa maneira, firm de origem e tudo limpo, só hotbird...

Obrigado na mesma
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Ponto de Situação

Boas amigos

Mais um dia, mais uma etapa, vou dizer o que está acontecer:

fiquei a saber que o Diseqc, 4x1 está a trabalhar bem, pois experimentei em todas as entradas o lnb simples do hisp e funcou toddos.

Depois troquei novamente de lado do monobloco, voltei a pôr como estava, ou seja, a pôr o do hotb ao centro e astra à esquerda, ia afinar pois mexi um poucoo ontem, e por azar o sat finder não funciona, é mesmo azar(vou ter que ir trocá-lo)....hehehe

O problema num é do monobloco, num é do diseqc, logo é da configuração no deko kuase de certeza, desliguei o cabo que liga ao deko pra limpar a corrente ao diseqc, fiz reset novamente e inserii a lista que funcava anteriormente com as configurações que estava a trabalhar bem, e verifiquei mudanças, verifico que voltou ao inicio, mas ainda num tenho a certeza, pois num está bem afinada pra afinar os sats....

Vou aguardar por amanhã pra mais uma etapa e espero definitiva e voltar a ter o que tinha....

Agradeço as respostas dadas até ao momento, por enquanto não invisto em lnbs idividuais até avariar totalmente o monobloco.... Depois sim...
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Carcavo o monobloco é como se fosse dois lnb's e um comutador de 22 kHz
Portanto em primeiro lugar afinas o monobloco, Hotbird "LNB central". Para o Astra rodas um pouco ate apanhar.

Hortbird: DISEqc portaA; 22KHz off
Astra: DISEqc portaA; 22KHz on
Hispasat: DISEqc portaB

Vê se te safas.
 
Última edição:

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Existem vários tipos de monoblocos e DISEqc's. Se assim não resultar tira uma foto as características dos "man's" e posta.
 
Última edição:

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Obrigado Jmanu pelas tuas dicas, só agora é que vi as mensagens, ainda num consegui nada, tenho o sat finder avaraido e agora num consigo afinar o sat pra hotbird, mas julgo que quando estiver bem afinado vou conseguir, julgo que falta mesmo configurar o deko os tais 22Khz que nunca tinha feito nada disso, o mais estranho é que dantes conseguia ver mas num configurei nada.

Essa cena dos 22 kkhz só encontro na parte dos usals, por isso acho estranho pois, num tem nada a ver julgo ser pra motor, vou continuar a ver e depois te direi algo, quanto às fotos vou tirar amanhã e postarei, posso dizer que o monobloco adquirido faz 1 ano é da metronic, que se encontra facilmente nos hipermercados ou maxmat, aki, .... são conhecidos e de certeza que o Jmanu tb conheçe e o diseqc é da Teka 4+1.

cumprimentos
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Ponto de Situação, importante!!!

boas amigos,

agora a sério, preciso que digam algo,


Tinha apenas o prato do hispasat a funcionar, o meu diseqc afinal é 3(sat)+1(terr), tenho no 1 o Hisp e no 2 astra + hotb, fiz a mudança dos 2 cabos e não funcionou nada, nem hisp, nem os outros, voltei a pôr os cabos como tinha, acontreceu o mesmo, não está a dar nada de momento....

Avariou o diseqc? ou sabem se foi outra cena qualquer, por favor , alguem que saiba me diga, obrigado.
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
boas amigos,

agora a sério, preciso que digam algo,


Tinha apenas o prato do hispasat a funcionar, o meu diseqc afinal é 3(sat)+1(terr), tenho no 1 o Hisp e no 2 astra + hotb, fiz a mudança dos 2 cabos e não funcionou nada, nem hisp, nem os outros, voltei a pôr os cabos como tinha, acontreceu o mesmo, não está a dar nada de momento....

Avariou o diseqc? ou sabem se foi outra cena qualquer, por favor , alguem que saiba me diga, obrigado.

Boas.

Se e um disec 3/1 +1 , isso da pra por 3 lnbs, mais entrada da antena terreste.
Desse disec misturador, vai so um cabo ate ao receptor/tv, na ponta desse cabo teras que ter um outro misturador sat/terreste pra demisturar o sinal, de onde sai dois cabos, um por deco, outro pra entrada de antena na tv.
E isso que tens ai em casa ?
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Não tenho nenhum desmisturador, pois por enquanto num estou a utilizar nada na parte terreste, mas estava a pensar nisso para futuro e sabia que era assim...
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Oki,

testa assim,

ligas SO o lnb do hispasat na porta 1sat do diseq, configuras no deco hispasat porta 1.
depois ligas na porta 2 e configuras no deco porta 2... etc.... e diz se funca sabes logo se o disec ta bom o ko.
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Oki,

testa assim,

ligas SO o lnb do hispasat na porta 1sat do diseq, configuras no deco hispasat porta 1.
depois ligas na porta 2 e configuras no deco porta 2... etc.... e diz se funca sabes logo se o disec ta bom o ko.


é assim, antes de hoje, estava configurarado porta 1 pra hisp e porta 2 pra hot+astra, e estava a funcionar apenas o hisp, modifiquei hoje os cabos, ou seja, o 1 pra hotbird+astra e 2 pra hisp, num funcou nenhum, e modifiquei na deko os switch respectivos, voltei a pôr no fim como estava dantes, num está a funcionar nada, entendes? será mesmo do diseqc?

amanhã vou ligar o cabo directo sem diseqc a ver se funca. o diseqc está num sitio com dificuldade acesso, por isso só amanhã será possivel, mas mesmo assim diz algo amigo nomadeh e obrigfado.
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Boa tarde amigos,

ontem fiquei a saber que a avaria está no diseqc, pois liguei directamente o cabo do hisp, e funcionou, liguei o outro cabo directamente que vem do hotbird e astra e funcionou (apenas o hotbird), voltei a ligar o diseqc, népias, daí concluo que a avaria está no diseqc sem dúvida aalguma.

Agora tenho outra dúvida enquanto não tiver diseqc novo, liguei directamente o cabo do prato do monobloco ao deko, ontem tinha afinado o prato pra hotbird, e apanhou, mas o astra não, o que ker dizer que estava mal afinado, pois, em vez de apanhar o hotb no switch 1, apanhou no switch 2, enquanto que do switch 1 apanhou o eutelsat (7ºE), hoje voltei a virar um pouco o prato, agora apanha o hotbird no Switch 1 e no switch 2 não apanha nada, alguem sabe o que fazer pra apanhar o astra???

Obrigado por tudo e a todos pela ajuda até ao momento....
 

xpt0

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,410
Gostos Recebidos
0
amigo tema atenção ao disec


uma vez aconteceu me o mesmo

quando fui a ver uma entrada do disec pifou

só fiqei com 3 entradas


e até ao momento tá a funcionar 5 estrelAS


pois tb só tenhu hispa, astra e hotbird........
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
amigo

o diseqc pifou em todas as portas tenho de trocar-lo...

tenho cabo directo do monobloco ao deko, apanho o hotbird na porta 1, e na 2 num está apanhar nada

tenho de afinar melhor a panela?
 

maktub

GF Bronze
Entrou
Nov 4, 2006
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
penso que o teu problema e a configuraçao entre o disec e o deco .
vais regular satelite a satelite depois ligas entao todos os cabos
depois marcas os cabos 1,2,3 que sao aqueles que tens de que tens de configurar pla mesma ordem no deco
 
Topo