• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alguém tem este sistema a funcar?

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Boas!
Fui ao longo do tempo adquirindo material e agora estou a pensar por tudo a funcar utilizando o esquema 7 do pdf que encontrei na net e que anexo.
O objectivo era, não conseguindo melhor, conseguir pelo menos ver simultaneamente o futebol num r/c e num 1º andar em dois decos diferentes.
A pergunta é: alguém tem isto instalado e a funcar?
É que não é unânime que funcione e como implica gastar algum dinheiro em material que depois não serve para nada, precisava de certezas.
Antecipadamente grato pela ajuda que puder ser prestada e com um abraço,
maca1965
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Teoria funka: E um esquema relativemente facil de implementar. O unico problema e o software do teu receptor.
Conheco decos que tem probemas de firms. Por vx basta uma release dif do firm pra impancar a comutacao dos disec e 22k.
 

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Tenho um edision e um sagem mas já sei que teria que comprar de preferencia outro edision... não é assim?
Cps
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Tenho um edision e um sagem mas já sei que teria que comprar de preferencia outro edision... não é assim?
Cps

Claro que facilita (e muito) ,e mesmo assim deves verificar se ambos os receptores são compatíveis com a norma Diseqc 2.0 a qual é utilizada nos comutadores do esquema, não é seguro que o comutador 22khz funcione correctamente pois há minima diferença nos firms ou rev pode dar problemas.

Se a ideia era dar uso a um certo numero de LNBs a melhor opção seria (porque a maioria dos receptores e compatível com a norma DiseqC 1.2) um comutador Diseqc 8x1 como o EMP-Centauri 8x1 Diseqc Switch que se baseia na norma 1.2, claro que desta forma irias usar o comutador com um receptor apenas e provavelmente terias de comprar o comutador na web. Depois a questão é onde colocar tantas antenas... bem aí tens sempre a opção de usares uma Wave Frontier que podes encomendar pela web. Tenho duas que comprei fora de Portugal e não tenho razão de queixa.


Um abraço.
 

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
:Espi54:
A dificuldade é que eu já tenho as antenas:
uma de 1,35m com 4 sta's;
uma de 1,25m com 3 sat's;
uma de 1m com 2 sat's.
Tenho feito a alternância dos sat's manualmente uma vez que tenho em local de fácil acesso.
Com este sistema seria muito mais cómodo. O problema é certeza da funcionalidade do sistema para comprar o material que falta (já tenho 1 diseqc1,2 de 4x1.
:Espi57:
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
O problema está mesmo no tipo de comutador, o comutador é compativel com a norma 1.2 ou 2.0 ? Alguns receptores que são preparados de fabrica apenas para comutadores 1.2 e embora digam que um comutador 2.0 é a mesma coisa não funcionam tão bem. Mas amigo se conseguires arranjar dois comutadores de 1x4 de norma 1.2 o esquema em principio funciona, caso sejam 2.0 já não tenho tanta certeza.

Um abraço.
 

k19

GF Ouro
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
1,765
Gostos Recebidos
0
epá fiquei confuso com isto!!!!!!!


para ver num receptor o outro tem que estar desligado ou num canal do mesmo satélite com a mesma polarização, certo?

isto faz o mesmo que ligar o 2º recetor ao LNB OUT do 1º receptor, não?

o ideal seria usar sistema multiswitch, mas complicado para multiplas antenas.

abraço
 

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Pois é!
De facto, há quem pense como tu, mas o esquema existe e foi idealizado por alguém.
A grande questão é: isto funca? Alguém tem este esquema a funcar?

:crazynew3: :crazynew3: :crazynew3: :crazynew3:
 

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Boas!

Cá venho eu dar conta da evolução da minha montagem.

Mandei vie um SUR220F da SPAUN para juntar os 2 diseqcs de 4x1 mas infelizmente não funcou (não faz a comutação). Nas instruções do SUR220F diz que o deco deve suportar a possibilidade de ser configurado para o sistema diseqc 1.1 e acho que no meu edision 2620 não é possível fazê-lo. Não sei se será por isso?!?!

Entretanto, achando que ainda não tinha gasto dinheiro suficiente, mandei o SAR12F para fazer a comutação 0/12v mas também não consigo por a funcar. Já me apeteceu partir tudo mas achei melhor não.
Também não tenho a certeza de como devo fazer. O comutador veio sem ficha para ligar ao deco. Já comprei fio de 2 condutores e uma ficha RCA e já fiz a ligação entre eles mas não sei como ligar a outra extremidade ao comutador. É que não vejo apenas um terminal para ligar os dois condutores. Será para ligar chantados?

No comutador de 0/12v existem 3 terminais para ligação A, B e C mas pelas setas indicativas parece que dá para ligar em dois sentidos. Como quero ligar agora apenas a um deco, não sei como faço com os dois comutadores?
Alguém me dá uma luz?

Obrigado pela atenção e abraço!
 
Última edição:
Topo