• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Adultos podem completar 12º ano

onurb_slb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
377
Gostos Recebidos
0
A partir de Janeiro, os adultos com mais de 18 anos que não concluíram o Ensino Secundário vão poder obter equivalência ao 12.º ano. A medida foi apresentada ontem pelos ministérios da Educação e do Trabalho e da Solidariedade Social.
Para obter um certificado equivalente ao 12.º ano, o interessado terá de se dirigir a um Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e provar que adquiriu conhecimentos ao longo da vida pessoal e profissional, que nunca foram reconhecidas legalmente.

A duração do processo depende das competências que o candidato mostre ter em três áreas-chave: Cidadania e Profissionalidade; Sociedade, Tecnologia e Ciência; Cultura, Língua e Comunicação.

De acordo com o Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos - Nível Secundário apresentado ontem, em Lisboa, pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, para obter o diploma de equivalência ao 12.º ano são precisos, no mínimo, 44 créditos distribuídos pelas três áreas e relativos a 88 competências.

Cada crédito corresponde a cerca de 12 horas de trabalho, dedicadas ao reconhecimento e validação de uma competência em determinado domínio. O candidato pode comprovar as suas capacidades através de actividades como uma exploração autobiográfica, elaboração de materiais, conversa com técnicos e formadores ou assistência a formações. Depois, terá de realizar um portefólio onde constem as experiências que considere relevantes para a certificação das competências.

Mais informações em educare.pt.
 

FGTA

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 28, 2007
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
É desta que eu acabo o 12º.

Muito boa informação.

Obrigado
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
É desta que eu acabo o 12º.

Muito boa informação.

Obrigado


Ja fui fazer a minha inscriçao e so espero que me chamem.
Vai demorar 6 meses a acabar e so necessitamos de 2 horas semanais de aulas, o restante sao trabalhos por nos apresentados.
Alem de todas estas vantagens, ainda temos acesso aos PC's Portateis por 150€, com a obrigatoriedade de permanencia de um ano de acesso a Internet, com o custo de 15€ mensais. :Espi11: :Espi13:
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Ja fui fazer a minha inscriçao e so espero que me chamem.
Vai demorar 6 meses a acabar e so necessitamos de 2 horas semanais de aulas, o restante sao trabalhos por nos apresentados.
Alem de todas estas vantagens, ainda temos acesso aos PC's Portateis por 150€, com a obrigatoriedade de permanencia de um ano de acesso a Internet, com o custo de 15€ mensais. :Espi11: :Espi13:

Isto é que vai ser....

Aderentes não vão faltar....:Espi11: :Espi11: :Espi11: :Espi11:


.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Amigo esta noticia não é recente pois a iniciativa Novas Oportunidades já arrancou á 3/4 meses.
Eu digo isto porque estou a frequentar precisamente este curso.
Comecei há 1 mes e espero antes do Natal ter o canudo.
Mas, não pensem que é assim tão rápido para todos, eu é que tenho muita disponibilidade no emprego e aproveito para trabalhar, estou mais ou menos a meio e tenho cerca de 150 páginas já de trbalho elaborado.

Aproveito para se alguém quiser mais informações detalhadas que diga.

Há e depois temos o Portátil 150 aerios.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Ja fui fazer a minha inscriçao e so espero que me chamem.
Vai demorar 6 meses a acabar e so necessitamos de 2 horas semanais de aulas, o restante sao trabalhos por nos apresentados.
Alem de todas estas vantagens, ainda temos acesso aos PC's Portateis por 150€, com a obrigatoriedade de permanencia de um ano de acesso a Internet, com o custo de 15€ mensais. :Espi11: :Espi13:

Amigo Fanan na escola onde estou a tirar o 12º não funciona assim:
Vou lá de 8/15 dias entegar os trabalhos e não tenho que frequentar aulas nenhumas.
Vê minha resposta em baixo.
abraço
 

onurb_slb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
377
Gostos Recebidos
0
Amigo esta noticia não é recente pois a iniciativa Novas Oportunidades já arrancou á 3/4 meses.
Eu digo isto porque estou a frequentar precisamente este curso.
Comecei há 1 mes e espero antes do Natal ter o canudo.
Mas, não pensem que é assim tão rápido para todos, eu é que tenho muita disponibilidade no emprego e aproveito para trabalhar, estou mais ou menos a meio e tenho cerca de 150 páginas já de trbalho elaborado.

Aproveito para se alguém quiser mais informações detalhadas que diga.

Há e depois temos o Portátil 150 aerios.

Penso que seria interessante saber de tipo de materias sao abordadas...

:Espi13:
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Amigo Fanan na escola onde estou a tirar o 12º não funciona assim:
Vou lá de 8/15 dias entegar os trabalhos e não tenho que frequentar aulas nenhumas.
Vê minha resposta em baixo.
abraço
Quando me referi as 2 horas semanais, são precisamente para entregar os trabalhos e nao para as "tradicionais" aulas.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Penso que seria interessante saber de tipo de materias sao abordadas...

:Espi13:


Amigo isto não é mais que a História de vida de cada um.

Digo-te em linhas gerais que se trata de:

IDENTIFICAÇÃO
PERCURSO ESCOLAR
EXPERIÊNCIA A NIVEL PROFISSIONAL
ACTIVIDADES sOCIAIS
RELACIONAMENTO COM INSTITUIÇÕES
SAUDE
DIVERSOS


Dentro de cada um destes tem muitos mais temas para desenvolver, direi dezenas e dezenas.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Penso que seria interessante saber de tipo de materias sao abordadas...

:Espi13:


Nao existe uma materia especifica, começa-se por entregar uma Autobiografia e a partir dai eles começam a pedir mais trabalhos, penso que eles aproveitam aquilo que mais gostamos ou que mostramos mais conhecimentos.
A unica exigencia é o conhecimento de uma Lingua estrangeira, mas mesmo nessa area algumas escolas tem apoio para os precisados.
Nao se trata de aulas tradicionais, mas sim de aproveitarem os conhecimentos que vamos adquirindo ao longo da nossa vida Pessoal/Profissional.

Ve o link que deixei acima, ta la tudo.
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Quando me referi as 2 horas semanais, são precisamente para entregar os trabalhos e nao para as "tradicionais" aulas.


Amigo eu estou lá pouco tempo, levo o trabalho gravado e a prof é só passar para o portátil dela.
 

fiat g91

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
454
Gostos Recebidos
0
apesar de estar inscrito à espera que me chamem
tenho consciência que quem se inscreve (tal como eu )
não passa de carne para canhão pois quem completar o que se propõe apenas vai contar para as estatisticas da escolaridade no país e os ministros aparecerem na comunicaçao social fazer propaganda para tentar ganhar mais alguns votos:bfuf:
tal como apareceram hoje depois de obrigarem os profs a passarem os alunos mesmo que estes (alunos)não consigam atingir os conhecimentos necessarios para transitarem de ano
e a partir deste ano já nem por faltas se chumba vai ser uma alegria:espi29:

mas ainda tenho a esperança de concorrer à universidade e tirar o curso de
INGINHEIRO por fax ou talvez até nu futuro próxomo já seja possivel por SMS
(simplex):Hee:

um abraço fiat g91
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
apesar de estar inscrito à espera que me chamem
tenho consciência que quem se inscreve (tal como eu )
não passa de carne para canhão pois quem completar o que se propõe apenas vai contar para as estatisticas da escolaridade no país e os ministros aparecerem na comunicaçao social fazer propaganda para tentar ganhar mais alguns votos:bfuf:
tal como apareceram hoje depois de obrigarem os profs a passarem os alunos mesmo que estes (alunos)não consigam atingir os conhecimentos necessarios para transitarem de ano
e a partir deste ano já nem por faltas se chumba vai ser uma alegria:espi29:

mas ainda tenho a esperança de concorrer à universidade e tirar o curso de
INGINHEIRO por fax ou talvez até nu futuro próxomo já seja possivel por SMS
(simplex):Hee:

um abraço fiat g91

Tambem podes ver esta situaçao pela parte positiva.
Se necessitares concorrer a um emprego onde seja necessario o 12º ano, podes faze-lo em igualdade de circunstancias com qualquer outro concorrente.
Se pretenderes ser promovido no teu local de trabalho, talvez ate mereças mais que os outros, mas eles tem mais habilitaçoes e provavelmente serao eles os promovidos, mesmo que em muitas situaçoes nao o mereçam.

Pensa pela parte positiva, as vezes o nosso mal é irmos logo buscar o negativo da "coisa".

Nao esqueças que cada vez mais a concorrencia é uma realidade.
 

onurb_slb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
377
Gostos Recebidos
0
apesar de estar inscrito à espera que me chamem
tenho consciência que quem se inscreve (tal como eu )
não passa de carne para canhão pois quem completar o que se propõe apenas vai contar para as estatisticas da escolaridade no país e os ministros aparecerem na comunicaçao social fazer propaganda para tentar ganhar mais alguns votos:bfuf:
tal como apareceram hoje depois de obrigarem os profs a passarem os alunos mesmo que estes (alunos)não consigam atingir os conhecimentos necessarios para transitarem de ano
e a partir deste ano já nem por faltas se chumba vai ser uma alegria:espi29:

mas ainda tenho a esperança de concorrer à universidade e tirar o curso de
INGINHEIRO por fax ou talvez até nu futuro próxomo já seja possivel por SMS
(simplex):Hee:

um abraço fiat g91
lol... E assim de facto isto e mais uma politica para tentar camuflar a a nossa media de escolaridade em relação a media europeia , mas se nos é dada essa hipotese penso que toda a gente que nao tem 12 e pretende ter , deve inscrever-se ! Possivelmente nao ira ter fazer uso do "diploma" mas sempre podem tirar o portatil mais barato e ao fim ao cabo , sempre ficam com o 12º...
Concorrer a Universidade sera mais facil se optarmos pela via "tradicional" :Espi13:
 

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Nao existe uma materia especifica, começa-se por entregar uma Autobiografia e a partir dai eles começam a pedir mais trabalhos, penso que eles aproveitam aquilo que mais gostamos ou que mostramos mais conhecimentos.
A unica exigencia é o conhecimento de uma Lingua estrangeira, mas mesmo nessa area algumas escolas tem apoio para os precisados.
Nao se trata de aulas tradicionais, mas sim de aproveitarem os conhecimentos que vamos adquirindo ao longo da nossa vida Pessoal/Profissional.

Ve o link que deixei acima, ta la tudo.


Fanan desculpa lá dizer que, ou isto deriva muito de escola para escola ou na que eu ando não à exigência de lingua estrangeira nenhuma, simplesmente uma referencia a perguntar que lingua estrangeira estudou.
 

onurb_slb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
377
Gostos Recebidos
0
Nao existe uma materia especifica, começa-se por entregar uma Autobiografia e a partir dai eles começam a pedir mais trabalhos, penso que eles aproveitam aquilo que mais gostamos ou que mostramos mais conhecimentos.
A unica exigencia é o conhecimento de uma Lingua estrangeira, mas mesmo nessa area algumas escolas tem apoio para os precisados.
Nao se trata de aulas tradicionais, mas sim de aproveitarem os conhecimentos que vamos adquirindo ao longo da nossa vida Pessoal/Profissional.

Ve o link que deixei acima, ta la tudo.

Realmente antes de postar a informaçao tive nessa pagina, so nao a indiquei porque pensei seria contra as regras. Mas pensei que houvesse alguma teoria mesmo por basica que fosse , que seria abordada nessas aulas...
Nao e que os trabalhos sejam faceis de fazer mas sempre e mais um incentivo a que todos adiram...:Espi13:
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Fanan desculpa lá dizer que, ou isto deriva muito de escola para escola ou na que eu ando não à exigência de lingua estrangeira nenhuma, simplesmente uma referencia a perguntar que lingua estrangeira estudou.

Essa exigencia foi feita nas 2 escolas onde pedi informaçoes e acabei por me inscrever em uma delas.
Uma dessas escolas tem um tempo para apoio a Lingua de Ingles em troca de 5€ (valor simbolico).

Talvez as escolas tenham alguma autonomia nessa area, mas poco mais posso adiantar pois aguardo que me chamem.
 

fiat g91

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
454
Gostos Recebidos
0
Tambem podes ver esta situaçao pela parte positiva.
Se necessitares concorrer a um emprego onde seja necessario o 12º ano, podes faze-lo em igualdade de circunstancias com qualquer outro concorrente.
Se pretenderes ser promovido no teu local de trabalho, talvez ate mereças mais que os outros, mas eles tem mais habilitaçoes e provavelmente serao eles os promovidos, mesmo que em muitas situaçoes nao o mereçam.

Pensa pela parte positiva, as vezes o nosso mal é irmos logo buscar o negativo da "coisa".

Nao esqueças que cada vez mais a concorrencia é uma realidade.

há sempre uma parte positiva nas coisas mas em minha opinião isso é só para camuflar os verdadeiros interesses dos politicos
tal como disse já estou inscrito mas da maneira que isto (País) anda não acredito que se caso necessitar de emprego este 12º ano me valha de alguma coisa pois a "velhos" ( 45 anos) ninguém dá emprego e muito menos com o 12º
tirado de sacarrolhas

:spi70[1]:


editei para dizer não olhei para o lado positivo nem negativo mas para o lado realista
 
Última edição:

moealmas

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Aproveito estarem a "falar" deste tema, para colocar uma questão:

Acabei recentemente o 12º ano (unidades capitalizáveis) e queria seguir os estudos, mas como trabalho, frequentar as aulas na Universidade é muito difícil. Na minha zona (Coimbra) à noite só ISCAC (contabilidade e administração) áreas que não quero seguir. O Instituto Miguel Torga (tem cadeira de psicologia que gostava de tentar) mas tem propinas altíssimas. Assim fico limitado.
Alguém tem mais opções que possa informar???
 
Topo