• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como copiar p/ DVD originais em VHS protegidos contra cópia?

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Talvez esta questão não seja muito apropriada nesta secção, mas como me pareceu ser a mais próxima do assunto em causa, aqui vai:

Com o objectivo de preservar algumas "preciosidades" gravadas em VHS, nomeadamente alguns originais clássicos da Disney, pretendo passá-los para DVD usando um gravador de DVD com disco rígido adquirido recentemente.
Acontece que estes originais (e até mesmo algumas cópias em VHS de originais feitas há já muitos anos) têm uma protecção contra cópia que é detectada pelo gravador, impedindo a cópia!

De facto, é verdade que há 15, 20 anos atrás, as cassetes originais VHS tinham uma protecção contra cópia que procurava impedir a cópia entre gravadores VHS.
Pelos vistos, os gravadores de DVD da actualidade continuam a detectar essa tecnologia, o que me deixou admirado!

Para já, suplantei esta protecção sintonizando o vídeo no gravador através de RF, em vez da ficha Scart, mas acaba por haver sempre alguma perda de qualidade, além de não gravar em stéreo alguns originais não tão antigos que até já têm áudio em Hi-Fi Stéreo e Dolby Surround (grande inovação na época)!!!

Haverá maneira de ultrapassar esta protecção contra cópia de modo a que possamos copiar entre Vídeo VHS e gravador DVD através da Scart?
Ou será que esta protecção (tão antiga) é mais chata do que as novas protecções dos filmes em DVD que são ultrapassadas com uma perna às costas?

Desde já agradeço a v/ ajuda.
Cumps.
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Amigos,
Talvez esta questão não seja muito apropriada nesta secção, mas como me pareceu ser a mais próxima do assunto em causa, aqui vai:

Com o objectivo de preservar algumas "preciosidades" gravadas em VHS, nomeadamente alguns originais clássicos da Disney, pretendo passá-los para DVD usando um gravador de DVD com disco rígido adquirido recentemente.
Acontece que estes originais (e até mesmo algumas cópias em VHS de originais feitas há já muitos anos) têm uma protecção contra cópia que é detectada pelo gravador, impedindo a cópia!

De facto, é verdade que há 15, 20 anos atrás, as cassetes originais VHS tinham uma protecção contra cópia que procurava impedir a cópia entre gravadores VHS.
Pelos vistos, os gravadores de DVD da actualidade continuam a detectar essa tecnologia, o que me deixou admirado!

Para já, suplantei esta protecção sintonizando o vídeo no gravador através de RF, em vez da ficha Scart, mas acaba por haver sempre alguma perda de qualidade, além de não gravar em stéreo alguns originais não tão antigos que até já têm áudio em Hi-Fi Stéreo e Dolby Surround (grande inovação na época)!!!

Haverá maneira de ultrapassar esta protecção contra cópia de modo a que possamos copiar entre Vídeo VHS e gravador DVD através da Scart?
Ou será que esta protecção (tão antiga) é mais chata do que as novas protecções dos filmes em DVD que são ultrapassadas com uma perna às costas?

Desde já agradeço a v/ ajuda.
Cumps.

boas, amigo a partida se ele lê tem de gravar, agora é assim, o problema deve ser alguma configuração no gravador de dvd, tens de procurar, que eu dantes ultrapassava na boa essa dita protecção anti-copia, o problema residia apenas no formato em que o filme era gravado, havia aparelhos que liam bem mas na gravação depois nepias, então tinha-se de imver ter o processo, bem é um bocado complidado agora andar a lembrar-me de coisas de há 15, 20 anos, a tua alternativa é ou te safaz pela saida RF que tem perdas, ou arranjas uma placa de tv para o pc e gravas os disto no pc, é um bocado-chato e ainda por cima tens de gravar as coisas em tempo real...

mas eu acho que deves verificar as configurações do gravador de dvd, se eu estiver bem a ver isso é meter o video a lêr transmitir o sinal via scart, e depois o gravador em AV para ver o video e por a gravar, se for assim ele tem que gravar,a não ser que aja ai algum problema no cabo...

touromelga...
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Amigo Touromelga,
Obrigado pela resposta.
O gravador que estou a usar é um LG RH277H. Não creio que haja problemas com cabos ou ligações porque já fiz com muito bons resultados várias cópias de material antigo em VHS gravado da TV.

O problema está mesmo na protecção anti-cópia existente nas cassetes VHS originais. O gravador e decta-a e mal carrego no REC aparece a mensagem "Protecção Contra Cópia" e não copia nada para o HD do gravador.

Já tenho uma placa de vídeo, a Pinnacle PCTV Pro, mas não tem suficiente qualidade para este tipo de trabalho. Teria que adquirir uma placa mais sofisticada e, claro, mais cara, o que está fora de hipótese. Mal por mal, faço estas cópias através das ligações RF porque sempre vou aproveitando as possibilidades que estes novos gravadores trazem para melhorar um pouco as imagens VHS (diminuição da "tremura", aumento de nitidez), como é o caso destes gravadores da LG que trazem o filtro DVFX.

O ideal seria mesmo arranjar um estratagema que ludibriasse esta protecção e permitisse a copia através de sinais de áudio e vídeo (Scart ou RCA) de modo a que se possa aproveitar toda a qualidade que o VHS pode dar.
Será que é possível? :crazynew3:
Cumps.Cerveja Gforum
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
As cassetes VHS tem uma pequena patilha (atras) que ao ser removida deixa de ter algumas fnçoes na cassete.

Coloca uma cassete dessas ao lado de uma daquelas que compramos para gravar e ve a diferença na patilha.

Para ultrapassar isso basta colar um fita adesiva de preferencia preta, no locar da patilha e a cassete fica logo acessivel.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
Amigo isso normalmente acontece com gravadores VHS de marca, como por exemplo sony e outras.
Eu gravo todo o tipo de fitas originais para DVD com um leitor que por sinal comprado em Andorra sem marca e através da ficha scart ligada a uma placa de TV e não perde qualidade em relação ao original.
Tenta com um leitor gravador VHS daqueles que não tem marca para testar a gravação.
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
pelo que andei a pesquisar na net essa situação não é façil so usando pareçe um tipo aparelho chamado TBC (que pareçe é caro) entre o reprodutor de cassetes e o DVD
ao contrario que muita gente julga a protecção em cassetes ja existe a muito tempo não é exclusivo do DVD

o dito podes ver aqui imformação

--»MACRO-CLEANER
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
As cassetes VHS tem uma pequena patilha (atras) que ao ser removida deixa de ter algumas fnçoes na cassete.
(...)

Amigo Fanan,
A única função dessa patilha (quando removida) é a de evitar gravações acidentais. É o mesmo princípio das disquetes. É por isso que se taparmos o orifício da cassete com fita podemos gravar de novo nela. Não é esse o meu problema.


Amigo isso normalmente acontece com gravadores VHS de marca, como por exemplo sony e outras.
(...)

Pois... o meu video é precisamente um Sony e relativamente recente!
Conforme referi, o meu anterior vídeo, como já tinha uns anos, era anterior a esta tecnologia e "comia" tudo. Mas já deu o berro há muito.
Está tudo contra mim!!!:Espi42:



pelo que andei a pesquisar na net essa situação não é façil so usando pareçe um tipo aparelho chamado TBC (que pareçe é caro) entre o reprodutor de cassetes e o DVD
ao contrario que muita gente julga a protecção em cassetes ja existe a muito tempo não é exclusivo do DVD

Ora era mesmo de uma geringonça dessas que eu precisava! :Espi27:
Mas deve ser complicado de arranjar e... caro!

Estou a ver que ainda vou ter que correr a vizinhança a ver quem tem um vídeo de marca foleira ou mais antigo para ver se passa por cima da protecção anti-cópia.
Quem havia de dizer que esta protecção nas cassetes VHS dá hoje mais luta do que as modernas protecções dos DVDs!!!
Cumps a todos e obrigado. Cerveja Gforum
 

barclay

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 23, 2007
Mensagens
52
Gostos Recebidos
0
Amigo, segundo os meus conhecimentos, para já poucas´ou nenhumas hipóteses tens de conseguir gravar de vhs protegido para dvd. Porque, o sistema de protecção entra em funcionamento quando é detectada uma fonte exterior ligada ao video, através de um cabo qualquer (s-vhs, scart, rgb, etc.) Se reparares ao visionares uma cassete normalmente não te aparece qualquer tipo de problema, mas ao ligares o video a uma fonte externa de gravação (seja placas de video ou gravador de dvd ou até um outro video) a imagem detiora-se.
ABR.
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
É isso tudo, amigo Barclay. Para já, vou ultrapassando o obstáculo através da ligação RF, mas não é a solução ideal.
Tenho andado por aí a pesquisar e verifiquei que há uma série de pequenas caixas que se colocam entre o VCR e o DVD para remover a protecção.
Além do sugerido antes pelo amigo JChaves, descobri agora este vice_1000macrovision remover (imagem anexa) que até parece simples de usar e nem é muito caro (54,85€ para a Europa).
O site é: h**p://www.sonel.com/
Resta saber se funciona... :Espi63:
Cumps.
 

marioteg

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
68
Gostos Recebidos
0
bons dias
ja experimentaste ver se esses filmes que tens em VHs se nao encontras na net? ou entao num clube de video? e depois é mais facil fazer a copia.:espi28:
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
Bom... confesso que não procurei nem tal me tinha ainda ocorrido.
Mas duvido que nos clubes de vídeo hajam clássicos da Disney como "Branca de Neve e os 7 Anões" ou mesmo mais recente como "Mulan".
Na net não procurei nem nunca me meti muito nisso.
O que eu queria mesmo era poder copiar para DVD os originais VHS que possuo antes que acabem de vez os VCRs.
Mas se calhar ainda vai ter mesmo que ser isso: tentar sacá-los algures na net... Vou pensar...
Cumps.
 

LoboM@u

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 27, 2007
Mensagens
161
Gostos Recebidos
0
bom dia.
já exprimentaste com uma placa de captura de video?
Eu tenho uma pinnacle que é ligada á porta usb do pc, dai faço a captura do video e gravo para dvd.
tokaki.
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
Pois é amigo no emule encontras todos esses filmes clássicos da Disney como "Branca de Neve e os 7 Anões em português e com muito boa qualidade.
 

pedroleitao.pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2007
Mensagens
59
Gostos Recebidos
0
Boas.
esta história faz-me lembrar um anúncio que andou ai (penso que era do Continente ou assim que aparecia uma velhia a dizer "No tempo da minha avó ...". A minha avó é que tinha razão, dizia que elas eram umas pindéricas que notempo delas não havia nada daquilo, quanto mais no tempo da avó da avózinha ... Ah!)

na verdade o que dizes também se passou comigo no tempo em que os clubes de video tinham VHS. Penso que esse bloqueio poderá acontecer apenas no início quando aparece o filme inicial da Walt Disney. Experimenta começar a gravar só quando o filme (em si) realmente começa e não logo no início da fita em que aparece a tal apresentação (como a da Universal ou outra). Senão for daí tens que colocar o Scart na saída da TV e gravar da TV, mas cuidado, porque tudo o que aparecer na tela da TV vai ficar guardado.

Espero ter ajudado.
Um Abraço,

Pedro
 

sirius

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
698
Gostos Recebidos
0
bom dia.
já exprimentaste com uma placa de captura de video?

Sim. Já referi antes que tenho uma Pinnacle PCTV Pro, mas não tem suficiente qualidade para este tipo de trabalho. A típica "tremura" do VHS fica muito salientada, coisa que não acontece com os modernos gravadores de DVD que já trazem filtros próprios para este tipo de finalidade. Até aparece que a cópia fica melhor do que o original!!!
E também tenho que confessar que me dá um prazer especial copiar para DVD coisas minhas que ao longo de 20 anos fui gravando da TV e que são para mim autênticos documentos, nestes casos sem qualquer problema porque não têm qualquer tipo de protecção.
Se calhar até as haverá na net e com melhor qualidade, mas já não me dá tanto gozo.

Pois é amigo no emule encontras todos esses filmes clássicos da Disney como "Branca de Neve e os 7 Anões em português e com muito boa qualidade.

Bom... se não houver outra hipótese, vai ser desta que vou ter que tirar umas lições sobre emules e outros que tais...
Mas se calhar ainda vou arriscar mandar vir um desses removedores e tratar eu mesmo das cópias!
Vou pensar mais um pouco e entretanto ir recolhendo o máximo de informação que puder.
Cumps.Cerveja Gforum
 
Topo