• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Comando para motor de parabólica

brunolee

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
167
Gostos Recebidos
0
Boas!
É o seguinte, queria construir um comando para o Actuador (Motor de braço) da parabólica, para o comandar manualmente, sem ser necessário um posicionador porque o que tenho já deve ser do século passado, não sei a marca dele nem tenho o comando (extremamente necessário)
Para poder faze-lo (eu, ou alguém, pois de electricidade não percebo nada) necessitava de saber umas coisas:

A voltagem que tem que sair para o motor, e, se é corrente contínua ou alternada!

Eu penso que seja assim: o tal comando alimentado a 220V, saída para motor de 36v=(corrente contínua) e queria também ligar os sensores de limites (aberto e fechado)

Se alguém entendido me pudesse ajudar com as dúvidas, ou até com um esquema eléctrico de como poderia faze-lo, agradecia
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas!
É o seguinte, queria construir um comando para o Actuador (Motor de braço) da parabólica, para o comandar manualmente, sem ser necessário um posicionador porque o que tenho já deve ser do século passado, não sei a marca dele nem tenho o comando (extremamente necessário)
Para poder faze-lo (eu, ou alguém, pois de electricidade não percebo nada) necessitava de saber umas coisas:

A voltagem que tem que sair para o motor, e, se é corrente contínua ou alternada!

Eu penso que seja assim: o tal comando alimentado a 220V, saída para motor de 36v=(corrente contínua) e queria também ligar os sensores de limites (aberto e fechado)

Se alguém entendido me pudesse ajudar com as dúvidas, ou até com um esquema eléctrico de como poderia faze-lo, agradecia

Boas.

Ligar o motor ao posicionador e facil: abres a parte de traz do bloco do motor, em geral 4 parafusos, la dentro tens uma ligacao de dominos de lelectrecista. No bloco que desmontaste tens la o esquema de montagem. Se nao tiver, nao e muito dificil, no domino ves onde esta ligado o sensor ( 2 ou 3 fios ) os dois outros sao pra o motor em si.
Nas ligacoes ao motor esta intercalado um switch de fim de cursos pra evitar curtes e danificar o motor.
Em relacoa oa sensor, pode ser um optico ( 3 ligacoes, 2 de contagem de impulsos, 1 de 5 volts ), ou um magneto mecanico de 2 ligacoes.

Construir, eu tenho um feito por mim, so pra testes. Tem corrente continua de 36 volts, tens de ser construido com um transformador daqueles bem grandes, tipo 2x 15 volts 2 amps por via.
Par inverter a polaridade da voltagem um interruptor push de 2 vias.
Em relacao aos sensores, noa tenho, isso implicava um circuito logico de contagem de impulsos e de orientacao esquerda direita, um display, isso nao justifica o trabalho.

Mas se nao percebes nada de electricidade e um pk de electronica, por 60 eu ja tens isso td pronto e ainda por cima sao disecq 1.2, isso quer dizer que e o próprio receptor que comanda o posicionador. Tenho um desses tb e funca muito bem.
 
Última edição:

brunolee

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
167
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado pela rápida resposta :)
Sempre é o que eu pensava

Quanto ao ligar o motor ao posicionador, ele já esteve muito tempo lá ligado, +ou- 6, 7 anos (com muita pouca utilização) quando quis mudar de satelite, o braço não andava, ao tirar fora partiu o motor, eu reparei o braço (era mais ferrugem do que sei lá o quê), e um colega meu, tinha um motor a mais e arranjou-mo

Ao por tudo no sitio outra vez pus a parabolica manualmente no Hispasat liguei ao posicionador que estava também memorizado neste, mas agora quando mudo para outro satelite memorizado no posicionador o motor não chega lá, pára muito antes (talvez pelo motor ser diferente, talvez tenha mais redução), e como não tenho o comando, e nem sequer sei a marca do posicionador para poder alterar as configurações, por ai nada feito (parabolica 1metro e muitos, motor, posicionador, na minha mão +ou- 6, 7 anos, comprado para aí em 3ª mão estava-se mesmo a ver)

Por isso, fazer um comando para aquele motor é o mais facil e de certeza o mais barato... (custo zero)
ou então por milagre, arranjar um comando universal que dê no posicionador que nem a marca sei :Espi31:

Quanto ao comprar um motor disecq 1.2, fora de hipótese
OBRIGADO!!!
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado pela rápida resposta :)
Sempre é o que eu pensava

Quanto ao ligar o motor ao posicionador, ele já esteve muito tempo lá ligado, +ou- 6, 7 anos (com muita pouca utilização) quando quis mudar de satelite, o braço não andava, ao tirar fora partiu o motor, eu reparei o braço (era mais ferrugem do que sei lá o quê), e um colega meu, tinha um motor a mais e arranjou-mo

Ao por tudo no sitio outra vez pus a parabolica manualmente no Hispasat liguei ao posicionador que estava também memorizado neste, mas agora quando mudo para outro satelite memorizado no posicionador o motor não chega lá, pára muito antes (talvez pelo motor ser diferente, talvez tenha mais redução), e como não tenho o comando, e nem sequer sei a marca do posicionador para poder alterar as configurações, por ai nada feito (parabolica 1metro e muitos, motor, posicionador, na minha mão +ou- 6, 7 anos, comprado para aí em 3ª mão estava-se mesmo a ver)

Por isso, fazer um comando para aquele motor é o mais facil e de certeza o mais barato... (custo zero)
ou então por milagre, arranjar um comando universal que dê no posicionador que nem a marca sei :Espi31:

Quanto ao comprar um motor disecq 1.2, fora de hipótese
OBRIGADO!!!

Boas.

Pois para antes, pk cada motor da uma info diferente de posicao. Por isso cada vx que mudas de bloco motor tens de refazer os limites E e W do motor no posicionador e programar cada satelite.
Nao consegues uma foto do posicionador ? com jeitinho pode ser que se descubra a marca.
E nao precisas de comprar motor diseqc. Podes comprar e posicionador disecq, assim ficas com a antena que tens e com o motor que tens.
 
Última edição:

brunolee

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
167
Gostos Recebidos
0
posicionadorke7.jpg


Desculpa a qualidade das fotos (foram tiradas com telemóvel)
Quanto ao comando para mover o motor manualmente, só me falta arranjar um transformador ou uma fonte de 36V, talvez arranje uma de 24V no trabalho, será que dá?
Se desse era mesmo tudo custo zero :Hee:
:)OBRIGADO!!!:)
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Desculpa a qualidade das fotos (foram tiradas com telemóvel)
Quanto ao comando para mover o motor manualmente, só me falta arranjar um transformador ou uma fonte de 36V, talvez arranje uma de 24V no trabalho, será que dá?
Se desse era mesmo tudo custo zero :Hee:
:)OBRIGADO!!!:)

Boas.

Pois isso noa e so posicionador, e tambem receptor, analogico pela pinta. Sem qq referencia vai ser mesmo difícil.

24 vts, e um pouco curto, pode acontecer 2 coisas: ou o motor vai se mover muito lentamente, ou entao nao vai ter força suficiente pra mover o prato.
 

brunolee

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
167
Gostos Recebidos
0
Boas
Depois de várias tentativas arranjei um comando universal que desse no posicionador e receptor analogico (como tu o dizes, e muito bem), pelo código que tenho no comando, será uma de duas marcas, ou um "Johansson WR-902" ou "Winer WR-902" já procurei na net algo sobre estes dois, mas sem sucesso.

Agora precisava de Manuais passo-a-passo de como configura-lo, de um outro posicionador, já que de um destes não vejo jeito de encontrar algo.

Depois é esperar que no comando universal tenha todos os botões necessários

Quanto ao comando para mover o motor manualmente pus uma fonte de 24V , só me falta testá-lo (se mover-se muito lentamente até não é mau, dá para afinar melhor, e eu também não tenho pressa:Hee:)

Depois de testar o comando posto os resultados
OBRIGADO!!!
 

brunolee

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
167
Gostos Recebidos
0
O comando funciona ás mil maravilhas !!!
A velocidade está muito boa, (não deve ter alterado) nem mais nem menos era melhor!!! :left: :espi28: :right:
 
Topo