• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sabia que o seu carro também pode funcionar com óleo?

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
Carros a óleo vegetal já andam nas ruas de Portugal​

Os portugueses cansaram-se de ouvir falar em aumentos dos combustíveis. Mas poucos procuram alternativas. Para os motores a gasolina, a alternativa é o GPL. Para os motores a diesel, as alternativas também existem, embora não sejam muitos os que as conhecem e menos ainda os que as usam.Sabia que pode misturar óleo vegetal no gasóleo e com isso melhorar a performance do seu carro, além de poupar um bom dinheiro? Sim, óleo vegetal, daquele que usa na sua cozinha, para fritar e temperar saladas, por exemplo. Basta que seja feito com juízo.

A «Agência Financeira» foi à procura de quem usa óleo vegetal como combustível no automóvel e explica-lhe tudo: as vantagens, como se usa, quanto custa e quanto lhe permite poupar.

O óleo vegetal pode ser adicionado ao gasóleo, numa percentagem segura, sem qualquer adaptação. Dependendo da marca e do tipo de bomba injectora, 65% do depósito do seu carro pode ser cheio de óleo vegetal no Verão e 35% no Inverno.

Mas não é aconselhável começar logo com esta percentagem. Alguns cidadãos preocupados e adeptos desta alternativa decidiram, por iniciativa pessoal, criar um fórum na Internet, o NovaEnergia.net, onde se encontra muita informação sobre o uso de biodiesel e óleo vegetal nos carros. A «Agência Financeira» falou com alguns deles e ficou a saber que «o melhor é começar apenas com uma percentagem de 10% de óleo vegetal e aumentar depois gradualmente, passando para 20% no depósito seguinte, para 30% no seguinte e assim por diante, até atingir a percentagem desejada», disse Ignác Gazur, responsável da Seealte, uma das poucas empresas que, em Portugal, se dedica à adaptação de carros para o uso do óleo vegetal. Os interessados podem consultar a tabela desenvolvida pelos utilizadores e adeptos do óleo vegetal, para saber que percentagem usar em cada caso.

Se quiser usar percentagens ainda maiores, aí sim, vai precisar de fazer algumas pequenas adaptações no seu carro.

Na Alemanha, por exemplo, o OV já é usado em larga escala, existem dezenas de milhares carros adaptados e quase 300 bombas públicas, onde é possível abastecer. De Espanha chegam também notícias da primeira bomba de OV. Em Portugal tal ainda não existe e está, ao que tudo indica, longe de acontecer.

Poupe 15 euros por depósito

Uma vez que «pode comprar óleo novo pelo preço de 0,65 a 0,75 euros por litro, basta fazer as contas e concluir que o uso desta alternativa pode significar uma poupança de, pelo menos, 15 euros por depósito», refere Ignác Gazur.

A «Agência Financeira» encontrou quem use óleo vegetal usado, tendo mesmo estabelecido acordos com restaurantes, para ficar com os óleos usados, a um preço bem mais simpático ou até a custo zero. Mas atenção! «Apesar de ser possível aproveitar o OV usado, é necessário fazer um tratamento antes de colocá-lo no depósito. O OV recolhido nos restaurantes contém, além das partículas grossas, água, sal, detergentes, etc. Por isso, existem processos de lavagem deste OV e é preciso sempre fazer uma filtragem suficiente para não causar problemas no carro», alerta o responsável da Seealte.

Óleo vegetal pode melhorar o rendimento do carro

O melhor de tudo é que, além de permitir poupar algum dinheiro, o óleo vegetal (OV) é «como um aditivo, cuja utilização aumenta ligeiramente o rendimento e a performance do motor, que passa a trabalhar mais suavemente, com menos barulho. O consumo tende diminuir em 5 a 10%», adianta a mesma fonte.

Se é uma pessoa com preocupações ambientais, então gostará de saber que a cereja no topo do bolo é que esta alternativa também «diminui as emissões dos gases poluentes (CO2, partículas, enxofre), aumentando apenas ligeiramente a emissão do NOx. No geral, tem um impacto ambiental positivo e supera, em alguns indicadores, até os carros considerados ecológicos».
 

firmo96

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
648
Gostos Recebidos
6
Amigo excelente noticia ,tenho um Aud 4 1900 e gostava realmente saber mais pormenores a cerca de como se faz todo esse processo,se souberes alguma coisa,ou algum sitio que possa-mos estudar o esquema mete aí.

Um Abraço.. Bom Natal.
 

varicap

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Eu uso.

Eu uso oleo vegetal novo e usado há muito tempo a 100 % em todas as épocas do ano, adicionando-lhe também oxihidrogénio.
Se alguem precisar saber quais os cuidados a ter na utilização do oleo, poderei ajudar.
 

homemfeio

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
617
Gostos Recebidos
0
Alguem sabe se pode sÊr usado num motor 2.0 hdi da PSA?? tem sistema comunrail.
Se sim, qual a percentagem aconselhada???
 

campone

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 13, 2007
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
alguem sabe se se pode usar num opel corsa a diesel?
E que oleo é esse é um oleo normal para fritar batatas, e que cuidados se deve ter.
bom natal
 

firmo96

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
648
Gostos Recebidos
6
Amigo Varicap se não te importas de dizer como se faz,então diz ai que a malta agradece.


Um Abraço... E UM BOM NATAL.natal2
 

joaop_carvalho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
Eu uso oleo vegetal novo e usado há muito tempo a 100 % em todas as épocas do ano, adicionando-lhe também oxihidrogénio.
Se alguem precisar saber quais os cuidados a ter na utilização do oleo, poderei ajudar.

Uma percentagem de óleo vegetal em motores diesel está mais que provado que se pode usar, mas cuidado com essa história de utilizar 100%, um motor novo ainda sai um bocado caro...

E quanto ao "famoso" Oxihidrogénio, lol só digo o seguinte: :naodigas:

"Já tive um carro que consumia água. Fui a ver e era a junta da cabeça..."
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Eu uso oleo vegetal novo e usado há muito tempo a 100 % em todas as épocas do ano, adicionando-lhe também oxihidrogénio.
Se alguem precisar saber quais os cuidados a ter na utilização do oleo, poderei ajudar.

Boas

Em que carro podemos saber?

Abraço
 

KDX

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2007
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
Boas, em Baltar Paredes esta a ser montada uma fabrica de biodiesel.
Não vai faltar oleo feito de milho para todos beberem e meterem nos carritos.
O preço por litro não sei, nem se vai fazer venda ao publico.
 

Candido

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 1, 2006
Mensagens
943
Gostos Recebidos
0
Cito Joãop carvalho:

"Já tive um carro que consumia água. Fui a ver e era a junta da cabeça..."

Exelente! :est48: :est48: :36_2_51:

Um Bom Ano Novo.

Abraço :spi70[1]:
 

nrdl

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
207
Gostos Recebidos
0
Devia de haver mais cuidado... e principalmente mais rigor e menos novela ao publicar estas noticias.

É verdade sim que os motores a diesel podem consumir OV.

Mas também é verdade que isto se aplica os motores a Diesel, mas não aos novos comon-rails e afins, sem bombas injectoras todas pipis e cheias de piezo-electricas e coisas parecidas.

E mesmo nos diesels puramente mecanicos, sem alterações significativas, apenas os motores com bomba injectora BOSCH toleram bem o consumo de OV, as bombas da CAV e Lucas só o consomem em percentagens mais reduzidas sob pena de a mandarem direitinho para o lixo.

O grande motivo de tanto problema é a viscosidade do OV ser muito inferior ao gasoleo quando a temperatura é mais baixa, razão pela qual muitas vezes é preciso aquecer o proprio oleo ou assegurar que o motor já está a uma temperatura de funcionamento que permita o uso do OV sem problemas.

Existem kit's proprios para a adaptação do motores para o uso de uma percentagem mais elevada de OV que custam qq coisa entre 400 e 1200eur.

Se procurarem na net, vão encontrar muita informação sobre o assunto.

Abraços
 
Última edição:

varicap

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
14
Gostos Recebidos
0
Para que se não atribuam erradas interpretações a qualquer informação que eu possa prestar no intuito de ajudar quem o solicite, estarei disponível para fornecer o contacto de um técnico especializado no assunto dos oleos a quem mo solicite em privado. Mais informo que não tenho qualquer área de negócio ligada a oleos ou biodiesel.
Sobre os comentários depreciativos sobre a utilização dos gases contidos na água na sua utilização em viaturas para reduzir o consumo e aumentar a potência e o binário, porque esse assunto já me diz directamente respeito, também informo que a eficácia do producto de minha concepção e fabrico a que se referem, já possui relatório autenticado emitido pelo Gabinete de Energia da Câmara Municipal de Oeiras e que faculto cópias a quem mas solicitar em privado.
Informo também que outros dois Gabinetes de Energia Nacionais passarão a recomendar muito em breve a sua utilização, e uma muito conhecida frota de transportes colectivos de passageiros vai em breve efectuar testes a seu pedido.
Portanto os pretensos conhecedores de tudo e ainda mais alguma coisa, poderão continuar a tentar denegrir ou depreciar o que desconhecem, o que até tem contribuido para que outros mais atentos me contactem directamente e adquiram os meus productos, sem que até hoje tenha tido uma única reclamação.
Exporto para diversos países mensalmente mas no mercado nacional também já tenho muito material aplicado, e curiosamente quem me faz actualmente as montagens é um instalador de Gpl credenciado.
Fiquem bem , que eu também estou.
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
eu garanto a voçes todos que de certeza
nunca usarei isso no meu carro, porque ha muitos
contras, e falo por experiencia propria.


ps: agora cada um é livre de fazer o que bem
entender.
 

R@ul

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 28, 2006
Mensagens
1,518
Gostos Recebidos
0
Eu tambem acho que não vou usar!!!!
 

soad

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 6, 2006
Mensagens
48
Gostos Recebidos
0
amigos para quem quiser tirar duvidas sobre este tema e mais sobre energias alternativas.

tem este fórum dedicado ao tema

Link para o forum externo apagado


fiquem bem


So@d
 
Última edição por um moderador:

nrdl

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
207
Gostos Recebidos
0
Eu infelizmente não uso mais pq o meu peugeot 1.9TD tem bomba Lucas/CAV...
mas de vez em quando vao para las uns litros para fazer a limpeza ao sistema.

E quando sei que são tiradas grandes, principalmente no verão abuso sempre mais um bocadito... e isso são 10lt de OV por deposito (de 60lt)... ou seja, os sensivelmente 15% maximos que anunciam para o meu caso.

O carro tem 175.000km e nunca teve problemas... se vier a ter... com 175k alguém tem lata para dizer que foi do OV ?!?!?

Deviam é deixar de anunciar o OV e outras soluções como espetaculos de circo, pq há mais algumas soluções, o Biodiesel, o GPL, o Gas Natural, entre outras... mas é mais giro para os jornais é anunciar que há um caso raro de um fulano de 3 olhos que mete no carro oleo de fritar batatas... e aquilo anda mesmo !!!...

Vivemos num pais de atrasados mentais que acham que um carro a GPL é uma bomba com rodas... mas depois esquecem-se (ou falta.lhes capacidade para tal) que um sistema de gpl tem de cumprir niveis de segurança mais de 3 vezes superiores ao dos sistemas normais de gasolina/gasoleo.

"Se é para poupar o português é o primeiro a gozar"
Ora aqui está um belo lema que acabo de inventar e acho se aplica na perfeição ao nossa idiota sociedade. No entanto para se queixar do preço dos combustiveis são os primeiros a berrar... e vai tudo pro trabalho de carrinho... pq transporte publicos ou mesmo motas para a cidade... isso é só em paises atrasados como Espanha, Inglaterra e França...


PS: Atenção que não sou contra quem não quer usar, pq já exprimentou e correu mal ou pq simplesmente não quer correr riscos. Sou é contra quem goza sem sequer saber do que está a falar!


Abraços
 
Última edição:

joaop_carvalho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
Cuidado com a banha da cobra!!

A minha obrigação como moderador desta secção, além de cidadão e pessoa de bem, é alertar que o que este tipo está a dizer é mentira. Investiguei este suposto relatório autenticado e eis o resultado:

mail enviado por mim para a CM Oeiras:
"Existe um Sr. Carlos Leandro, empresário que comercializa uma gama de produtos baseados na electrólise da água como combustível para motores de veículos (h**p://www.hidrogenpower.com) que anuncia em vários forums na Internet a eficácia dos mesmos e a sua certificação por parte do Gabinete de Energia da Câmara Municipal de Oeiras. Gostaria que V. Exlas. confirmassem esta situação caso seja verdade. Se não for esse o caso, creio que se trata de uma situação grave que põe o Vosso bom nome em causa.

Com os melhores cumprimentos,
João Pedro Carvalho"

Resposta:
"Exmº Sr João Pedro Carvalho:



Em relação à questão que colocou ao município, que agradecemos, cumpre-me esclarecer:



1- Um dos colaboradores da OEINERGE adquiriu um equipamento ao Sr Carlos Leandro

2- Testou a título privado esse equipamento

3- De acordo com a sua opinião o equipamento terá garantido alguma redução do consumo de gasolina

4- Estas conclusões foram passadas para um relatório interno

5- Desse relatório consta que os resultados são empíricos já que não foi utilizada aparelhagem calibrada mas apenas o computador de bordo da viatura

6- Com base nestes resultados nem a OEINERGE ( Agência Municipal de Energia e Ambiente de Oeiras) nem a CMO poderiam nunca certificar esse equipamento

7- Já solicitei a esse colaborador da agência, que entretanto já aqui não trabalha dado que aceitou um outro desafio profissional, para que entre em contacto com o Sr Carlos Leandro, o que farei também no sentido de repor a verdade.



Com os melhores cumprimentos



Fernando Frade"

Quanto ao ponto 7, o email enviado por este organismo ao membro Hidrogenpower é este:
"Exmº Sr



João Pedro Carvalho



Para sua informação.



F. Frade




--------------------------------------------------------------------------------

From: Tiago Gaio [mailto:tiago.gaio********]
Sent: segunda-feira, 31 de Dezembro de 2007 19:49
To: fernando.frade*********
Subject: FW: Resultados da experiência com o Economizador HidrogenPower







From: HidrogenPower hotmail [mailto:*************]
Sent: segunda-feira, 31 de Dezembro de 2007 19:29
To: Tiago Gaio
Subject: Re: Resultados da experiência com o Economizador HidrogenPower



Sr. Tiago Gaio



Informo que assim que o senhor me informou da incorrecção na informação tentei desde logo efectuar a correcção, tendo obtido os seguintes resultados nos links que me indicou:



-No forum autogas não tive hipótese de efectuar a correcção por ter sido trancado por um moderador.

-No forum antral por não ser permitido editar a mensagem anterior inseri uma segunda mensagem no mesmo local com a devida correcção.

-No forum energia foi corrigido.

-No forum splash foi corrigido.

-E também no forum nova energia foi corrigido.



Nas correcções apliquei exactamente a frase que me aconselhou. As minhas desculpas pelo incomodo.



Boas entradas

Carlos Leandro



From: Tiago Gaio

Sent: Monday, December 31, 2007 6:25 PM

To: HidrogenPower hotmail [mailto:*************]

Subject: Resultados da experiência com o Economizador HidrogenPower



Caro Eng.º Carlos Leandro,



Como combinado, peço-lhe que altere o conteúdo dos posts que colocou em alguns fóruns relativamente aos resultados da experiência com o economizador HidrogenPower na minha viatura particular, concretamente, a referência ao Gabinete da Energia da Câmara Municipal de Oeiras, que não esxite, devendo ser sempre referida a OEINERGE, entidade independente da Câmara Municipal de Oeiras.



“O sistema economizador HidrogenPower foi testado intensivamente no terreno na viatura particular de um dos técnicos da OEINERGE – Agência Municipal de Energia e Ambiente de Oeiras que comprovou e reconheceu a eficácia do aparelho. Os resultados podem ser consultados em h**p://www.spritmonitor.de/en/detail/207183.html.”



Os fóruns onde “encontrei” essa mesma referência:

- h**p://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=14&p=65052

- h**p://www.antral.pt/forum/forum_posts.asp?TID=1167&PN=1

- h**p://www.forumenergia.eu/viewtopic.php?p=2401&sid=3e2e7740fa168601a5292af8824ead78

- h**p://forumsplash.org/forum/showthread.php?p=40247



Um abraço e votos de um feliz ano de 2008.



Tiago Gaio"

Tirem as elações que quiserem, mas o teste foi feito a nível particular (por uma pessoa que já nem trabalha lá) e não foi certificado nem autenticado coisa nenhuma...



Sobre os comentários depreciativos sobre a utilização dos gases contidos na água na sua utilização em viaturas para reduzir o consumo e aumentar a potência e o binário, porque esse assunto já me diz directamente respeito, também informo que a eficácia do producto de minha concepção e fabrico a que se referem, já possui relatório autenticado emitido pelo Gabinete de Energia da Câmara Municipal de Oeiras e que faculto cópias a quem mas solicitar em privado.
Informo também que outros dois Gabinetes de Energia Nacionais passarão a recomendar muito em breve a sua utilização, e uma muito conhecida frota de transportes colectivos de passageiros vai em breve efectuar testes a seu pedido.
Portanto os pretensos conhecedores de tudo e ainda mais alguma coisa, poderão continuar a tentar denegrir ou depreciar o que desconhecem, o que até tem contribuido para que outros mais atentos me contactem directamente e adquiram os meus productos, sem que até hoje tenha tido uma única reclamação.
Exporto para diversos países mensalmente mas no mercado nacional também já tenho muito material aplicado, e curiosamente quem me faz actualmente as montagens é um instalador de Gpl credenciado.
Fiquem bem , que eu também estou.
 
Última edição:
Topo