• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pc desliga quando ligo neons

Status
Não está aberto para novas respostas.

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
ola amigos fiz recentemente um pequeno mooding ao meu pc e adicionei lhe uma placa flontal no chassi em que coloquei dois interruptores para dois neons que prmeiramente liguei ás saidas da fonte porque os neons necessitam de 12 volts para funcionar,e ao ligar qq um dos dois neons o pc reiniciava...posterormente e penssando que seria da fonte que era fraquinha (350W) comprei um transformador á parte, que coloquei na parte de tras da torre numa pequena entrd como as das placas de som e grafica...uma saida de panel que conseguisse passar a corrente independente para os neons sem recorrer á fonte penssando que a estava a sobrecarregar...posto tudo isto continua a reiniciar quando ligo um dos dois neons se nao os ligar o pc arranca normalmente se os ligar qq um deles passass e reinicia...
Já xeguei a penssar que seria uma sobrecarga de energia ao ligar essa corrente adicional ao pc como uma sobrecarga de energia que reiiciava para evitar queimar qq componente do meu pc e aconcelharam m a colocar um fio terra á parte ligado á torre e ao terra de uma tomada mas nem testei axei absurdo no entanto coloco este topico aqui afim de pedir ajuda porque ja estou desesperado sem saber maix que fazer...

obrigado desde ja ...
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
não há ninguem que me possa ajudar????
qq ajuda é bem vinda.
 

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
702
Gostos Recebidos
0
Amigo

Eu não estou muito a ver como te poderei ajudar, mas se fosse eu a ti tentava, se tiveres hipoteses, de ligar os neons a uma fonte mais potente, porque da maneira que dizes que tens, só poderá ser que o transformador esteja a criar um campo de electricidade estática que te provoque essa situação, porque se não for isso, de momento não vejo motivo para tal.

:38:
 

|coolgreen|

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 17, 2006
Mensagens
60
Gostos Recebidos
0
boas a todos!!!
nao estou a ver isso acontecer!!!! para um transformador dar estatica para mandar o computador reiniciar e preciso ser ou um tranf. muito antigo ou um de potencia a mais!
verifica o transf. os 12v e os amp.(mais ou menos 1)! ainda assim se tiveres um monitor crt, tenta ligar o tranf ao pe dele! se o monitor ficar todo com cores magenta,verde e azul e porque o transf. cria mesmo muita estatica! se for so do lado de onde esta o transf nao e grave.
se nao for dai, é porque tens passagem ao chassi do computador e a board fica em curto!
Iria ja ver esta parte e ligava a por fora(que coloquei na parte de tras da torre numa pequena entrd como as das placas de som e grafica...)

as lampadas estao fixas a algum lado???
abraço
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
caro amigo bruno... se criaste uma alimentaçao independente da fonte ATX e se a unica coisa q estiveste a fazer é alimentar com esta os neons e nao ha mais nenhuma ligaçao entre essa fonte independente ou entre os neons e os interruptores destes á board???? se nao ha nenhuma ligaçao á board nao ha motivos para tal esta a acontecer ... vi aí algures um poste sobre estática... mas que ESTATICA ?????? meu Deus , deixem-se de confusoes um transformador nao cria electricidade estatica mas sim um campo magnetico em torno dele caso nao esteja encapsulado numa caixa , e isso sim ao estar proximo da board poderia provocar induçoes nos componentes da board e nas pistas provocando o reinicio do pc. mas para isso tens sempre uma soluçao q passaria por colocares um transformador de tomada e apenas levarias o fio com os 12V a alimentar os neons, ficando nesse caso afastada a hipotese de induçoes na board e no hardware.
 

flyer

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
702
Gostos Recebidos
0
caro amigo bruno... se criaste uma alimentaçao independente da fonte ATX e se a unica coisa q estiveste a fazer é alimentar com esta os neons e nao ha mais nenhuma ligaçao entre essa fonte independente ou entre os neons e os interruptores destes á board???? se nao ha nenhuma ligaçao á board nao ha motivos para tal esta a acontecer ... vi aí algures um poste sobre estática... mas que ESTATICA ?????? meu Deus , deixem-se de confusoes um transformador nao cria electricidade estatica mas sim um campo magnetico em torno dele caso nao esteja encapsulado numa caixa , e isso sim ao estar proximo da board poderia provocar induçoes nos componentes da board e nas pistas provocando o reinicio do pc. mas para isso tens sempre uma soluçao q passaria por colocares um transformador de tomada e apenas levarias o fio com os 12V a alimentar os neons, ficando nesse caso afastada a hipotese de induçoes na board e no hardware.

Pois é Grande Mestre

Mas então o porquê de o Computador desligar???????? A grande questão é essa, ou não será essa a duvida do nosso amigo????????
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
Pois é Grande Mestre

Mas então o porquê de o Computador desligar???????? A grande questão é essa, ou não será essa a duvida do nosso amigo????????

Pois é Grande Moderador , o pc do nosso amigo reinicia provavelmente por efeitos de induçao junto da board ou de outro componente de hardware por ele ter aplicado um transformador nas imediaçoes e que nao deve estar devidamente isolado em termos de (EMI) tendo associado um campo magnetico envolvente a este, podendo induzir em componentes da board correntes que vao provocar o reiniciar do pc. mas isso nada tem a ver com electricidade estatica, sao coisas completamente distintas. Nao é por acaso que as fontes de alimentaçao dos computadores estao envolvidas por uma caixa metalica , e nao se utilizam caixas plasticas ou de fibra nas fontes de alimentaçao, isto para isolar o hrdware de campos magneticos parasitas induzidos por transformadores e bobines evitando q vao criar perturbaçoes nos restantes componentes de hardware. o nosso amigo en causa tem de verificar q tipo de transformador utilizou e se o aplicou muito proximo da board ou da grafica e se este ta completamente a nu ou seja se nao esta encapsulado em caixa e atençao q nao basta uma caixa plastica pois tem de tar revestida interiormente com uma pelicula metalica para nao deixar escapar campos magneticos para o exterior. eu ja lhe dei a hipotese mais simples e economica que é utilizar um transformador externo desses de ligar directamente na tomada .
 

Toolboy

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,066
Gostos Recebidos
0
caro amigo bruno... se criaste uma alimentaçao independente da fonte ATX e se a unica coisa q estiveste a fazer é alimentar com esta os neons e nao ha mais nenhuma ligaçao entre essa fonte independente ou entre os neons e os interruptores destes á board???? se nao ha nenhuma ligaçao á board nao ha motivos para tal esta a acontecer ... vi aí algures um poste sobre estática... mas que ESTATICA ?????? meu Deus , deixem-se de confusoes um transformador nao cria electricidade estatica mas sim um campo magnetico em torno dele caso nao esteja encapsulado numa caixa , e isso sim ao estar proximo da board poderia provocar induçoes nos componentes da board e nas pistas provocando o reinicio do pc. mas para isso tens sempre uma soluçao q passaria por colocares um transformador de tomada e apenas levarias o fio com os 12V a alimentar os neons, ficando nesse caso afastada a hipotese de induçoes na board e no hardware.

Sim senhora isto esta Bonito!!!

Para ja vamos começar a mencionar nomes para as pessoas perceberem daquilo que falam.

Electricidade Estatica - Cargas eléctricas em repouso, a Electricidade Estática é produzida pela concentração de Cargas Eléctricas Negativas ou Positivas. Cargas Semelhantes Repelem-se mutuamente, Cargas Opostas Atraem-se mutuamente, existem materiais, como o plástico, onde as cargas negativas estão firmemente presas., e atraves do contacto com algo positivo faz aquela comichão, estão a ver no Pc os flats cables , nao me digam que aquilo é borracha, e que é tudo borracha e o PC nao tem Plastico nenhum mesmo nenhum.:right:


Campos magneticos - Um campo magnético é influência de cargas elétricas em movimento , e que ja estamos a falar de cargas eléctricas vamos ver se existe discrepância entre cargas electrostáticas e campos electromagnético, em que um campo eletromagnético é um campo composto de dois vetores campo: o campo elétrico e o campo magnético.
Agora para aqueles que acham que sabem :bfuf: se um desses campos nao for nulo e estiver constante no tempo , sabem o que se chama a esse campo chama-se campo eletrostático.


Induçoes , aqui não se trata de induzir correntes nenhumas nos circuitos da board.Senão estávamos tramados, ora vamos la verificar a quantidade de circuitos RL e RLC que o Pc tem, para efectuar filtragens, malhas e etc... que nao vou estar aqui a explicar senão o post nunca mais acabava.


O mais provável é existir um curto circuito nos interruptores, ja pensaram nisso .

Por isso vamos ver daquilo que falamos e temos sempre de ter cuidado de ver aquilo que dizemos .

Que as vezes na tentativa de ajudar , só prejudicamos e confundimos as situações,


Por isso o Post vai as cores para se perceber melhor .


E tem ai a explicação de campos electromagnéticos e estáticos, esqueçam as induções , e bom Ano Novo a Todos :bfuf: :bfuf: :bfuf: :bfuf:

Abraço ToolBoy
 
Última edição:

Colgate

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mar 18, 2007
Mensagens
1,769
Gostos Recebidos
0
boas
exactamente a eletricidade estatica e muito perigosa para os equipamentos informaticos porque estes sao muito sensiveis, por isso antes de tocar em algum componente devemos esfregar na mao numa parte metalica do pc para descaregarmos toda a electricidade. o resto nao sabia mas fiquei a saber, sim senhor grande explicação :38: :38: :espi28: :espi28:
cumps:38: :espi28:
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
Sim senhora isto esta Bonito!!!

Para ja vamos começar a mencionar nomes para as pessoas perceberem daquilo que falam.

Electricidade Estatica - Cargas eléctricas em repouso, a Electricidade Estática é produzida pela concentração de Cargas Eléctricas Negativas ou Positivas. Cargas Semelhantes Repelem-se mutuamente, Cargas Opostas Atraem-se mutuamente, existem materiais, como o plástico, onde as cargas negativas estão firmemente presas., e atraves do contacto com algo positivo faz aquela comichão, estão a ver no Pc os flats cables , nao me digam que aquilo é borracha, e que é tudo borracha e o PC nao tem Plastico nenhum mesmo nenhum.:right:


Campos magneticos - Um campo magnético é influência de cargas elétricas em movimento , e que ja estamos a falar de cargas eléctricas vamos ver se existe discrepância entre cargas electrostáticas e campos electromagnético, em que um campo eletromagnético é um campo composto de dois vetores campo: o campo elétrico e o campo magnético.
Agora para aqueles que acham que sabem :bfuf: se um desses campos nao for nulo e estiver constante no tempo , sabem o que se chama a esse campo chama-se campo eletrostático.


Induçoes , aqui não se trata de induzir correntes nenhumas nos circuitos da board.Senão estávamos tramados, ora vamos la verificar a quantidade de circuitos RL e RLC que o Pc tem, para efectuar filtragens, malhas e etc... que nao vou estar aqui a explicar senão o post nunca mais acabava.


O mais provável é existir um curto circuito nos interruptores, ja pensaram nisso .

Por isso vamos ver daquilo que falamos e temos sempre de ter cuidado de ver aquilo que dizemos .

Que as vezes na tentativa de ajudar , só prejudicamos e confundimos as situações,


Por isso o Post vai as cores para se perceber melhor .


E tem ai a explicação de campos electromagnéticos e estáticos, esqueçam as induções , e bom Ano Novo a Todos :bfuf: :bfuf: :bfuf: :bfuf:

Abraço ToolBoy


caro amigo Toolboy , nao desfazendo nos teus conceitos sobre electroestatica, campo magnetico , e induçao , acho que nao estamos aqui para dar aulas de electricidade ou de electronica pois para isso ha as secçoes correspondentes a essas areas aqui no forum , estamos aqui sim para ser mais praticos e ajudar o amigo bruno que esta com um problema no pc , mas pela indicaçao que lhe deste de possivelmente haver um curto-circuito nos interruptores , quanto a mim nao me parece que seja ,pois se houvesse um curto-circuito nos interruptores o efeito que isso provocaria seria os neons ficarem sempre acesos e nao os conseguir desligar nos interruptores... eu iria mais para a hipotese de um curto-circuito sim num dos neons ou uma passagem de corrente de um neon ou de um interruptor á caixa. Quanto ao afastar a hipotese de o transformador estar a provocar esse efeito no pc nao sabemos em que local o amigo bruno colocou o transformador pois entao experimentem a aproximar um transformador desses 220v/12V em tensao dum disco rigido quando o pc esta em funcionamento e verao o resultado catastrofico. nao é por acaso q nos kits de montagem de neons q ja trazem o transformador , é feita referencia á cobertura do transformador,como podem verificar por exemplo aqui:
h**p://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=12994

Amigo bruno, diz-nos se estas mesmo a utilizar neons , ou Leds de alto rendimento ? O tipo de luz emitida é parecida. os leds de alto rendimento funcionam com uma tensao de 3 volts , pelo q para os alimentares a 12 volts deveras utilizar uma resistencia de 470 ohms intercalada em serie com cada led. verifica caso estejas a utilizar leds se as resistencias teem os valores correctos e se nao existe nenhum curto-circuito nos pinos dos leds.
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
amigo bruno , aplicaste o transformador numa baia PCI como descreveste, por acaso nao teras a placa grafica ou a placa de som muito proxima ou encostada ao transformador tenta afastar o transformador parauma baia livre o mais afastado possivel doutros componentes.
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
amigos fiquei confuso...
eu tentei das duas formas atraves da ligacao directamente da fonte e como está agora atraves duma femea no painel traseiro da torre como passo a mostrar nas fotos seguintes para melhor compreenderem o k digo...e de ambas as formas reinicia ao ligar qq um dos interruptores...
se fosse electricidade estatica uma simples ligacao com fio terra cortaria esse tipo de problemas ou não????

por favor ajudem-me sugiram algo para eu fazer qq coisa...
obrigado

P.S. posso tambem dizer vos k se ligar os neons antes de arrancar o pc ele nao renicia nem nada acontece de erado desde k eu não lhes mexa(interruptores).
 
Última edição:

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
amigo bruno, pelo q estou a ver nas fotos e logo na primeira foto vejo q tens o transformador 1 ao lado da fan frontal da caixa e que logo por cima tens um disco rigido muito proximo do transformador... eu sugeria-te q fizesses uma modificaçao , que seria mudares esse transformador para a parte inferior trazeira da caixa ,ou seja,colocava-lo por baixo das baias PCI. isso implicava apenas mudares os fios e inverteres a posiçao do neon que tens no fundo da caixa .depois testa e coloca aqui o resultado.
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
Bruno , os transformadores q referes nas fotos á excepçao daquele q mostras que esta fora da torre ,sao transformadores electronicos chamados inversores e elevam a tensao de 12 volts de corrente continua para cerca de 600 volts que é a tensao a q trabalham os neons com uma frequencia de saida 1000 vezes superior á frequencia da corrente alterna da rede ou seja os neons trabalham a 50khz, portanto muito cuidado com esses fios brancos pois neles embora circule uma corrente fraca mas para todos os efeitos é alta tensao por isso tenta afasta-los o maximo possivel do hardware ate pq o isolamento desses fios brancos pode nao ser dos melhores.

Abraço e bom 2008.
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
amigo bruno, pelo q estou a ver nas fotos e logo na primeira foto vejo q tens o transformador 1 ao lado da fan frontal da caixa e que logo por cima tens um disco rigido muito proximo do transformador... eu sugeria-te q fizesses uma modificaçao , que seria mudares esse transformador para a parte inferior trazeira da caixa ,ou seja,colocava-lo por baixo das baias PCI. isso implicava apenas mudares os fios e inverteres a posiçao do neon que tens no fundo da caixa .depois testa e coloca aqui o resultado.


ok amigo deltafi vou tentar e depoix digo kk coisa mm k não resulte valeu pela sugestão...

obrigado
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
malta ja testei o metodo de trocar o transformador de sitio e ate agora sem resultado ele volta a reiniciar!!!!
alguem sugere mais alguma coisa?
e caso seja um curto nos interruptores como tb sugerem como posso resolver esse problema?
ou como poder isolar o mais possivel os transformadores e os fios?

abraço
 

denis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
325
Gostos Recebidos
0
boas...nao sei se já foi sugerido mas já pensaste em trocar a fonte de alimentação, para uma mais potente?
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
boas...nao sei se já foi sugerido mas já pensaste em trocar a fonte de alimentação, para uma mais potente?

mas amigo porque trocar a fonte se os neons sao alimentados por um transformador á parte?
 

bruno_fresco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 7, 2007
Mensagens
206
Gostos Recebidos
0
como posso verificar se existem curto circuitos nos interruptores?
alguem ajuda...
 

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,580
Gostos Recebidos
73
Amigo o meu PC de secretária quando ligava o deco para actualizar os firms o PC reiniciava, situação idêntica.
Após pensar em várias avarias possiveis e medições tenho um curto circuito em casa algures e a solução imediata para o caso foi desligar o fio de terra na tomada do PC e resolveu o problema no e deixou de reiniciar.
Claro poderei no futuro ter consequências mas até à data está a funcionar sem qualquer problema.
Porque não fazeres o mesmo teste; desligar o fio de terra na tomada do PC
Amigo atenção é um conselho, comigo resultou.
Um abraço
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo