• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda VW Passat,1997,1.9 TDI.

Status
Não está aberto para novas respostas.

perpkool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
63
Gostos Recebidos
0
Boa Noite,

Necessitava de ajuda referente a um problema que detecto na minha viatura VW Passat , ano 1997 1.9 TDI 110 Cv com 299000 Km.

Quando carrego no pedal a fundo ou quase numa 5ª velocidade sinto o mesmo a desenvolver cada vez mais e uma quebra brusca de potência sendo que se mantiver sempre o pedal na mesma posição o mesmo volta a recuperar potencia e a perde-la novamente. Após análise e como ando com a viatura todos os dias verifico que o problema se agrava nos dias mais quentes.

O mesmo tem instalado um equipamento entre a cablagem da centralina para a bomba injectora sendo que apenas verifiquei a sua existência após adquirir a viatura. Se retirar o referido equipamento e ligar directo o problema persiste mas não com tanta notoriedade visto o motor neste caso não debitar tanta potência.

Fui realizar á já algum tempo um “teste” de estrada num concessionário VW e fui informado que o problema era da centralina tendo sido apresentado um orçamento de quase 1000 Euros que até me assustei tendo dito aos senhores que quando o referido equipamento avariasse de vez ai sim iria colocar um novo.

Após falar com um mecânico conhecido (não foi realizado qualquer teste) o mesmo disse que este problema era referente á “geometria” do turbo e que necessitava de ser limpa sendo que na opinião dele deveria levar uma nova ficando pela quantia de 250 Euros com mão-de-obra incluída.

Como sou adepto do “faça você mesmo” e por vezes a abundância de euros não ser a melhor alem de ter um gosto especial pela mecânica e de trabalhar num ramo completamente diferente (telecomunicações), sou eu que realizo a manutenção total da viatura e substituição de peças danificadas pelo uso (calcos, braços, junta homosinética, etc) gostaria se possível que me orientassem no objectivo da resolução do problema.


Desde já agradeço o tempo dispensado.


Cumprimentos,

Perpkool.
 

perpkool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
63
Gostos Recebidos
0
Boa noite mais uma vez,

Problema resolvido apesar de estar convencido que por lá já tinha passado á uns meses atrás na altura do registo.


Cumprimentos,

Perpkool.
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
É muito frequente nesses carros a geometria do turbo dar problemas, não sei se esse modelo já vem equipado com isso?
 

satteam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2007
Mensagens
1,601
Gostos Recebidos
0
amigo perpkool o que sentes e um soluçar do motor ?
 

chapas69

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2006
Mensagens
24
Gostos Recebidos
0
Boa Noite,

Necessitava de ajuda referente a um problema que detecto na minha viatura VW Passat , ano 1997 1.9 TDI 110 Cv com 299000 Km.

Quando carrego no pedal a fundo ou quase numa 5ª velocidade sinto o mesmo a desenvolver cada vez mais e uma quebra brusca de potência sendo que se mantiver sempre o pedal na mesma posição o mesmo volta a recuperar potencia e a perde-la novamente. Após análise e como ando com a viatura todos os dias verifico que o problema se agrava nos dias mais quentes.

O mesmo tem instalado um equipamento entre a cablagem da centralina para a bomba injectora sendo que apenas verifiquei a sua existência após adquirir a viatura. Se retirar o referido equipamento e ligar directo o problema persiste mas não com tanta notoriedade visto o motor neste caso não debitar tanta potência.

Fui realizar á já algum tempo um “teste” de estrada num concessionário VW e fui informado que o problema era da centralina tendo sido apresentado um orçamento de quase 1000 Euros que até me assustei tendo dito aos senhores que quando o referido equipamento avariasse de vez ai sim iria colocar um novo.

Após falar com um mecânico conhecido (não foi realizado qualquer teste) o mesmo disse que este problema era referente á “geometria” do turbo e que necessitava de ser limpa sendo que na opinião dele deveria levar uma nova ficando pela quantia de 250 Euros com mão-de-obra incluída.

Como sou adepto do “faça você mesmo” e por vezes a abundância de euros não ser a melhor alem de ter um gosto especial pela mecânica e de trabalhar num ramo completamente diferente (telecomunicações), sou eu que realizo a manutenção total da viatura e substituição de peças danificadas pelo uso (calcos, braços, junta homosinética, etc) gostaria se possível que me orientassem no objectivo da resolução do problema.


Desde já agradeço o tempo dispensado.


Cumprimentos,

Perpkool.


boas
diagnosticar aviatura sem ver em um pouco dificil, isso pode-se dever a 3 coisas.
1- ou tens o turbo estalado (entenda-se que nao estou a falar de nehum buraco mas sim de uma micro fenda muitas vezes não visivel) logo quando há um aumente da compressão pode perder pressão pela estaladela, logo nos dias mais quentes como o metal tem tendencia a dilatar com o calor a fenda pode abrir mais e fazer com que notes mais nessas alturas (tal facto pode-se dever á idade do carro ou ao facto de fazer acelerações bruscas quando o carro ainda está frio)
2- algum ou alguns dos injectores pode(m) estár entupido(s) mas isso o carro "saluçava" entenda-se com isso que o carro desacelarava e voltava a acelarar parecendo que custa a desenvolver, o que a postriori pode levar com que o carro vá a baixo algumas vezes se os injectores estiverem muito sujos (os injactores entupirem deve-se ao facto de o carro ter o deposito com sujidade e andar muitas vezes na reserva e ao por gasolio a sujidade que está no fundo mistura-se com o combustivel e acaba por ir algum "lixo" para os injectores, ou a combustivel é de fraca qualidade e traz impurezas.
3- a bomba injectora pede ter algum atrazo (mas isso faria com que o carro não desenvolvesse bem em todas as mudanças e não só na 5º velocidade)


Cumprimentos
Chapas69
 

perpkool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
63
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Obrigado desde já pela prontidão que é característica do fórum.


Caro “Rafa11”,

Este modelo vem equipado com “geometria variável” pois é a versão de 110 Cv e desde baixa rotação que o turbo se faz sentir.(espero não estar a dizem nenhuma asneira)

Caro “satteam”,

Não sei se pode chamar a este problema soluçar sendo que apenas acontece quando a pressão do turbo está elevada (ouve-se mais o turbo) e tem uma quebra brusca de potência (turbo deixa de se ouvir) recuperando a potencia progressivamente (volta o turbo a se ouvir progressivamente também).

Caro “chapas69”,

1- Estou convencido que não será uma estala dela no turbo, pois o mesmo deveria acontecer sempre que o carro está quente e não piorar nos dias mais quentes sendo que como amanha vou proceder á mudança de óleo, filtros e correias vou aproveitar a oportunidade para verificar mais exaustivamente. Quanto ás acelerações em frio não acontecem e no caso de quando puxo um bocado por ele aguardo um pouco ao relanti para arrefecer o turbo antes de desligar.
2- O carro não soluça nem ao relanti nem a puxar, sendo que apenas se nota quando se pede mais potência do mesmo e existe um aumento da pressão do turbo.
3- A viatura não falha só em 5º velocidade, falha em todas as outras sendo a mais perceptível em quinta e na 1º quase não se nota. Espero não ter induzido ninguém em erro.

Estou convencido que poderá ser uma “válvula” de protecção ou avariada que quando o turbo tem mais pressão a mesma se abre por protecção para não exceder a pressão predefinida.
Como é evidente esta é apenas a minha opinião pois nem sei bem quantas tem e qual a função de cada uma e antes de começar a substituir gostaria ter com o máximo de exactidão possível qual e o que está realmente avariado

Como amanha vou intervir na viatura se fosse possível agradecia algumas dicas para poder diagnosticar o melhor possível o problema.
Se acharem que umas fotos do turbo,tubagens, etc também as posso tirar e colocar aqui para verem.

Cumprimentos,

Perpkool.
 

satteam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2007
Mensagens
1,601
Gostos Recebidos
0
Amigo perpkool, podera ser varios factores a originarem o problema entre os quais:

-Anomalia mecânica no motor
-Injectores
-Sensor de medição do fluxo de ar
-Sensor da pressão de sobrealimentação do turbocompressor
-Válvula reguladora da descarga do turbocompressor
-Descarga do turbocompressor
-Sensor da pressão absoluta do colector
-Solenóide da recirculação dos gases de escape
-Válvula da recirculação dos gases de escape - mecânica
-Bomba injectora

em tempos tive um problema idêntico e no meu caso foi Sensor de medição do fluxo de ar

mas nada melhor que ligar a viatura a maquina para ver os erros que acusa
 

Scorpion

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,355
Gostos Recebidos
0
Normalmente esse problema acontece derivado do medidor de massa de ar que pifou, o que é muito comum nestes carros...

O medidor de massa de ar fica situado na caixa de filtro do ar onde liga o tubo do ar.

Fiquem bem...
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
Amigo este é o tipo de problemas que nos podem dar agua pelas barbas, como se pode ver pela lista apresentada pelo amigo satteam, visto que amanhã vais sujar as mãos, o conselho que te dava era primeiramente desmontares o turbo e abri-lo para ver se a geometria não está presa derivado a fuzilagem, dá um bocado de trabalho mas, não perdes nada aproveitas para a limpar mesmo que não esteja presa.

Aproveita e vê os tubos que saêm do turbo atê ao intercooler e do intercooler até a admição, se não tem nenhuma fisara.

Já efectuaste algum dianóstico com uma maquina para ver se têm algum erro registado?

Um abraço
 

perpkool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
63
Gostos Recebidos
0
Boa Noite,

Efectivamente amanha vou por a mão na “massa”, o que me dá imenso gozo, mas como sou um “massarico” tenho algum receio em mexer neste turbo pois nunca desmontei nenhum turbo de geometria variável.
Se por ventura alguém tiver um esquema do referido turbo irá ajudar bastante quanto mais não seja a ganhar coragem para iniciar a tarefa.

Cumprimentos,

Perpkool.
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
Boa Noite,

Efectivamente amanha vou por a mão na “massa”, o que me dá imenso gozo, mas como sou um “massarico” tenho algum receio em mexer neste turbo pois nunca desmontei nenhum turbo de geometria variável.
Se por ventura alguém tiver um esquema do referido turbo irá ajudar bastante quanto mais não seja a ganhar coragem para iniciar a tarefa.

Cumprimentos,

Perpkool.

O processo de desmontagem é muito identico ao turbo normal, faz umas pequenas marcações antes de desmontar para que na montagem não andes a dar voltas e mais voltas a procura da posição da carcaça.

Um abraço
 

perpkool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
63
Gostos Recebidos
0
Peço desculpa, mas esqueci-me de dizer que realizei um diagnostico num concessionário VW/Audi e na altura disseram que era um problema na centralina tendo sido ligado á máquina na oficina e realizada um teste em estada com um equipamento portátil.

Não gostei da forma que fui atendido, pois não me mostraram um papel que saiu da referida máquina que deveria ter os erros, apenas informaram que era a centralina com erros e quanto custava e o tempo de reparação

Cumprimentos,

Perpkool
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
Pois com um atendimento assim não há muito a dizer sobre esses senhores mas, era issencial saber quais os codigos regitados na centralina, não conhece alguem que tenha o programa vag-com com o cabo?

Um abraço
 

perpkool

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2007
Mensagens
63
Gostos Recebidos
0
Conheço uma pessoa que tem um programa no PC portátil que é multimarca (tem vários cabos de ligação) e uma determinada altura estava a realizar um diagnóstico num VW Pólo. De certeza que não é o Vag-Com e neste caso dará os códigos correctos?

Na pior das hipóteses vou novamente a um concessionário Vw/Audi (não o mesmo) e realizo novos testes na condição de fornecimento dos erros encontrados.

O que acham?

Cumprimentos,

Perpkool
 

satteam

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2007
Mensagens
1,601
Gostos Recebidos
0
não deves fazer nada na viatura sem primeiro teres os códigos de erro da maquina, mas isto e uma opinião pessoal.
 

sorriso

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Sensor massa de ar

Eu tenho um carro com esse motor.
Apesar de eu nunca ter tido um problema desses......refira-se que á uns tempos atráz esses motores tinham exactamente esses sintomas e o problema era de um sensor de massa de ar (aplicado algures no filtro do ar).
Tenta explorar essa situação.....mas olha que esses sensores são um pouco carotes. ( a propria VW já resolveu esse problema e eles sabem te dizer se é disso).
Pede a alguem conhecido para te deixar trocar o sensor e depois logo vês...
Abraços.......
 

camposlux

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 16, 2007
Mensagens
321
Gostos Recebidos
0
amigo eu ja tive uma audi a3 de 97 e tive um problema identico pois o carro deixou de ter força,foi com a pessoa que me o vendeu a uma garagem wv e didderam que tinha que levar um turbo novo,como o carro tinha garantia a pessoa disse que reparava o carro em outro sitio fomos para um mecanico que desmontou o turbo e estava bom!!!depois de desmontar foi a outro lado no porto que fazia reparaçoes de turbo e para meu espanto a pessoa nessa oficina perguntou-me por a valvula do turbo uma peça parecido com um chupa-chupa ,voltei la com a peça e foi so dar 1 ou 2 voltas a uma femea que essa dita peça tinha,porque se tinha desapartado e o turbo nao acionava na posiçao correta( gastei 20€),com isto so quero dizer que os consicionarios de marca querem é ganhar muito a nossas custas por isso boa sorte amigo,olha ja te lembraste de ver o medidor de massa do ar,valvula agr do turbo,ou alguma valvula eletrica,a centralina pode estar avariada,se for tenta arranjar uma numa sucata e depois arranja quem te faça a repogramaçao para ficar igual a tua fica muito mais barato. se nao ajudei ,desculpa.um abraço e boa sorte amigo um bom ano 2008
 

F.B.I.

GF Ouro
Entrou
Out 1, 2006
Mensagens
12,892
Gostos Recebidos
0
meus amigos a primeira coisa é meter numa
maquina de diagnostico para ver qual é a avaria.
e na minha opinião e pela sintoma que tem e a sim por alto
vai ser um injector.
mas como eu disse é melhor ir a uma maquina
para ver a avaria.
abraço
 

rafa11

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
4,879
Gostos Recebidos
0
Conheço uma pessoa que tem um programa no PC portátil que é multimarca (tem vários cabos de ligação) e uma determinada altura estava a realizar um diagnóstico num VW Pólo. De certeza que não é o Vag-Com e neste caso dará os códigos correctos?

Na pior das hipóteses vou novamente a um concessionário Vw/Audi (não o mesmo) e realizo novos testes na condição de fornecimento dos erros encontrados.

O que acham?

Cumprimentos,

Perpkool

Amigo certamente que tambem te dará os codigos do teu carro, faz um diagnostico e colaca aqui os codigos de erros memorizados.

Um abraço
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo