• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Overclock a AMD Athlon X2 4600

KyoS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 11, 2007
Mensagens
72
Gostos Recebidos
0
Caro amigo, agradeço as recomendações e de facto falta-me anunciar alguns componentes desta minha "bomba relogio" que passo a anunciar:

Processador: AMD Athlon X2 4600 - 2400Ghz
GPU: XFX GeForce 7900GS 256 MB
Memoria: 2GBs DDR2 + 1GBs DDR2, ambas Dual Channel
Board: M2N32 SLI - Deluxe
Dissipador: Zalman 9500 que com o qual estou bastante satisfeito pois raramente a temperatura do CPU Ultrapassa aos 55º, isto auxiliado por uma caixa Aerocool ExtremEngine 3T


Julgo que não falta.

Abraço
 

KyoS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 11, 2007
Mensagens
72
Gostos Recebidos
0
Caros amigos, tenho uma "bomba relogio" em mãos que pretendo "fazer explodir", daí a razão deste meu pedido de ajuda,
Gostaria que alguem me pudesse ajudar da melhor maneira para poder realizar overclock a meu CPU, possuo uma máquina com processador AMD Athlon X2 4600, 3Ghz (2Ghz DDR2 + 1Ghz DDR2, ambas Dual Channel) de memoria e 256Mb de gráfica e por tal quero fazer com que esta máquina fique a processar ainda mais do que está até porque há momentos em que preciso do máximo dela para criar renders e sei que quanto mais a máquina processa mais rápido me pode criar esses tais renders.

Aguardo com ansiedade algumas ajudas.

Abraço
 

KyoS

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 11, 2007
Mensagens
72
Gostos Recebidos
0
Aguardo resposta de quem entende melhor acerca desta matéria que eu, continuo aguardando ...
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Bem amigo o teu primeiro post está um pouco confuso mas vamos lá tentar o descodificar, o processadores AMD Athlon X2, não são tão eficazes em overclocking que os Core Duo da intel além disso suponho que querias dizer 3Gb de Ram e não 3Ghz de Ram pois se o processador em questão estivessa a funcionar a 3Ghz já terias um bom overclocking na tua máquina, não dizes qual é a tua motherboard esta que é talvez a peça mais importante e que pode ditar um bom ou mau overclock além disso para criar renders uma das escolhas mais sensiveis é sobre a placa gráfica que nem sequer referiste qual é, apenas que possui 256Mb de memória o que para modelação 3D é hoje muito mediocre, mas vamos ao que te interessa lembrando-te que valores exagerados podem provocar problemas ou até torrar o teu processador em pouco tempo aconselho-te a procurar manter a temperatura abaixo dos 60º C por isso começa a pensar em usar um bom sistema de arrefecimento, neste meu post ficarei pelos valores que me parecem mais estáveis e não pelos máximos que poderás obter. Eis algumas configurações:

12x238 = 2856 MHz
w/ 333 divider = 357 aka DDR2-714
w/ 400 divider = 476 aka DDR2-952

11x259 = 2849 MHz
w/ 333 divider = 407 aka DDR2-814

10x285 = 2850 MHz
w/ 333 divider = 475 aka DDR2-950
w/ 266 divider = 356.25 aka DDR2-712.5

O meu conselho é relaxar os timings e o clock das memórias, depois escolhes um multiplicador que deixe o HT clock abaixo de 1000MHz e vais subindo o valor do clock base, sempre testando a estabilidade com o Prime95 ou o Orthos por algumas horas. Se parar de subir aumenta o vCore em pequenos incrementos, se não adiantar é porque chegou no limite.

Quando alcançares o clock que pretendes, vai melhorando o clock e os timings das memórias até chegar na combinação que ofereça o melhor desempenho com estabilidade.

Não deves aumentar a voltagem das memórias nem subas o clock do PCI-E,pois com isso estarias a arriscar danificar a placa de vídeo.

O máximos estáveis para esse processador dependem muito da qualidade da motherboard, uma de gama baixa permitirá uns 2,7GHz uma de gama media uns 2,9GHz e só uma topo de gama te permitirá alcançar com estabilidade os 3Ghz com esse processador.
 
Topo