• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Que tipo de antena é esta e como funca?

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Boas!
Um amigo meu tem esta antena no prédio e neste momento é o único condómino a habitá-lo.
Perguntou-me se eu conhecia este tipo de antena e se daria para por a funcar para o astra+hotbird.
Como só tenho experiência de antenas comuns onde o lnb é alimentado através do próprio cabo coaxial, gostaria de obter mais informações.
Antecipadamente grato,
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Boas!
Um amigo meu tem esta antena no prédio e neste momento é o único condómino a habitá-lo.
Perguntou-me se eu conhecia este tipo de antena e se daria para por a funcar para o astra+hotbird.
Como só tenho experiência de antenas comuns onde o lnb é alimentado através do próprio cabo coaxial, gostaria de obter mais informações.
Antecipadamente grato,

boas amigo, isso é uma antena de foco primario, com um lnb de recepção de banda c, podes usa-la num receptor qualquer , só tens que a direcionar para um satelite que emita banda c , e depois é fazer scan as frequencias para ver tudo, essa antena têm de ter mais de 1.20m de diametro, visto que a recepção da banda c requer antenas de maior dimenção em relação a banda mais comum KU...

quanto ao facto de meter astra e hotbird, tens de comprar dois lnb's destintos e um disqsec e segue tudo no mesmo cabo para o receptor tal como tu fazes nas outras montagens, mas atenção, nas antenas de foco primario o sistema de montagem astra/hotbird é ao contrario das offset, ou seja alinhas a hotbird e o lnb para o astra vai ficar no lado direito mais abaixo (antena vista de frente) em relação ao do hotbird, inversamente a montagem das antena offset em que o lnb fica do lado esquerdo e mais acima (antena vista de frente).

em anexo tens uma foto de uma de foco primario de 1.20m com astra/hotbird
do amigo "kelsin"

lnb1 hotbird 13ºE
lnb2 astra 19.2ºE


touromelga...
 
Última edição:

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Amigo Touromelga,
Sempre na linha da frente quando se trata de esclarecer... vota_gforum
Sendo assim o lnb que lá está não serve para nada e terá que comprar dois lnb's comuns, não é verdade?
Não existem adaptadores standart para fazer isso, pois não? Terá que ser à força de bricolage?
Outra coisa, reparei que na foto que colocaste, de cada lnb saem 2 fios. Isso deixou-me baralhado. Podes esclarecer melhor?
A dica da ordem dos lnb's foi preciosa. Sem isso nunca lá chegaríamos.
Um abraço de agradecimento,
maca1965
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Amigo Touromelga,
Sempre na linha da frente quando se trata de esclarecer... vota_gforum
Sendo assim o lnb que lá está não serve para nada e terá que comprar dois lnb's comuns, não é verdade?
Não existem adaptadores standart para fazer isso, pois não? Terá que ser à força de bricolage?
Outra coisa, reparei que na foto que colocaste, de cada lnb saem 2 fios. Isso deixou-me baralhado. Podes esclarecer melhor?
A dica da ordem dos lnb's foi preciosa. Sem isso nunca lá chegaríamos.
Um abraço de agradecimento,
maca1965


boas, é assim o que lá está serve, mas para a banda "C", são poucos os satelites e isto é mesmo só para quem gosta de ir mais alêm, o lnd tambem é alimentado exteriormente o que nos modelos novos já não acontece...

portanto o que tens de fazer é arranjar dois lnb's universais, quanto ao suporte, isso tens de procurar existe mas tens ver nas lojas da expecialidade, mas em ultimo caso não é nada como um pouco de bricolage não resolva, e depois é só arranjares um comutador disqsec 1.0 2x1 ligas os dois lnb's e segue para o receptor e configuras lá tal e qual como nas tuas antenas en casa e pronto já está, quanto a montagem é tal e qual como tens na foto que postei portanto já tens isso para te guiares...

quanto a tua duvida de dois fios na foto a sair dos lnb's é porque são twins(duas saidas) teem é tampas por isso é que parece que são lá ligados dois cabos individuais, mas pronto é para dois receptores...

touromelga...
 

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
OK! Obrigado!!!
Acho que fiquei completamente esclarecido! vota_gforum
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Isso nao e banda C.

Este e o tipo de LNB foi o mais utilizado nas instalacoes colectivas com separacao H / V ou Low Hight freqs. O que explica os dois cabos de saida. E o tipo de instalacao onde existe de seguida multiswitch pra repartir o sinal ou entao umas placas ou mais, que sintonizam um determinado canal, que e injectado em UHF pra rede colectiva terrestre do predio. Esse tipo de instalacao e do tempo do analogico.
O mais provável e estar virado pro astra, ou hotbird.
Para testar so tem que ligar o deco dele a esse lnb e fazer uma busca de canais. Como tem duas saidas; numa das saidas vai so apanhar as freqs V ou hight, e na outra saida as freqs H ou low.

Ele pode sempre trocar o LNB, colocar um normal, apontar pro Hot e colocar um segundo pro astra, mas desta, o lnb pro Astra em vx de ficar a esq do do hot, isto e visto de frente, fica a direita do do Hot, sendo uma foco primaria.
 
Última edição:

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Entretanto posto mais esta imagem relativa às ligações.
Que grande confusão... pelo menos para mim!!! Eheheheh!
 
Última edição:

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Entretanto posto mais esta imagem relativa às ligações.
Que grande confusão... pelo menos para mim!!! Eheheheh!


Boas.

La esta : aquela caixa branca e um multiswitch com uma entrada de sat, com separacao Horizontais e Verticais:
O que explica o lnb com 2 saidas da antena.

Tb tem entrada VHF para recepcao terrestre. Com 8 saidas pra oito tomadas sat+terrestre.
De resto dois misturadores sat terrestres da televes, mais um amplificador de sinal terrestre.
Como esta ligado ?, nao consigo seguir os fios todos.
Mas o que me parece, e que o teu amigo deve ter la no apartamento dele uma tomada sat+terreste, onde pode ligar o deco dele e a tv. Como so estou a ver 2 misturadores sat/terrestre televes penso que so dois apartamentos/tomadas estao a receber sinal terrestre+sat.
Ou entao como sao 10 apartamentos/tomadas, utilizaram um multiswitch de 8 saidas e mais 2 misturadores sat+terrestre pra complementar
 

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Será que alguém que tenha esta antena adaptada para o sistema duplo lnb astra+hotbird, poderá postar aqui uma foto?
Cps
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Será que alguém que tenha esta antena adaptada para o sistema duplo lnb astra+hotbird, poderá postar aqui uma foto?
Cps

boas amigo maca, é assim o que tu tens de arranjar, penso eu, é um multisuich igual ao que já existe, mas com 4 entradas para os dois lnb's ficando lnb-1 H/V
lnb-2 H/V, ou seja dois lnb's com polarizações independentes uma para cada cabo e ligar ao multisiwh , a montagem é como na foto que te mostei no outro topico para a montagem dos lnb's, agora como são 4 cabos, 2 de cada lnb para levar independentes as polarizações horizontal e vertical, tens de trocar esse multisiwch por um igual, mas que dê para dois lnb's, o resto da instalação deixas ficar como está, agora como isso é um condomnio não sei como é que é, se fosse direto lá ao teu amigo, contornavas isso rápido com dois lnb's e um disqsec agora se é para varios fogos tens de mudar o multiswich, quanto é que fica em €€€ só vendo... e se o teu amigo estiver a pensar em gastar essa quantia...

touromelga...
 

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
A ideia é por a funcar apenas para ele, adaptando a antena ao sistema comum com dois lnb's astra-hotbird ligados a um diseqc.
Como eu tenho os lnb's e o diseqc para lhe emprestar para ele experimentar por a funcar. Se funcar depois ele compra o material.
Se fosse eu alguma coisa desenrascaria, mas como em principio eu não me deslocarei lá a casa dele, a foto de uma adaptação ja feita por alguém dava jeito para ele ver como consegue improvisar.
Abraço e obrigado mais uma vez,
maca
 

Bravo Charlie

GForum VIP
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
116
Gostos Recebidos
0
Amigo

Colocar a funcionar so para uma pessoa não estou a ver como( isto sem estragar o trabalho de destribuição pelo predio ou passar cabos independentes)

Agora colocar mais um ou dois LNBs , em principio e salvo melhor opinião não vejo qualquer problema , pois basta mudar o switch ( essse branco que se ve na foto) colocar um com mais entradas , assim como comprar mais um ou dois LNBs H/V ( dependendo de quanto mais satelites o teu amigo quer ).

Portanto quantoa mim a solução para por por comprar ; novo switch + novo LNB ( atenção que o material a adquirir sera com H/V

Há e ja agora , os restantes moradores vão beneficiar desta medida.

E o teu material não funciona ali
 
Última edição:

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
Amigo

Colocar a funcionar so para uma pessoa não estou a ver como( isto sem estragar o trabalho de destribuição pelo predio ou passar cabos independentes)

Agora colocar mais um ou dois LNBs , em principio e salvo melhor opinião não vejo qualquer problema , pois basta mudar o switch ( essse branco que se ve na foto) colocar um com mais entradas , assim como comprar mais um ou dois LNBs H/V ( dependendo de quanto mais satelites o teu amigo quer ).

Portanto quantoa mim a solução para por por comprar ; novo switch + novo LNB ( atenção que o material a adquirir sera com H/V

Há e ja agora , os restantes moradores vão beneficiar desta medida.

E o teu material não funciona ali



Como ele é morador único e eu tenho o material para experimentar, pensámos fazer a ligação dos lnb's a um diseqc e depois directo para o receptor através de um fio que ele sabe que lá vai ao apartamento.
Precisamos é de fotos para ver como ficariam os lnb's presos à antena...
Cps
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Como ele é morador único e eu tenho o material para experimentar, pensámos fazer a ligação dos lnb's a um diseqc e depois directo para o receptor através de um fio que ele sabe que lá vai ao apartamento.
Precisamos é de fotos para ver como ficariam os lnb's presos à antena...
Cps

então como são montados os lnb's na antena, já eu pus uma foto no inicio do topico , agora tu é que tens de comprar um suporte ou faze-lo...

de resto não tem que enganar, a unica diferença é como eu mencionei é que ao contrario das antenas offset , nestas de foco primario o 2º lnb para astra fica do lado direito(antena vista de frente)...

isso agora quer bom tempo e bricolage pá frente...


touromelga...
 

maca1965

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
800
Gostos Recebidos
0
então como são montados os lnb's na antena, já eu pus uma foto no inicio do topico , agora tu é que tens de comprar um suporte ou faze-lo...

de resto não tem que enganar, a unica diferença é como eu mencionei é que ao contrario das antenas offset , nestas de foco primario o 2º lnb para astra fica do lado direito(antena vista de frente)...

isso agora quer bom tempo e bricolage pá frente...


touromelga...


Amigo Touromelga,
Não ligues à minha última questão; com tanto que fazer já não me lembrava dos esclarecimentos preciosos e da imagem que deste no inico do tópico. Tá tudo lá, obrigado.
Depois apresentarei resultados!!!
:GForumfixe:
 
Topo