• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ajuda instalação

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
bom dia gostava que me ajudassem a fazer o esquema de uma instalação eléctrica e do que preciso. queria por a acender 2 lâmpadas distintas com 2 pontos de comando. agradeço a vossa ajuda.
 

Mário Lino

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 5, 2007
Mensagens
39
Gostos Recebidos
0
Como assim? Acendes as duas Lampadas ao mesmo tempo? mas com dois interruptores? - tipo comutação de escada - acender de um lado a apagar do outro e vice ver-sa?? (O fio azul vai da caixa de derivação para um borne de cada suporte das lampadas. O fio preto O fio preto vai da caixa de derivação para um borne de um dos interruptores - o que está só e tem um chante (que se chama comutador de escada que tem cada um 3 bornes) do outro comutador igual sai do borne equivalente, para cada um dos suportes das lampadas. Ficam em cada dos comutadores dois bornes. Ligas um fio (castanho por exemplo) de um borne de um deles directo ao equivalente do outro. De igual modo ligas o outro borne. Ou seja o Neutro (azul) liga a cada lampada. A Fase (preto) liga a um (tem um chante) comutador. Do outro comutador vai a Fase para cada uma das lampadas. Depois passas dois fios de um comutador para o outro)

Nota: Podes passar o Azul (neutro) da caixa para um suporte e deste para o outro. A fase (preto) podes passar do comutador para um suporte e deste para o outro.

Ou um interruptor simples para cada lâmpada? - O fio azul vai da caixa de derivação para um borne suporte da lampada. O fio preto vai da caixa de derivação para um borne do interruptor e do outro borne do interruptor vai para o outro borne do suporte da lampada
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
Desculpem expliquei me mal. queria acender duas lâmpadas diferentes uma da outra. Por exemplo um botão do interruptor (que não sei qual é) para uma lâmpada e outro para uma outra lâmpada diferente. obrigado
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
É como se fossem duas comutações de escada mas so com 2 interruptores.
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
bom dia gostava que me ajudassem a fazer o esquema de uma instalação eléctrica e do que preciso. queria por a acender 2 lâmpadas distintas com 2 pontos de comando. agradeço a vossa ajuda.

boas aqui tens um esquema o queres é montar uma montagem tipo lustre, então levas a fase ao interruptor duplo(equivale a dois interrupotores) e depois uma fase dai para cada set de lampadas, e o neutro directo as lampadas, tens ame anexo o esquema para veres...

touromelga...
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
ok obrigado mas o que eu queria era comandar de dois lugares, dois circuitos, cada um deles com uma lâmpada
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
onde posso por uma imagem do que quero?
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
O que eu quero é isto: (***p://img217.imageshack.us/img217/749/esquemahn6.jpg), mas em vez de ter quatro comutadores de escada ter so dois interruptores (não sei o nome deles).
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
O que eu quero é isto: (***p://img217.imageshack.us/img217/749/esquemahn6.jpg), mas em vez de ter quatro comutadores de escada ter so dois interruptores (não sei o nome deles).

ok, bem é assim existe os inversores para aplicar no circuito, mas vamos lá por partes , é mais simples desenhares um crocki da divisão da casa e com o sistema unifilar meteres lá o circuito para vermos o que pretendes,

é que o esquema de comutação que tens aqui na foto pode ser trabalhado, mas normalmente não é usado para situação tipo luste na mesma divisão, aplica-se mais a corredores ou divisões grandes em que haja mais que uma saida...

desenha lá o que pretendes fazer que faz-se um esquema num instante...

touromelga...
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
aqui fica ***p://img70.imageshack.us/img70/2262/esquema1sh3.jpg
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
já agora não sei se é aqui o local apropriado para meter esta duvida mas se não for peço desculpa. Em minha casa tenho Tomadas de 2 saidas TV-RD mas não tem a saida de SAT como não uso a saida RD gostava de saber se é possível "canalizar" o sinal da minha panela para a saida RD, se for possivel como faço. Obrigadão
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
quanto ao q pretendes em termos de iluminaçao é uma comutaçao de escada dupla ou seja basta comprares dois comutadores de escada duplos e seguires o esquema basico de uma comutaçao de escada simples mas com comutadores de escada duplos apenas... quanto á segunda duvida a unica coisa q teras de fazer é substituires as tomas TV/FM por tomadas TV/SAT pois as que ja tens nao dao para fazeres o que queres.
 

deltafi

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
292
Gostos Recebidos
0
Aqui tens um esquema funcional duma comutaçao de escada dupla
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
Muito obrigado. Já percebi a instalação que tenho que fazer. Mas não percebi a outra parte a do sinal da panela. Então se eu usar uma tomada TV-SAT não preciso de um divisor de sinal para dividir o sinal pelas 4 tomadas que tenho em casa? É óptimo saber que há gente disposta a ajudar outras
 

sv5

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 26, 2007
Mensagens
219
Gostos Recebidos
0
Tive a ver melhor a minha tomada e chegai á conclusão de que não há solução possível. Em todas as tomadas de casa só tenho um cabo (cabo coaxial), que faz de TV e RD. Ou seja do cabo coaxial que vem da minha antena vai para todas as tomadas da casa, na banana da TV, tenho o núcleo do cabo coaxial ligado ao pin central da banana, e a malha do cabo está ligada ao pin exterior da banana (acho que está bem), mas agora é que vem o problema, na banana RD fizeram um chunt do pin central da banana TV para o pin central do RD.

Resumindo e concluindo os electricistas aproveitaram o pin central que vem da banana TV e fizeram um chunt para o pin central da banana RD. Por isso em todas as tomadas de casa só tenho um cabo que faz de TV e RD. Para ter TV e SAT precisava de 2 cabos diferentes, nao é ? Um para TV e outro para SAT. Obrigado.
 

hiropito15

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 24, 2007
Mensagens
16
Gostos Recebidos
0
Não é bem assim.
Tem um receptor?
Se sim, só pode ter um receptor ligado.
Existem tomadas especificas para esse fim mas são todas de terminal e tem que levar antes um misturador de sinal terrestre e outro de satelite.
Não sei se é permitido citar marcas, mas se precisares de mais informações dispoem.
Mas já agora expilica melhor a tua instalação.
Já obdece ao projecto ITED?
 

djpid

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 29, 2009
Mensagens
178
Gostos Recebidos
0
mediçao terra e com um aparelho um bocado para o caro que tem tres fios de saida 1 liga a vareta terra e os outros dois a uns pequenos pikets que o aparelho traz e ele da-te o valor
 

P.MURGEIRO

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jul 27, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite queria se possivel que me enviassem o esquema de uma cumutação de escadas com dois interuptores e uma lampada.
 

marques 1956

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,695
Gostos Recebidos
0
caro amigo passo a descrever como vais fazer as ligaçoes:

compras dois comutadores de escada, e tens duas setas nos mesmos e cada um tem marcado L- linha, num deles onde dis L- linha ligas a fase, no outro onde dis L-linha ligas o fio que vem da lampada depois vais buscar o neutro e ligas á lampada nas outras duas ligaçoes dos comutadores levas dois condutores dum comutador ao outro e tens a comutaçao pronta.

cump.

luis
 
Topo