• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Servidor de rede ????

jmps1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 20, 2007
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Boas, gostaria, se possível de algumas opiniões soubre a instalação de um servidor.
É o seguinte: Tenho um computador que gostaria que servisse de servidor para uma rede doméstica. Tenho os sistemas operativos XPhome, W98se e Ubuntu noutros 3 computadores da rede. Qual o melhor software para o servidor? Seria possível configurar o servidor para apenas funcionar se fosse necessário (através da activação pela placa de rede??? isto é quando fosse necessário aceder a ficheiros do servidor)?, evitando consumo de energia exagerado?

Desde já o meu muito obrigado.

João Santos
 

binbo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Boas, porque não compras um router?
porque queres um servidor?
comprimentos.
 

jonythefox

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
515
Gostos Recebidos
0
Servidores de Rede tem aquilo em que traduzindo dentro do possivel se chama de 'papeis' (Server Role) ou seja: Qual é o papel que pretendes q o teu servidor de rede tenha??

-Mail Server (Servidor de correio)
-File Server (Servidor de ficheiros)
-Web Server (Alojamento de paginas Internet)
-DNS Server (Servidor de gestão de nomes de dominio (q tradução merdosa)
-DHCP Server (Servidor de atribuição dinamica de IP's)
-Domain Controler (Em Microsoft é o Servidor q controla os dominios dessa rede)


Para dar apenas alguns expls
Alguns destes papeis não é incomum encontrar em apenas uma maquina, mas habitualmente não se misturam papeis criticos

Ou seja não se coloca na mesma maquina um Web Server e um Mail Server, pq ambas as funções exigem mtos recursos da maquina e seria ainda um falta de segurança.
Mas é comum existirem DHCP, DNS, e domian controler tudo no mesmo servidor se a rede for relativamente pequena..

Primeiro pensa o q pretendes fazer dps escolhe a maquina, a seguir o Sistema operativo (pois tmb é importante Linux é free, Microsofre precisa licenciamento por maquina ou cliente)

Cmpts
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas, gostaria, se possível de algumas opiniões soubre a instalação de um servidor.
É o seguinte: Tenho um computador que gostaria que servisse de servidor para uma rede doméstica. Tenho os sistemas operativos XPhome, W98se e Ubuntu noutros 3 computadores da rede. Qual o melhor software para o servidor? Seria possível configurar o servidor para apenas funcionar se fosse necessário (através da activação pela placa de rede??? isto é quando fosse necessário aceder a ficheiros do servidor)?, evitando consumo de energia exagerado?

Desde já o meu muito obrigado.

João Santos

Boas.

O que percebi, e que queres um dispositivo em rede pra onde possas partilhar os ficheiros; docs, musicas, filmes, etc.
Tens o Samba pra linux, mas pra isso tens de ter um maquina sempre ligada com essa aplicação a correr.
Existem uns dicos externos, que em vez de ligar ao pc por USB com se ve muito agora, tem ligacao de rede, o que permite ter informacao sempre disponivel em rede.

exp:

h__p://www.iclub.com.pt/post.php?id=1645

faz procura no google por "network storage" ou "discos de rede"

Existe da linksys, HP, Dlink, e outra marcas. Inclusive ate ja ha solucoes wireless.

ex:
h__p://www.dlink.com/products/category.asp?cid=65
 
Última edição:

jmps1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 20, 2007
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Desde já os meus agradecimentos, já fiquei com algumas ideias.....
Tenho uma rede já com hub e rooter. O que pretendo é um servidor para armazenar ficheiros. Tenho o escritório em casa e possuo rede embutida nas paredes em toda a casa (quartos salas,etc). O que pretendo é trabalhar no escritorio e guardar o trabalho num só computador. Se pretender aceder ao trabalho na sala...voilá, vou ao servidor...

Obrigado.
 

jonythefox

GF Ouro
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
515
Gostos Recebidos
0
Então qq maquina e SO dá....

Se queres ir mais além e free instala LInux mas só pelo desafio 'academico' porque qualquer Windows te permite fazer shares... Podes usar um logon script para mapear o disco de rede do servidor para não teres de fazer browse da rede sempre que quiseres la chegar..
 

DiabloMan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 25, 2007
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Entao se a função é essa ...pq é que nao compras um NAS ,eu comprei um da iomega de 500 GB e tem ligação USB e Ethernet.Basicamente trata-se de um HD daqueles externos (a maioria é USB) mas com uma porta de rede.Em resumo,ligo um cabo de rede directamente do disco ao router, e posso aceder de qualquer pc dentro da minha rede ao disco sem ter que ter nenhuma maquina ligada.Na staples custa 159€ ,secalhar já está mais barato.

Acho um desperdicio de energia ter um pc ligado no horario laboral ,quando a energia é + cara,só para ir buscar ficheiros a outro pc.

PS: uma outra alernativa é instalares esse disco num pc que realmente precise estar sempre ligado.
 
Última edição:
Topo