• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

motherboard nova?

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

eu queria pedir um conselho, uma segunda opinião
o meu computador tem um disco quase novo com 250gb e ja o tive de formatar e clonar(a partir de um disco de 6gb k vinha com o pc) montes de vezes pois passado algum tempo da o ecra azul de erro e ao reiniciar da erro a carregar o SO
ora com o disco original de 6gb nao dao estes erros
sera que pode ser da motherboard ser velha (1999) e ser incompativel com o disco novo?
e que se for isso eu compro uma nova um processador novo e ram nova
eu fui a uma loja ao pe de minha casa da inforlandia e disseram me que podia ser disso da board como a minha e velha podia ter sido sobrecarregada com o disco
o que me aconselham?

cumps
 

manemacaquinho

GF Bronze
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Amigo, tive um problema semelhante. Isso normalmente acontece quando existe incompatibilidades entre o SO que tens no disco e o Hardware. Acontece quando fazes alguma actualização/alteração de hardware ou software.

Vou te dar umas hipóteses:
  • Formatar o disco (foi a minha opção). Isso implica que faças um backup da informação importante que tenhas nele. Poderás ligar o disco a um outro PC que esteja ok e copias o que te interessa.
    Uma instalação de raiz com todo o hardware da máquina deverá resolver o teu problema.
  • Também pode acontecer incompatibilidades/erros na RAM. Deves retirar os módulos e limpar os contactos tanto no(s) módulo(s) de memória como no encaixe. Com jeitinho pra não danificares nada :)
  • O mesmo que referi no ponto anterior para as memórias pode se aplicar à placa gráfica, placa de rede, enfim tudo o que tiver encaixes em slots.
  • Revê também as ligações dos discos e drives de cds/dvds, desencaixando e voltando a encaixar com calma, cuidado mas de forma que fique impecável. Aproveitas sempre para ir limpando algum pó acumulado...

Se depois disto continuar na mesma... aconselho a pensar na troca da board...

Um abraço.
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

desda ja um obrigado pela atençao

em relaçao a formatar foi isso que fiz quando o erro se deu e entao deois de formatar clonei do outro disco que funciona bem
e a limpeza nao a mt tempo eu fiz isso desmontei tudo com cuidado e limpei tudo na motherboard e por consequente tive que desligar e voltar a ligar tudo e ficou a dar bem
por isto e que eu digo que pode ser da board ser velha e ja nao aguentar o disco
aguardando resposta

cumps
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
boas amigo, elucida lá a gente melhor que pc é que tens, só pelo disco não vamos lá...

touromelga...
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas


pois bem vou ser mais especifico

tenho uma motherboard Bx-440b(1999) nao sei bem a marca
um processador de 450Mhz pentitum III(1999)
4 rams (1 de 64mb(1999), e 3 de 128(de diferentes datas)) das quais nao e reconhecido a totalidade da ram pois so reconhece 327mb
dp tenho o disco d 6gb k veio com o pc mas como e muito pekeno comprei um de 250gb e clonei o de 6gb para o de 250 e enkuanto k o de 6gb funciona bem apesar do pouco espeço o de 250gb tem sempre depis de algum tempo o prob do ecra azul de erro grave
tenho uma drive de diskettes (1999)
um leitor de dvd da LG(axo k e de 2000 e tal)
e um gravador de dvd da light scribe de 2007
SO xp pro sp2
e suficiente?

cumps
 

stones

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Boas,

Eu conheço essas boards, tens de fazer um update á bios e mesmo assim tenho algumas duvidas se a tua board vai suportar os 250gb.
Tens de ver as memorias dizes que tens 3 de 128mb e 1 de 64mb isso da um total de 448mb. Ou a board não suporta mais que 327mb ou então tens algum pente de memoria morto. Verifica as memorias vai testando uma a uma para assim descobrires qual delas esta morta.

Cumprimentos
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
boas


pois bem vou ser mais especifico

tenho uma motherboard Bx-440b(1999) nao sei bem a marca
um processador de 450Mhz pentitum III(1999)
4 rams (1 de 64mb(1999), e 3 de 128(de diferentes datas)) das quais nao e reconhecido a totalidade da ram pois so reconhece 327mb
dp tenho o disco d 6gb k veio com o pc mas como e muito pekeno comprei um de 250gb e clonei o de 6gb para o de 250 e enkuanto k o de 6gb funciona bem apesar do pouco espeço o de 250gb tem sempre depis de algum tempo o prob do ecra azul de erro grave
tenho uma drive de diskettes (1999)
um leitor de dvd da LG(axo k e de 2000 e tal)
e um gravador de dvd da light scribe de 2007
SO xp pro sp2
e suficiente?

cumps


boas, amigo, pois o teu pc, ma melhor das hipoteses só suporta até 40Gigas de disco, mesmo um de 80gigas, isso com a opção de 32bits, ele deve funcionar a rasca, então por mais 250gigas, isso já é muita fruta para esse controlador dessa board, só tens uma opção, ou formatas o disco com uma partição ai de 40gigas e ficas assim e já trabalha na boa, mas depois tens um bom disco desperdiçado com espaço que não é usado, ou pensas mesmo em tocar as tripas de vês por uma coisa actualizada para trabalhar com esse disco, mas pro o teu problema a comtroladora da board já muito velha e não teem carroça para trabalhar com esse disco a 100%, mesmo que tivesse, quando enchesses o disco ela depois nem se mexia ficava muito lento, por isso mais vale, pensares num upgrade, que já é altura de dar reforma a isso...

touromelga...
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

em relaçao a memoria eu ja tive em volta dessa questao e nao deu para perceber qual era a que estava mal pois nunca dava bem qualquer que fosse a combinaçao as memorias e os encaixes eu verifiquei os e estavam bem sem falhas nem nada
a bios foi actualizada a pouco tempo por isso tambem nao deve ser disso
deve ser mesmo da motherboard ser velha e eu estou mesmo a pensar em trocar a board processador e ram tenho e de encontrar motherboards que suportem quad cores e que de pa ter no minimo 3 dispositivos IDE eu bem vejo nos sites de distribuidoras em viseu mas so encontrei com 1a ligaçao IDE.

cumps
 
Última edição por um moderador:

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
boas

em relaçao a memoria eu ja tive em volta dessa questao e nao deu para perceber qual era a que estava mal pois nunca dava bem qualquer que fosse a combinaçao as memorias e os encaixes eu verifiquei os e estavam bem sem falhas nem nada
a bios foi actualizada a pouco tempo por isso tambem nao deve ser disso
deve ser mesmo da motherboard ser velha e eu estou mesmo a pensar em trocar a board processador e ram tenho e de encontrar motherboards que suportem quad cores e que de pa ter no minimo 3 dispositivos IDE eu bem vejo nos sites de distribuidoras em viseu mas so encontrei com 1a ligaçao IDE.

cumps

boas amigo, é assim se é investimento, esquece o IDE, pensa em SATA, os IDE's teem os dias contados, as motherboards teem tendencia a cada vêz mais trazer só mesmo um suporte apenas para dois despositivos IDE e os restantes SATA, ainda deve existir alguma coisa, mas nesta altura, pensa em arranjar uma que suporte CPU's até FSB 1333,(core 2due, e quadr core), DDR2 a 1000mhz de bus, em utlimo caso uma que suporte já os dois tipos de memoria DDR2 E DDR3 para um futuro upgrade, os ide hoje só se tiveres um disco grande para aproveitar(como o que tens) e um gravador dvd IDE, fora isso pelos preços compença já comprar Sistema SATA, alem do mais é mais rápido nas tranferencias de dados em relação ao IDE...

portanto é informars-te e pensar am tecnologia nova e não pensar naquela que está em vias de extinção, é só pensares o AGP saiu muito bom, saiu o PCIexpress foi a Reforma para o AGP, o mesmo se passa com o IDE apareceu o SATA, o IDE vai pelo mesmo caminho...

a que ter calma agora na altura de investir...

touromelga...
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

pois eu sei k agr os SATA e k tao melhores mas eu tenho o disco de 250gb IDE, o disco alternativo de 6gb s houver algum prob com o de 250, o gravador de dvd IDE, o leitor de dvd IDE, enfim eu tenho tudo IDE e por isso convinha m ter uma board pa IDE com suporte para a + recente tecnologi de processadores e rams
mas pronto vou ver preços e dp decido algo
muito obrigado pela ajuda
cumps
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
boas

pois eu sei k agr os SATA e k tao melhores mas eu tenho o disco de 250gb IDE, o disco alternativo de 6gb s houver algum prob com o de 250, o gravador de dvd IDE, o leitor de dvd IDE, enfim eu tenho tudo IDE e por isso convinha m ter uma board pa IDE com suporte para a + recente tecnologi de processadores e rams
mas pronto vou ver preços e dp decido algo
muito obrigado pela ajuda
cumps


boas, pois o problema está mesmo ai, neste momento os fabricantes estão a bandonar cada vêz mais o IDE, por isso já se torna raro motherboards com dois portos IDE para 4 despositivos, fazendo apenas com 1 porto para dois despositivos, neste altura isto funciona perante a necessidade do mercado, portanto se há material que trabalha mais rápido, logico que o que trabalha mais lendo aos poucos vai sendo removido, penso que mais uns anos e o IDE passa a historia, portanto, o que podes aproveitar é o disco de 250gigas e o gravador para trabalhar com uma board nova e depois mais tarde trocar por outros SATA, e guardar o leitor dvd e o disco 6gigas, que podem sempre fazer falta...

quanto a situção de algo correr mal, é quando meteres o sistema operativo no disco, é fazeres uma partição só com 60gigas para o sistema operativo e programas, e depois o restante noutra partição para os dados, caso o pc venha a ter galha, é formatar a partição do sistema operativo carregar tudo e pronto já está a outra partição com os dados, havendo galha ou não está sempre lá, não a perdes, só se o disco avariar, mas isso já era de mais...

touromelga...
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

pois bem quanto aos dados nao se perdem pois com um programa que me foi recomendado aqui no gforum o get data back for ntfs consigo recuperar todos os ficheiros que quiser da partiçao se lhe der o problema

queria agora tirar uma duvida sobre um assunto indirectamente relacionado com este se fosse possivel:
no assistente de transferencia de ficheiros e definiçoes do xp para quando se muda para um pc novo e assim da para mudar ficheiros e definiçoes
pois a minha ideia era esta
cum um SO(xp) novo fazia uma instalaçao limpinha e dp metia la os ficheiros e definiçoes atraves desse assinstente que pelo que eu apurei peskisando no google cria um ficheiro ou algo assim tipo um backup de dados. a minha duvida e se o pc fika com os mesmos ficheiros, mesmo ambiente de trabalho de todas as sessoes, mesmos programas, enfim tudo o que tinha mas numa versao do xp diferente?

cumps
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Como utilizar o 'Assistente de transferência de definições e de ficheiros' utilizando o CD-ROM do Windows XP
Para utilizar o Assistente de transferência de definições e de ficheiros utilizando o CD-ROM do Microsoft Windows XP, comece por efectuar os passos descritos na secção "Recolher os ficheiros e as definições do computador antigo" deste artigo e, em seguida, efectue os passos descritos na secção "Transferir os ficheiros e as definições para o computador novo", também neste artigo.


Recolher os ficheiros e as definições do computador antigo
1. Inicie o Assistente de transferência de definições e de ficheiros no computador no qual pretende recolher os ficheiros e as definições. a. Introduza o CD-ROM do Windows XP na unidade de CD-ROM ou de DVD-ROM.
b. Clique com o botão direito do rato em Iniciar, clique em Explorar e, em seguida, abra a pasta Support\Tools no CD-ROM do Windows XP.
c. Faça duplo clique no ficheiro Fastwiz.exe para iniciar o Assistente de transferência de definições e de ficheiros.

2. Clique em Seguinte.
3. Clique em Computador antigo e, em seguida, clique em Seguinte.
4. Clique no método de transferência que pretende utilizar; por exemplo, Unidade de disquetes ou outro tipo de suporte amovível e, depois, clique em Seguinte.
5. No ecrã O que deseja transferir? , clique nas selecções que pretende transferir e, depois, clique em Seguinte.

NOTA: Quando efectua uma selecção, é apresentado um resumo dos itens a transferir na lista Baseado na selecção actual, os seguintes itens serão transferidos . Pode utilizar esta lista para confirmar que as definições ou ficheiros pretendidos serão transferidos.
6. O assistente recolhe os ficheiros e as definições. Se seleccionou Unidade de disquetes ou outro tipo de suporte amovível no passo 3, é apresentado um pedido para introduzir o suporte (disquete ou outro suporte amovível) e, depois, clicar em OK.
7. Clique em Concluir.

Transferir os ficheiros e as definições para o computador novo
1. Inicie sessão no computador baseado no Windows XP como o utilizador cujas definições pretende restaurar.
2. Clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, aponte para Acessórios, aponte para Ferramentas do sistema e, em seguida, clique em Assistente de transferência de definições e de ficheiros .
3. Clique em Seguinte.
4. No ecrã Qual computador é este? , clique em Computador novo e, depois, clique em Seguinte.
5. Clique em Não necessito da 'Disquete de assistente'. Já reuni as minhas definições e ficheiros do computador antigo e, depois, clique em Seguinte.
6. No ecrã Onde estão os ficheiros e as definições? , clique no mesmo método de transferência seleccionado previamente. Por exemplo, Unidade de disquetes ou outro tipo de suporte amovível .

NOTA: Se clicar em Outro (por exemplo uma unidade amovível ou de rede) , procure ou escreva a localização que contém as definições e os ficheiros recolhidos.
7. Clique em Seguinte. Se seleccionou Unidade de disquetes ou outro tipo de suporte amovível , é apresentado um pedido para introduzir a disquete 1 e, em seguida, clique em OK.
8. Clique em Concluir.
9. Quando receber a mensagem que se segue, clique em Sim:
É necessário terminar a sessão para que as alterações entrem em vigor. Pretende terminar a sessão agora?
10. Inicie sessão no computador para aplicar as definições transferidas.

Código:
http://support.microsoft.com/kb/306186/pt
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

peço desculpa se nao fui mais claro
eu sei +/- como se processa o assistente
eu so queria saber se a aparencia ficava igual com todas as sessoes, ou seja, se ficavam as mesmas musicas, filmes, imagens, programas, etc...
funciona assim?

cumps
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
boas

peço desculpa se nao fui mais claro
eu sei +/- como se processa o assistente
eu so queria saber se a aparencia ficava igual com todas as sessoes, ou seja, se ficavam as mesmas musicas, filmes, imagens, programas, etc...
funciona assim?

cumps

É mais facil fazer uma imagem do disko,menos tempo perdido e um backup completo do sistema

cumpts
hell
 
Última edição:

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

pois eu sei que demora menos tempo mas tambem nao sei que soft se usa para isso
alem do que eu so quero os ficheiros e definiçoes o SO de base que meter um "limpo" e por isso queria saber se fica igual ao sistema que tinha de onde se tiram essas definiçoes e ficheiros
e entao sabes me dizer se fica o que eu disse no meu post anterior igual?

cumps
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
boas

pois eu sei que demora menos tempo mas tambem nao sei que soft se usa para isso
alem do que eu so quero os ficheiros e definiçoes o SO de base que meter um "limpo" e por isso queria saber se fica igual ao sistema que tinha de onde se tiram essas definiçoes e ficheiros
e entao sabes me dizer se fica o que eu disse no meu post anterior igual?

cumps

Ficar ficam,mas podem dar erro depois em alguma configuraçao,quanto ao sof tens o Norton Ghost exelente ferramenta para backup´s totais ou parciais

cumpts
hell
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

fiz um backup com o norton ghost
agora quando kiser basta me instalar um xp limpo e dp restaurar o backup para fikar como eu kero?

cumps
 

vtuning

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,051
Gostos Recebidos
0
boas

deixem me reformular a minha ultima pergunta
depois de instalar o novo XP e so restaurar os backups e fica tudo igual ou podemos escolher o que queremos?
e se tivermo instalados programas ke tao nos backups da erro, instala por cima do k ja esta ou simplesmente nao restaura os ficheiros ja existentes?

cumps
 
Topo