• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Windows bloqueia depois de instalar novo hardware

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Tenho um portatil com as seguintes caracteristicas:

Cpu: P4 2Ghz
Hdd: 30 Gb
Ram: 768 Mb
Video: Sis 630
MB: Sis 650
SO: Win XP Pro
Marca: "Branca" (Uniwill - N34AS1)

Problema:

Instalei-lhe uma drive de gravação de DVD modelo Samsung SN-S082H, mas o computador bloqueia quando aparece o ecran de inicio do Windows. Ou seja, a Bios detecta a drive sem problema mas quando o SO vai a iniciar naquela parte onde aparece a barra azul de progressão, fica bloquado. Se arrancar pelo modo de segurança isto não acontece.
Pensei que fosse um problema de drivers e reinstalei o SO de raiz (nada de reparação - apagar tudo e reinstalar) usando esta drive. Ora o processo de instalação correu lindamente mas ao reiniciar para iniciar o SO, no ecran de inicio (barra azul) voltou a bloquear.
Tirando a drive do pc corre tudo lindamente. Experimentei uma outra marca de DVDrw e acontece o mesmo. Será que o pc por ser antigo não é compativél com os gravadores de DVD.

Agradeço a vossa ajuda.

PS:Anteriormente tinha uma drive combo Samsung SN-308B.
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Tenho um portatil com as seguintes caracteristicas:

Cpu: P4 2Ghz
Hdd: 30 Gb
Ram: 768 Mb
Video: Sis 630
MB: Sis 650
SO: Win XP Pro
Marca: "Branca" (Uniwill - N34AS1)

Problema:

Instalei-lhe uma drive de gravação de DVD modelo Samsung SN-S082H, mas o computador bloqueia quando aparece o ecran de inicio do Windows. Ou seja, a Bios detecta a drive sem problema mas quando o SO vai a iniciar naquela parte onde aparece a barra azul de progressão, fica bloquado. Se arrancar pelo modo de segurança isto não acontece.
Pensei que fosse um problema de drivers e reinstalei o SO de raiz (nada de reparação - apagar tudo e reinstalar) usando esta drive. Ora o processo de instalação correu lindamente mas ao reiniciar para iniciar o SO, no ecran de inicio (barra azul) voltou a bloquear.
Tirando a drive do pc corre tudo lindamente. Experimentei uma outra marca de DVDrw e acontece o mesmo. Será que o pc por ser antigo não é compativél com os gravadores de DVD.

Agradeço a vossa ajuda.

PS:Anteriormente tinha uma drive combo Samsung SN-308B.

boas amigo, só uma questão ao instalares as drivers, viste a configuração dos junpers na parte de trás da drive , para defenir master e slave, ou seja primario e secundário???

quanto ao pc ser velho isso não quer dizer nada, já instalei em pc's mais antigos e funcionou, o problema pode estar, em avaria na drive ou não teres isso configurado devidamente...



touromelga...
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Trata-se de uma drive de portátil. Não tem jumpers. Master e slave são definidos via firmware. Neste caso ela estáva configurada para "Secondary Master" o que coincidia com a minha antiga combo que também estava. A Bios detecta a drive correctamente, como "Secondary Master" e não lhe atribui nenhum erro do género "IDE 1# error". A prova é que consigo instalar o XP utilizando a drive.
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Trata-se de uma drive de portátil. Não tem jumpers. Master e slave são definidos via firmware. Neste caso ela estáva configurada para "Secondary Master" o que coincidia com a minha antiga combo que também estava. A Bios detecta a drive correctamente, como "Secondary Master" e não lhe atribui nenhum erro do género "IDE 1# error". A prova é que consigo instalar o XP utilizando a drive.

há, não mensionas-te que era um portatil, parti do principio que era um desktop vulgar, bem sendo assim não estou a ver se consegues instalar o windows, e este nas configurações agarra, penso que deve ser algum comflito de drivers, não estarem actualizados, a tua unica alternativa é experimentar outra versão do windows xp...

já agora a que estás a usar é a 1º versão 2002 do xp sp1 ou a xp sp2 ???

touromelga...
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Em modo de segurança fazes o seguinte:

Clikas aquiUpdate firmware
senao der com este update,ja te dou mais
Existem dois modelos :

Poderas verificar a versao

Aqui:
Procura Aqui
 
Última edição:

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Windows XP Pro SP2

olha só uma duvida, estás a instalar o windows xp de um cd que vêm a acompanhar o pc já com as drivers todas metidas é isso???

se assim for esse windows não o podes instalar, visto que só trás as drivers para a antiga drive combo e gera conflitos...

tens de arranjar outra copya do windows xp para isntalar...

touromelga...
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
O CD do Windows XP não tem ligação nenhuma com o PC. Foi adquirido à parte. Uma coisa estranha que também ocorreu foi eu tentar iniciar um SO Linux (Kurumin Linux) através de um Live CD e este ter bloqueado, também, durante o processo de configuração automática (startup). Coisa que com a drive combo não sucedia.
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Em modo de segurança fazes o seguinte:

Clikas aquiUpdate firmware
senao der com este update,ja te dou mais
Existem dois modelos :

Poderas verificar a versao

Aqui:
Procura Aqui

São duas versões de firmware e servem para definir a drive para Secondary Master (CSEL=Low) e Secondary Slave (CSEL=High). Isto seria util caso eu estivesse a ter problemas de detecção da drive na Bios do tipo "IDE 1# error", que tem a ver com o facto de a drive vir definida como Slave e o portátil apenas permitir Master. Só que este não é o meu caso porque a drive vem com o firmware SB00 (CSEL=Low) que é o apropriado para o meu portátil, pois a combo que eu tinha estava definida como Secondary Master.
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
O CD do Windows XP não tem ligação nenhuma com o PC. Foi adquirido à parte. Uma coisa estranha que também ocorreu foi eu tentar iniciar um SO Linux (Kurumin Linux) através de um Live CD e este ter bloqueado, também, durante o processo de configuração automática (startup). Coisa que com a drive combo não sucedia.

bem é assim estás-me a esgotar as alternivas, a partida, esse problema nem deveria existir, era tocar as drives e táva andar e o windows instalava o novo harware, agora se nem com um live cd em linux, á ai qualquer coisa que não está bem, será a controladora da drive que está com algum problema, bem vou fazer umas pesquisas e depois já digo algo, isto é estranho...

touromelga...
 

xato

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Deixa-me fazer uma pergunta estúpida.
Já experimentaste essa drive noutra máquina a ver se funciona?
E se já tens o SO instalado, já experimentaste ligar a drive antiga, mesmo avariada, a ver se o SO arranca normalmente?
um abraço.
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
A drive antiga foi à vida depois de lhe ter colocado um firmware com o sfdnwin.exe da Samsung. Ao que parece muitos donos desta drive (sn-308b) tiveram este problema. Se eu colocar a drive antiga a bios não a detecta e o SO arranca normalmente. Coisa que também acontecia quando estava a funcionar.

O estranho é eu conseguir instalar o XP com a drive DVDrw que aquiri, mas quando chega à parte de iniciar o mesmo este bloquear. Outra coisa estranha é o facto de ao arrancar em modo de segurança o XP iniciar e detectar a drive. No entanto em modo normal bloqueia.
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0
só uma ideia.. que é tentar ajudar...

e não existe ai conflito de identificação de disco _ C: --- com o nome da drive ?

desculpa se for asneira ... mas a intençao é ajudar amigo... como já aconteceu comigo... só que não era em portatil.

um abraço
paulo
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
A drive antiga foi à vida depois de lhe ter colocado um firmware com o sfdnwin.exe da Samsung. Ao que parece muitos donos desta drive (sn-308b) tiveram este problema. Se eu colocar a drive antiga a bios não a detecta e o SO arranca normalmente. Coisa que também acontecia quando estava a funcionar.

O estranho é eu conseguir instalar o XP com a drive DVDrw que aquiri, mas quando chega à parte de iniciar o mesmo este bloquear. Outra coisa estranha é o facto de ao arrancar em modo de segurança o XP iniciar e detectar a drive. No entanto em modo normal bloqueia.

Ja verificaste no painel de controle,sistema,hardware,gestor de dispositivos
se o controlador da drive está bem instalado?
senao tem nenhum ponto amarelo?

cumpts
hell
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
Ja verificaste no painel de controle,sistema,hardware,gestor de dispositivos
se o controlador da drive está bem instalado?
senao tem nenhum ponto amarelo?

cumpts
hell

Eu no modo normal não consigo entrar, se tiver a drive instalada. No entanto no modo de segurança entro sem problema e a drive é detectada e fica instalada convenientemente, segundo o gestor de dispositivos, ou seja, nada de exclamações amarelas. Por outro lado eu consigo realizar todo o processo de instalação do XP com o respectivo CD a correr na drive em questão. O problema é que depois desta estar pronta o pc reinicia, entra em modo normal e bloqueia na parte da barra azul. Ou seja se fosse um problema de conflitos de drivers antigas a instalação limpa deveria resolver, mas não é o que acontece.
É uma coisa muito estranha. Acho que deve ter mesmo a ver com questões de incompatibilidade de hardware. Obrigado na mesma pelas ajudas.

Vendo bem as coisas, o portatil sem drive até fica mais leve.
 
Topo