• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

4 piscas acesos

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas
Tenho verificado que grande parte dos automobilistas, ao estacionarem o seu veiculo em certos locais, usam e abusam das luzes avisadoras de perigo, (4 piscas). Então vejamos:


Artº 60.º
Luzes avisadoras de perigo-
destinadas a assinalar que o veículo representa um perigo especial para os outros utentes e constituídas pelo funcionamento simultâneo de todos os indicadores de mudança de direcção.

Artigo 63.º

Sinalização de perigo
1. Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo (grave).

2. Os condutores devem também utilizar as luzes referidas no número anterior em caso de súbita redução da velocidade provocada por obstáculo imprevisto ou por condições meteorológicas ou ambientais especiais (grave).

3. Os condutores devem ainda usar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:

a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via (grave);

b) Quando o veículo esteja a ser rebocado (grave).

4 Nos casos previstos no número anterior, se não for possivel a utilização das luzes avisadoras de perigo, devem ser utilizadas as luzes de presença, se estas se encontrarem em condições de funcionamento.

5 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 60 a 300 euros.
 

bravo7

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
boas, se o veiculo estiver estancionado n vejo razão para a utilização dos 4 piscas,se estiver parado concordo com a sua utilização,paragem é diferente de estancionamento...
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
boas, se o veiculo estiver estancionado n vejo razão para a utilização dos 4 piscas,se estiver parado concordo com a sua utilização,paragem é diferente de estancionamento...

O que tinha a dizer sobre o assunto está dito no poste em cima.
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
boas, se o veiculo estiver estancionado n vejo razão para a utilização dos 4 piscas,se estiver parado concordo com a sua utilização,paragem é diferente de estancionamento...

Amigo bravo7. Todos nós sabemos que o estacionamento não a mesma coisa que a paragem, uma vez que falas nisso, podias informar os membros do fórum das diferenças. Todos os que não sabem te ficarão gratos.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Amigo bravo7. Todos nós sabemos que o estacionamento não a mesma coisa que a paragem, uma vez que falas nisso, podias informar os membros do fórum das diferenças. Todos os que não sabem te ficarão gratos.

O amigo bravo7 não leu o meu poste totalmente. Parar ou estacionar, não interessa, tem de se enquadrar no artigo 60 ou 63.
 
Última edição:

bravo7

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
paragem e estacionamento

paragem é a imobilização do veiculo pelo tempo estritamente necessario para entrada ou saida de passageiros ou para cargas e descargas desde que estas sejam breves,neste caso o condutor tem que estar sempre pronto a retomar a marcha do veiculo sempre que este esteja a impedir ou a dificultar a passagem de outros veiculos.
estacionamento é a imobilização total do veiculo, em segurança,nos locais destinados a esse fim.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
paragem é a imobilização do veiculo pelo tempo estritamente necessario para entrada ou saida de passageiros ou para cargas e descargas desde que estas sejam breves,neste caso o condutor tem que estar sempre pronto a retomar a marcha do veiculo sempre que este esteja a impedir ou a dificultar a passagem de outros veiculos.
estacionamento é a imobilização total do veiculo, em segurança,nos locais destinados a esse fim.

Amigo, estamos a falar de coisas diferentes. Todos sabemos o que é uma paragem e o que é um estacionamento. Eu só pretendo acentuar onde podes e deves usar os 4 piscas. Fora disso podes ser actuado....
 

bravo7

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2007
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
sim tens toda a razão n havendo necessidade até concordo com a aplicação da coima
 

fiat g91

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
454
Gostos Recebidos
0
Já me aconteceu 2 vezes estacionam em frente à minha garagem eu precisei de entrar após algum tempo de buscas lá encontrei os artistas, reclamei com eles os quais ficaram indignados com a reclamação respondendo
"tinha os 4 piscas ligados"

um abraço fiat g91
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Já me aconteceu 2 vezes estacionam em frente à minha garagem eu precisei de entrar após algum tempo de buscas lá encontrei os artistas, reclamei com eles os quais ficaram indignados com a reclamação respondendo
"tinha os 4 piscas ligados"

um abraço fiat g91

Há quem pense que tendo os 4 piscas ligados, resolvem o problema.


:Espi37: :Espi37:
 

bakerzinho

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
o assunto parece-me um pouco mais complicado.
eu faço distribuição em lisboa e ja por duas vezes um policia me disse para nao usar os 4 piscar quando paro para fazer uma entrega.

segundo a lei que diz "destinadas a assinalar que o veículo representa um perigo especial para os outros utentes"
se eu estaciono numa rua "x" de metros antes de uma passadeira e sei que vou ser ultrapassado por outros carros acho que usar os 4 piscas para avisar tanto os outros condutores como os peões que pode exestir algum perigo pode ser bom para todos.
acho que a lei é pouco clara e da muita margem de manobra a policia para aplicar multas!!!
todos sabemos que um carro parado na via que impeça a circulaçao dos veiculos sem recorrer a manobra de ultrapassagem é sempre perigoso!! seja porque ao ultrapassar vem carros em sentido contrario que podem parar ou nao.
dito isto acho que a lei tem que ser mais clara.
 

nrdl

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
207
Gostos Recebidos
0
A lei é clara suficiente... os 4 piscas não são para usar quando se está parado excepto quando isso resulta de uma situação de perigo para os outros utentes da via, carros ou passageiros.

Bakerzinho, o que tu referes é simples de explicar... e mais uma vez não é a lei que é complicada.

Por lei é proibido parar em 2ª fila e também é proibido estacionar onde está assinalado para tal. (e isto não tem nada a ver com o facto de compreender que estás a trabalhar)

O que tu estás a fazer é contrario à lei e é isso que causa perigo para os outros utentes, é a tua paragem que esta a causar essa situação. Não é nenhuma situação involuntária, não é uma avaria, não é um acidente.

Infelizmente aprendeu-se neste pais a resolver tudo com técnicas simples, senão repare-se:
- Fazer marcha-atrás numa AE... sem problema, liga-se os 4 piscas

- Parado antes de uma curva, antes de uma passadeira, a meio da estrada a falar com um amigo... no problemo: liga-se os 4 piscas

- Parar á frente de uma garagem, já foi tudo dito: 4 piscas e quem precisa que espere!

- Quero ir a 150 até ao Porto, sem problemas, ligo o pisca para a esquerda e vou a flashar tudo e todos e fica resolvido

- Está alguém na passadeira e não me apetece parar... não tem problema, peço desculpa e tá resolvido

- E ainda há uma melhor que é... senão fizer piscas, ninguém sabe para onde vou e assim consigo mais facilmente meter-me á frente. E melhor ainda é que esta linha tem o oposto que é... se fizer os piscas a probabilidade de me bloquearem o caminho sempre que possível aumenta exponencialmente.


E assim é por terras lusitanas, todos (ou quase) tiraram a carta... todos tiveram exame de código, mas há sempre dúvidas sobre o que interessa, só sabemos as regras que nos dão prioridade em relação aos outros, quando somos nós a ter de ceder passagem... a lei é confusa e estranha ;P

Abraços
 
Topo