• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Winavi 9.0 - Quero usar as legendas do Vobsub !!!

VictorHugBR

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 23, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Amigos,
O Winavi, a partir da versão 8.0 e 9.0 tem uma espécie de “leitor/editor interno de legendas”. Com legendas com extensão “.srt” acontecem duas situações na hora da conversão de AVI pra DVD:

a) ou saem duas legendas sobrepostas (a do próprio Winavi 9.0 e também a que é lida pelo VobSub) . Nesse caso, uma solução paliativa, pra se ficar com uma legenda só, deve-se clicar com o botão direito do mouse na seta verde do vobsub perto do relógio de horas e marcar a opção “Hide Subtitles”. Aí fica só a legenda lida pelo próprio Winavi (não a do VobSub, que é a melhor!); ou
b) o winavi 9.0 pode não ativar o vobsub e colocar no filme convertido somente a legenda lida pelo próprio Winavi e na formatação do “formatador de legendas” do Winavi (que não é boa).

Como desativar esse “leitor/editor” interno de legendas do Winavi 8.0 ou 9.0 e fazer com que na hora da conversão de AVI pra DVD seja ativado normalmente o VobSub e que seja inserida no filme a legenda do VobSub e não do Winavi? (repito: a legenda gerada pelo editor interno do Winavi não é legal, quero manter a configuração dada à legenda pelo Vobsub)

Obrigado.

Vic/
 

scp1906

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
134
Gostos Recebidos
0
Por acaso também já me aconteceu isso. Normalmente não passo DIVx para DVD no Win. Passo noutro programa. Porém, já me aconteceu e também gostava de saber como resolver esse problema... A tua explicação está perfeita. Agora falta a solução... Obrigado
 

ebaldo

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
2,542
Gostos Recebidos
0
Estive a ver se se conseguía desactivar a opção das legendas do WinAVI, e não encontrei. Sendo assim, tive de fazer outra abordagem ao problema. Conseguí encontrar uma maneira de 'enganar' o WinAVI de maneira a ler as legendas do DirectVobSub, assim deixo aqui essa explicação:

1. fazer o seguinte: criar uma pasta apenas para as legendas no Explorador do Windows, dentro da pasta dos ficheiros de vídeo, como na imagem
2004957069271837400_rs.jpg

e colocar lá as legendas que se querem, neste caso, tenho 3 ficheiros de vídeo, e 3 ficheiros de legendas, exactamente com o mesmo nome (excepto a extensão) [podem ser os ficheiros que quiserem... 4, 5, 6, 100... os que quiserem, mas tenham em atenção a qualidade que querem no DVD];

2. abrir as definições do DirectVobSub e...

2.1 separador General e activar a opção "Always load";
2004921379466508814_rs.jpg


2.2 separador Misc e activar as opções "Pré-buffer subpictures" e "auto-reload subtitle files after (...)" como na imagem:
2004973937547510053_rs.jpg


2.3 separador Paths e fazer como na imagem
2004919215156755935_rs.jpg


2.4 fazer: OK.

3. [Opcional] Abrir o WinAVI e ir a Menu > Options... e desactivar a opção "Use the buit-in decoder":
2004904459740897146_rs.jpg

fazer... OK.

4. fazer a conversão normalmente...
 
Última edição:

VictorHugBR

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 23, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Ebaldo, valeu, muito obrigado! Vc é realmente um expert! Vamos então usar essa solução provisória de "enganar" o WINAVI até que o programa forneça ele mesmo uma solução defitiniva. Mas, a propósito, me diga, vc que entende: seguindo a rotina que vc passou, a gente desmarca o "use the built-in decoder" do WINAVI. Com isso, se eu não estiver enganado, deixa-se de usar os decodificadores do WINAVI (não só para a legenda) e a conversão dá-se a partir de decodificadores que o pc tenha "fora" do WINAVI. Isso não faz o resultado geral da decodificação ficar menos bom né? (porque a decodificação do WINAVI é excelente) Obrigado, mais uma vez, Ebaldo. Vic/
 

ebaldo

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
2,542
Gostos Recebidos
0
Amigo, é experimentares e veres, mas eu penso que a qualidade é a mesma...

Eu não disse, mas o passo 3 é opcional [já alterei!]...

Caso não encontre legendas (...na tal pasta "subtitles" ou aquela que tenham criado para o efeito) não carrega o DirecVobSub; têm é de ter as opções do DirectVobSub exactamente como está no post... para quando encontrar as legendas, carregar e fazer o que lhe mandam direitinho... :Hee:
 

VictorHugBR

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 23, 2008
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Ebaldo, valeu mesmo! Vc é realmente bom nisso.
Testei e deu certinho. E, me pareceu, não diminuiu a qualidade. Mantive marcada, no Winavi, a opção "Use the built-in decoder" (já que vc disse que o passo "3" é opcional). Incrível! Mesmo assim ativou certinho a legenda do Vobsub (somente a do Vobsub!). Não entendi porque...rsrs...mas só com os passos 01 e 02, parou de sair legenda sobreposta e ativou belezinha o VobSub e assumiu na conversão as legendas deste (do VobSub). Ah. Legal que, se não tiver de desmarcar o "Use the built-in decoder" então o Winavi pode se valer de seus decoders...então, com certeza a qualidade não vai sair prejudicada.
Um grande abraço,
Vic/
 
Topo