• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tv´s Samsung

mauviciu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Tenho duas Tv Samsung que me tão atrofiar…
CB-20F12Z avaria tem imagem intermitente pensava que era do TDA na placa do cinescópio fiz a sua alteração e nada, nos cátodos tenho 170V mas num dos cátodos quando ponho a ponta de prova do multímetro no Rk ela baixa para os 120V e fica a dar imagem. Já revi as soldaduras alguns diodos e resistências e pare-se estar tudo em ordem, mas tem avaria…..

A outra Tv é CB-20S10BZ que leva muito tempo para dar imagem, tive a fazer algumas medições, ao medir a tensão B+ vejo que ela vai subindo muito devagar ao longo do tempo
Alterei alguns condensadores do primário mas não deu em nada.

Agradecia que me dessem algumas dicas
Obrigado
:6_15_221:
 
Última edição:

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Na primeira, já vistes todas as resistências que ligam a massa?
Na segunda se já viste os condensadores... e se ja excluiste a fonte... se tirares o transístor de alta a tensão fica logo presente? Pode ser uma fuga nesse ou no transformador de linhas.
 

mauviciu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
boas hj tive toda a tarde a volta destas duas tv

na primeira tv, tive a ver novamente os componentes da placa do cinescopio e as alimentações
na entrada do TDA tem diodos zener de 9.1V mas a tensao é 0.5V e quando aparece imagem fica nos +/- 1.5v a 2v. Se retirar as resistencias que vão ligar aos catodos, fico com a tensao constante de 1.8V no TDA.
tambem liguei os catodos a massa para ver o seu estado e descubri que o catodo vermelho acende com menos intensidade que os outros, e é neste catodo se eu ponho la as pontas de prova do multimetro fica sempre a dar imgem.
JManu não percebi a tua dica para ver as resistencias ligadas a massa :S


em relaçao a outra tv, fiz o que JManu disse, retirei o transistor de alta e liguei a Tv levou +/- 9segundos aparecer 126V, fiz a subestituição deste componente por um equivalente, mas a tv ainda leva algum tempo arrancar,(mt menos tempo mas ainda leva tempo) tipo 3 a 5 minutos fiz a subestituiçao do transformador de linhas e é a mesma coisa :(:(
o que le custa é arrancar com o transformador de linhas porque ouve-se o transformador de linhas a tentar arrancar mas leva tempo estranho....

podem dar mais alguma dica...

obrigado pela ajudaCerveja Gforum
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
boas hj tive toda a tarde a volta destas duas tv

na primeira tv, tive a ver novamente os componentes da placa do cinescopio e as alimentações
na entrada do TDA tem diodos zener de 9.1V mas a tensao é 0.5V e quando aparece imagem fica nos +/- 1.5v a 2v. Se retirar as resistencias que vão ligar aos catodos, fico com a tensao constante de 1.8V no TDA.
tambem liguei os catodos a massa para ver o seu estado e descubri que o catodo vermelho acende com menos intensidade que os outros, e é neste catodo se eu ponho la as pontas de prova do multimetro fica sempre a dar imgem.
JManu não percebi a tua dica para ver as resistencias ligadas a massa :S

As resistências que eu falava é na placa do CRT. Porque quando estas a fazer medições com o multímetro (voltímetro) estas a meter uma resistência alta no circuito entre o ponto que medes e a massa. Se quando medes e a tv fica a funcionar, uma das causas pode ser uma resistência que ligue a massa ou então um zener.
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
em relaçao a outra tv, fiz o que JManu disse, retirei o transistor de alta e liguei a Tv levou +/- 9segundos aparecer 126V, fiz a subestituição deste componente por um equivalente, mas a tv ainda leva algum tempo arrancar,(mt menos tempo mas ainda leva tempo) tipo 3 a 5 minutos fiz a subestituiçao do transformador de linhas e é a mesma coisa :(:(
o que le custa é arrancar com o transformador de linhas porque ouve-se o transformador de linhas a tentar arrancar mas leva tempo estranho....

podem dar mais alguma dica...

obrigado pela ajudaCerveja Gforum

Já viste à saida da fonte o condensador dos 120v, não tenho o esquema.
Mas as tensões devem estar marcadas no chassi.
 

jorge barros

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 25, 2007
Mensagens
125
Gostos Recebidos
0
Olá,mauviciu

Se não tiver os esquemas dos TVs e necessitar,diga.

J.Barros
 

mauviciu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
J.Barros por acaso necessitava do esquema da CB-20S10BZ da outra tenho

vou agora dar mais uma vista de olhos nas tv´s obrigado
 

jorge barros

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 25, 2007
Mensagens
125
Gostos Recebidos
0
Viva

Cá vai então o "dito cujo",embora não seja este o modelo,
O chassis em principio é igual.

J.Barros
 

jorge barros

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 25, 2007
Mensagens
125
Gostos Recebidos
0
Peço desculpa ao moderador,por ter colocado aqui o ficheiro.
Eu sei que o devia ter feito em Esquemas e Manuais.
Fi-lo por distração,mas prometo etar mais atento,no futuro

J.Barros
 

mauviciu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
obrigado pelo esquema, a tv ja arranca bem :D o problema tava num condensador electrolitico 33uf 50V, tive a rever os compoenentes que tinha feito mediçoes e reparei que ainda n tinha mexido neste, fui medir e tava com 1.3uf
não tinha um condensador de 33uf mas subestitui por um de 22uf, mal ligeui a tv ela arrancou logo so qu o ecra fica durante +/-1 minuto com o ecra preto meio esverdiado e não da som, passado esse tempo fica a dar imagem e som.
tambem tem um problema que é vou ao menu e ajusto as defeniçoes de cores o contraste brilho etc mas se eu desligar a tv ela não guarda essas defeniçoes :S estranho... arranja-se uma avaria aparece logo 2 :(

em relaçao a outra tv não sei o que fazer mais nela, sera que tem problemas de alimentaçao ??? digo esto porque no TDA no pino 5 que alimenta todos os comparadores(dentro do TDA) este tambem oscila quando a imagem pararece fica a volta dos 6 a 8 voltos.
em relaçao a por a ponta de prova o apareilho de medidas e a tv ficar a funcionar, basta so por uma das pontas de prova no R para ficar com a imgem fixa mas nota-se a imagem ir um pouco a baixo mas n xega a ficar com o ecra preto.

P.S- a outra ponta de prova do miltimetro fia no ar, não ligo a citio nenhum, o que torna a cosia ainda mais estranha no meu ponto de vista :Espi31:
 
Última edição:

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Mete o condensador certo, liga em paralelo um de 10 uf ou entao mete um de 33. Estas a salvar as definições? Tipo "store PP" ou quando ajustas "guardar ok"

Na outra não tens a possibilidade de testar esse chassi noutro CRT? Assim descartava-se essa hipótese.
 

brunoo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 9, 2007
Mensagens
36
Gostos Recebidos
0
em relação ao 2º tv veja os condensadores de 47mf a 200v ou coisa parecida que estão no secundario da fonte(alimentação ao tranf. linhas), esta avaria é comum, veja toda a linha dos 100v diodo condensadores ect
 

mauviciu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Ja alterei os condensadores electroliticos do secundario e continua igual tambem mudei uns a volta do TDA vertical
a linha dos 100V não tou a ver onde é :S
já subestitui o condensador da fonte por um de 33uf o funcionamento é o mesmo


em relaçao a outra Tv não mexi mais nela não sei o k fazer mais, e por enquanto não tenho a possibilidade de experimentar em outro CRT

uma boa Pascoa a todos e obrigado pela colaboração ;)


P.S- tambem notei que a Tv ta com excesso de vermeilho, e em relaçao ao menu se for la mexer no cntraste etc para a imagem ficar melhor, quando desligo não guarda as defeniçoes, não tenho o comando da tv, por isso não sei como é que querem que eu faça guardar :S
 
Última edição:
Topo