• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como se engana um cliente no Sapo ADSL

tacuara

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 8, 2007
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Boas,

Tenho Sapo ADSL há cerca de 2 anos. Tive o tarifário de 2Mb e depois migraram-me para o 8Mb e finalmente para 16Mb. Durante estes 2 anos sempre tive sempre a velocidade real de 2Mb estáveis sem quedas de sinal pois é o máximo permitido tendo em conta que estou a 5Km da central.
No fim do mês passado decidi mudar para o tarifário 4Mb visto que se ajustava melhor à velocidade real que tinha e podia ter o tráfego ilimitado com +7.5€ por mês.
o downgrade de tarifário foi efectuado gratuitamente para 4Mb e a linha ficou com 3.5Mb reais (já não é mau).

Os problemas começaram há dias quando comecei a notar um certo congestionamento de rede, ou seja todos os dias ao fim do dia as páginas começaram a demorar uma eternidade a carregar. Efectuei testes com 3 computadores, 2 routers adsl e 1 modem e os sintomas foram sempre os mesmos e deduzi que o problema não era local.

Liguei para o apoio ao cliente e expliquei a situação, que a internet ficava lenta ao fim do dia. Atribuíram-me um número de avaria e passados 2 dias foi dada como "resolvida".
Qual não é o meu espanto quando vejo a velocidade a qual estava sincronizado e vejo 1024Kb/128Kb !!

Gostaria de indicar que tanto a 2Mb como a 3.5Mb nunca tive quedas de sinal e a ligação era estável.

Voltei a ligar para o apoio ao cliente e disseram-me a treta dos testes na linha e que esta só suportava 1Mb. Como é isto possível numa linha que teve tanto tempo 2Mb sem problemas ? Limitaram-se a empurrar a culpa para cima da PT dizendo que foi o que os técnicos deles concluiram

Estive a verificar os dados de atenuação e SNR no router e tenho a certeza que permitem pelo menos 2Mb

Rate (Kbps) : 1024 128
SNR Margin (dB) : 19.8 28.5
Attenuation (dB) : 60.5 40.6

Quando tinha 2Mb era +- isto

Rate (Kbps) : 2048 256
SNR Margin (dB) : 12-16 21
Attenuation (dB) : 60.5 40.6

E a 3.5Mb

Rate (Kbps) : +-3500 256
SNR Margin (dB) : 4.5-6.5 21
Attenuation (dB) : 60.5 40.6

Concluindo,

Quando tinha o tarifário 8Mb e pagava 35+7.5€ a linha aguentava 3.5Mb; agora que tenho o tarifário 4Mb (mais próximo da realidade) e pago 25+7.5 a linha de repente só suporta 1Mb !! Coincidência ou aldrabice ??

viva o SAPO, é mesmo um grande 0 :Espi31:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Pois isto é compilicado amigo mas infelizmente em Portugal nem sapo nem outros operadores conseguem prestar serviços de qualidade é o país que todos nós temos.
 

fdo450

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
134
Gostos Recebidos
0
adsl

viva amigo tacuara ,eu deixo aqui o meu comentario para quem quiser, tive o mesmo problema com a sapo ,tambem vivo para lá dos 4.5 km da cabine ,tinha dois megas ,mas era tudo aldrabi-se ,tanto reclamei que por fim estive directamente com o tecnico e disse-me que na minha zona a linha só aguentava 512 k ,por tudo isto mudei para outro operador ,sei que tenho a 512 ,pago pouco mas não me sinto tanto enganado embora saiba que mesmo assim me estão aldrabando ,temos que ter paciencia um abraço fdo450
 

tacuara

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 8, 2007
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
Boas amigos,

Bem o técnico já esteve 2 vezes aqui nos 2 últimos anos e disse-me directamente que a minha linha suportava no máximo 2.5Mb e por isso ficou configurada a 2Mb durante os 2 últimos anos.

A minha linha só deixou de suportar 2Mb quando curiosamente eu "deixei de suportar" um tarifário irreal, ou seja em vez de pagar 35€ passei a pagar 25€ (para quê eu ter tarifário 16Mb se sou na realidade melhor servido com o 4Mb? Estou a falar do 4Mb por causa do tráfego disponível porque se o 2Mb tivesse mais tráfego ia para esse)

Para quem quiser saber qual o valor máximo que a sua linha pode atingir pode sempre visitar este site:

h**p://212.23.23.177/calc.htm

No site referido em cima basta indicarem os dados actuais que tem na linha, velocidade de sincronização actual, atenuação na linha e margem de ruído (SNR).

Usando esta calculadora obtenho que a minha linha suporta cerca de 2400Kbps, o que vem confirmar que efectivamente 2Mb são sempre garantidos...
 

kirk

GF Bronze
Entrou
Out 2, 2006
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
Boas tardes

Para não variar aconteceu-me a mesma coisa. Enquanto paguei 35.57 fizeram as migrações até 16Mb mas com intenção de continuarem a cobrar o mesmo valor. Das reclamações fixaram em 2Mb com o fundamento de que a linha só comporta esta velocidade.
Pela falta de respeito pelos clientes na aplicação dos tarifários/serviço e outros procedimentos menos dignos de uma Instituição e melhor custo/beneficio mudei para a Simplesnet.
Atenção não estou a afirmar que é a melhor solução, só o tempo dirá.
:spi70[1]:
 

RobinHood

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 22, 2007
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
ADSl 24 Merdas

é pois com isto tudo o cliente é que ouve mal, as linhas ficam podres quando se está com o contracto do ISP, ou seja até termos isso instalado em casa, tens-se internet até os megas que vem no anuncio, o problema é de pois, o 1 dia a net até que funciona bem a partir dai é o estado da linha que se detiora(apodreçe), é como o Pais, está podre.
ME*DA PARA OS ISPS= CHULOS
 

NIGHT RAVEN

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
26
Gostos Recebidos
0
carissimos a mesma coisa aconteceu comigo, quando se paga muito tem - direitos quando se reduz os "tarifarios" acoisa muda de figura.
 
Topo