• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

configurar rede

manuelbarreto

GF Prata
Entrou
Nov 24, 2006
Mensagens
182
Gostos Recebidos
0
Olá amigos cá estou eu mais uma vez!!
Desta vez queria que me arranjassem um manual como criar ip, mascaras de rede, endereço de rede e broadcast.
Basicamente é criar uma mini rede.
Eu conheço um site que faz isso mas eu queria saber fazer isto manualmente obrigado fico a espera de uma resposta vossa..
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Bom eu não precebi muito bem o que pretendes.
 

Solidd

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
88
Gostos Recebidos
0
Pa criar uma rede tens que ter um router ou um switch e depois nas configurações atribuis os ip's k kiseres. Tb nao percebi bem o que querias.

Cumps
 

tunga9

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2007
Mensagens
89
Gostos Recebidos
0
Amigo eu agora estou a configurar um rede com dois routers, um como access point e outro como client, até agora pareceu-me facil.Basta ler um pouco ou mais dos equipamentos e tb estiver a ler um manual sobre redes que está aqui no forum que é execelente.
Tunga9
 

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
952
Gostos Recebidos
0
A mim o q me parece é q queres aprender a montar uma rede como se ve nas empresas...

Algo do tipo, windows server 2003 com dominio, servidor de DNS, partilha de internet, servidor de aplicaçoes. gestao de utilizadores no dominio etc...

Se o que queres é uma rede para uso domestico basta dizeres para que keres a rede e o pessoal aqui da-te uma mao para configurares a tua rede...

Se realmente queres aprender a montar uma rede com dominio e afins, aí ja tem mt que se lhe diga... mas com calma a malta tb te ajuda...

No entanto eu vou procurar um manual de rede para o windows 2003 server que inclua um pouco de tudo..

Cumprimentos.
 

manuelbarreto

GF Prata
Entrou
Nov 24, 2006
Mensagens
182
Gostos Recebidos
0
ola amigos eu queria aprender a montar grandes redes..
saber calcular mascras de rede, broadcas, tudo o que esteja ligado com redes.
 

manuelbarreto

GF Prata
Entrou
Nov 24, 2006
Mensagens
182
Gostos Recebidos
0
obrigado pelas ajudas eu ja arranjei o que queria falta coverer para pdf e posso postar aqui no forum..:36_2_51:
 

manuelbarreto

GF Prata
Entrou
Nov 24, 2006
Mensagens
182
Gostos Recebidos
0
Ola amigos vou deixar aqui um manual feito por mim como fazer calculos para montar a rede.
E obrigado pelas ajudas que me deram hehehehe..
 

ritzenhoff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
A mim o q me parece é q queres aprender a montar uma rede como se ve nas empresas...

Algo do tipo, windows server 2003 com dominio, servidor de DNS, partilha de internet, servidor de aplicaçoes. gestao de utilizadores no dominio etc...

Se o que queres é uma rede para uso domestico basta dizeres para que keres a rede e o pessoal aqui da-te uma mao para configurares a tua rede...

Se realmente queres aprender a montar uma rede com dominio e afins, aí ja tem mt que se lhe diga... mas com calma a malta tb te ajuda...

No entanto eu vou procurar um manual de rede para o windows 2003 server que inclua um pouco de tudo..

Cumprimentos.

Boas

É mesmo disso que eu ando à procura!! Preciso de umas dicas ou que me indiquem meia duzia de links que me expliquem como fazer isso...

Basicamente a minha rede consiste num modem/router, ao qual está ligado um router, e a este uma carrada de pc's em q se inclui um servidor apache.

O que é que eu quero fazer em concreto?
1º - Conseguir ligar 2 routers ao modem e que as duas sub-lans se consigam "ver", isto é, partilhar ficheiros entre elas.
2º - Criar um dominio com duas zonas, que seriam as tais sublans.
3º - Aproveitar o servidor para criar uma cache de dns

Se houver alguma alma caridosa que me possa ajudar nesta carga de trabalhos, ficar-lhe-ia eternamente grato.
Já tentei por várias vezes criar o dominio com as duas zonas, e saiu sempre asneira :S


abraços
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas

É mesmo disso que eu ando à procura!! Preciso de umas dicas ou que me indiquem meia duzia de links que me expliquem como fazer isso...

Basicamente a minha rede consiste num modem/router, ao qual está ligado um router, e a este uma carrada de pc's em q se inclui um servidor apache.

O que é que eu quero fazer em concreto?
1º - Conseguir ligar 2 routers ao modem e que as duas sub-lans se consigam "ver", isto é, partilhar ficheiros entre elas.
2º - Criar um dominio com duas zonas, que seriam as tais sublans.
3º - Aproveitar o servidor para criar uma cache de dns

Se houver alguma alma caridosa que me possa ajudar nesta carga de trabalhos, ficar-lhe-ia eternamente grato.
Já tentei por várias vezes criar o dominio com as duas zonas, e saiu sempre asneira :S


abraços

Boas.

Ta muito confuso o que pretendes.

1 - ter duas sub-lans. A ideia principal de varias redes distintas e isolar uma da outras. Ja ai tas a baralhar o conceito de sub-lans.

2 - é isto que pretendes ? :
bind
Mas isso de 2 zones so se faz qd se pretende ter redundância na resolução dos nomes.

3 - ai seria fácil, um linux a correr um SMB ( samba ), ate poderia fazer de domain n. auth. controler.. e um named ( cache DNS ).
 
Última edição:

ritzenhoff

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 7, 2009
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela rapidez na resposta. Confesso que estou a calcar uma área em que sou novato. Talvez a imagem de baixo explique melhor a minha ideia.
Teria todo o gosto em saber a tua opinião sobre como desenhar a rede.

abraço
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela rapidez na resposta. Confesso que estou a calcar uma área em que sou novato. Talvez a imagem de baixo explique melhor a minha ideia.
Teria todo o gosto em saber a tua opinião sobre como desenhar a rede.

abraço

Boas.

A minha opcao seria:

Eliminas os 2 routers.
O servidor liga a net pelo modem.
Poes 3 placas de rede no servidor, uma para o modem, 2 outras para cada rede interna.
Em vx dos routers, 2 switch de X portas, par ligar la os teus pcs.

O servidor Linux ( um Fedora 9 ou 10 ), poes a correr, samba ( para partilhar files ), dhcp server ( para dar IPs aos pc's que estao ligados, um bind, para resolver os DNS internos e externos. E uma firewall, tem por ex esta : Arno's iptables firewall., faz de firewall e ao mesmo tempo permite a partilha de net ( como se fosse um router )

De resto um pouco de leitura para cada um desses serviços. Aviso desde ja que te vai dar algum trabalho.
 
Topo