• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda - erro SQL syntax

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
154
Gostos Recebidos
0
Bons dias amigos, preciso de uma ajudinha, mas não sei se estou no sitio correcto, peço desculpa se não estiver.

Então é assim, tenho estado a introduzir produtos numa loja online, até agora estava a copiar o produto e depois alterava e tudo ok, o problema é que não consigo criar novos produtos nem novas categorias dá-me a seguinte mensagem de erro,

1064 - You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near '))' at line 1

insert into categories (sort_order, parent_id, date_added) values ('', '0', date_add(now(), INTERVAL HOUR))


alguém me pode traduzir isto por miúdos? Onde está o erro?

Desde já o meu muito obrigada.
 

Nine Tails

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 9, 2006
Mensagens
545
Gostos Recebidos
0
MySQL é uma base de dados que todos os foruns e sites tem. O teu pc não conseguia establecer ligação com o servidor do dito site. Da proxima, fazes uma limpeza de disco e renicias o modem. Tudo voltará ao normal.
 

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
154
Gostos Recebidos
0
então é problema do pc, ontem ao trabalhar do pc de casa tudo ok, hoje tou noutro pc e já não dá, quando chegar a casa tento no outro a ver se está tudo ok.

obrigada :9BF12D:
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Olha será que podias por colocar aqui o script da página que te dá erro para a gente ver?





Cumps maar3amt
 

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
154
Gostos Recebidos
0
afinal não era problema do pc :Espi43: em casa também me dá o mesmo erro, já contactei com o hosting, mas ainda não tenho solução.

Uma pergunta muito básica, para reiniciar o modem basta desliga-lo e voltar a ligar? è que se é isso já tentei e não funcionou.

maar3amt, trata-se de um site de ecommerce usando o oscommerce, do pouco que percebo parece-me que há algum erro nas categorias na função inserir produto, o que acho estranho é que de manha estava tudo ok e há tarde dava erro, e entre um momento e outro não fiz nenhuma alteração nem á base de dados nem ao site. Em anexo está o codigo das paginas de categorias, não sei se era isto que pedias.
 

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
952
Gostos Recebidos
0
Olá

Pelo que vejo estás a usar o osCommerce.

Se é esse o caso, entao estás a ter esse erro porque eliminaste todos os registos da respectiva tabela (mais propriamente Categorias).

Abrir o ficheiro (pode ser no bloco de notas)(antes deve ser feito um backup do ficheiro):
admin/includes/classes/split_page_results.php

encontrar as linhas:
$offset = ($max_rows_per_page * ($current_page_number - 1));
$sql_query .= " limit " . $offset . ", " . $max_rows_per_page;

substituir por:

$offset = ($max_rows_per_page * ($current_page_number - 1));
if ($offset < 0)
{
$offset = 0 ;
}
$sql_query .= " limit " . $offset . ", " . $max_rows_per_page;


Este erro é ja conhecido e acontece quando sao eliminados tds os registos duma determinada tabela.
Não estou a contar que sejas tu a fazer a alteraçao, mas pede para um administrador da loja online a fazer e o problema ta resolvido.


Cumprimentos.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Agora nao estou no pc mas sim no telemovel (o vicio e grande) logo quando sair do trabalho vou dar uma vista de olhos nisso, mas em principio segundo o que relatas o problema nao deve vir do codigo fonte. Ja tentaste fazer um repair da tabela categories?
 

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
154
Gostos Recebidos
0
Muito obrigada a todos por tentarem ajudar.

Os meus conhecimentos nestas matérias são um pouco limitados, há uns meses resolvi criar a loja e comecei a fazer experiências com os scripts, ao principio com muita dificuldade mas melhorando com o tempo, consegui criar uma loja em condições, mas como era uma experiência estava num servidor gratuito, agora que vi que tinha pernas para andar resolvi avançar para um servidor como deve ser e o meu próprio domínio. Pensava eu que bastava instalar o script, substituir os ficheiros em que tinha feito alterações e inserir a base de dados e tudo estaria ok e realmente a loja até funcionava, mas tinha um problema ao nível da segurança no script, os fulanos do hosting aconselharam-me a instalar o script novamente a partir do painel de controlo, assim fiz, fiz as alterações necessárias e como estava tudo ok, comecei a inserir os produtos, até que um dia quando volto do almoço deixo de conseguir inserir produtos.
Contactei o hosting que me disse que o problema devia ser porque tinha algumas tabelas “sem depurar” e que foram então depuradas e já devia o problema estar resolvido, mas não, voltei a contacta-los a dizer isso mesmo e a pedir para instalar a BD antiga não fosse o problema ser pelas alterações que tinha feito, mas também não resultou, voltei a contacta-los e disseram-me que deve ser um problema no script, que o melhor era desinstalar tudo e voltar a instalar, incluída a base de dados, ora o script ainda é o menos, com paciência eu volto a fazer as alterações todas mas a base de dados tem muitos produtos e não estou com vontade de voltar a inseri-los todos. Para cumulo como estamos em obras em casa não tenho acesso ao meu pc onde estão os backups todos e tenho que me remediar com o do trabalho.

Loogaroo, eu não apaguei as categorias, e quando abro quer a loja quer o painel de admin elas estão lá, o que não consigo é criar novas categorias ou novos produtos.

Maar3amt, se me puderes explicar como faço o repair, agradecia imenso.
 

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
952
Gostos Recebidos
0
É tudo tao vago...

Pelo menos sabemos q o erro está na expressao:
insert into categories (sort_order, parent_id, date_added) values ('', '0', date_add(now(), INTERVAL HOUR))


Pode ser por causa do uso de quote ' em vez de back quote ` ou a falta de back quote

Eu fazia alguns teste atravez do mySQL query browser:

Primeiro experimentava:

insert into categories (sort_order, parent_id, date_added) values ('', '0', '2008-01-01');

e provavelmente vai-t dar exactamente o mesmo erro.

Depois experimentava esta expressão com back quotes:

insert into categories (`sort_order`, `parent_id`, `date_added`) values ('', '0', '2008-01-01');

Cumprimentos.
 

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
154
Gostos Recebidos
0
uma pergunta muito básica, mas onde encontro o mySQL query browser?
No painel de controlo tenho 4 opções: PHPmy Administrator, MySQL Data Bases, MySQL Asistent, Remote MySQL, não é nenhuma destas não?
Entretanto fui ao MySQL Data Bases verificar a base de dados y da-me tudo ok, de qualquer modo mandei fazer a reparação mas também me deu tudo ok.

Obrigada pela ajuda!
 

Kangoroo

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
952
Gostos Recebidos
0
Eu nao conheço as ferramentas disponibilizadas pelos servidores de webhosting para gerir base de dados sql, pq eu trabalho sempre no local, ou atravez da rede...

Mas existe uma ferramenta interessante que se chamam MySQL Migration Tools que pode se sacada de borla do site da base do MySQL que inclui uma ferramenta que se chama MySQL Query Browser...
Com essa ferramenta podem-nos ligar a uma base de dados local ou remota e efectuar acçoes sobre a base de dados...
Permite efectuar queryes sobre a base de dados...

Mas as ferramentas que o teu webhosting disponibiliza tb devem dar para isso, desde que possas efectuar queryes em sql ja serve para fazer esses testes...

Cumprimentos
 

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
154
Gostos Recebidos
0
ja executei as duas querys e ambas correram sem problemas, a partir do PHPmy administrator dá para executar querys.

Alguma outra sugestão?
 

tempest@de

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jun 10, 2007
Mensagens
154
Gostos Recebidos
0
apenas para dizer que já resolvi o problema, voltei a instalar o script e está tudo ok.

Obrigada a quem tentou ajudar :espi28:
 
Topo