• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cubano Miguel Pinto em romance de estreia

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Cubano Miguel Pinto em romance de estreia

O médico cubano Miguel Pinto, radicado em Portugal desde os anos 1990, acaba de editar o primeiro romance, «O ano em que devia morrer», no qual exorciza mágoas e injustiças do seu passado em Cuba.

«Não é uma autobiografia, é um romance que na sua estrutura mostra factos reais da minha vida», explicou o autor, cirurgião de profissão que se estreia na ficção.

«O ano em que devia morrer», editado pela Princípia, conta a história do jovem médico Carlos Dominguez, um militante comunista que por causa de uma missão em Angola, onde conhece uma mulher branca, é perseguido pelas autoridades cubanas.

«Eu desafiei as autoridades e paguei caro. Fui impedido de trabalhar. Eu era cirurgião no Hospital Universitário de Havana e senti-me injustiçado pelo sistema cubano», lamentou Miguel Pinto, referindo que encontrou abrigo em Portugal nos anos 1990.

Nascido em Havana em 1951, Miguel Pinto diz ter ascendência portuguesa, uma vez que na família prevalecem os apelidos Silva e Pereira Nunes.

«Lembro-me da minha mãe ter uma garrafa de vinho do Porto que abria para os convidados e de ser devota da Virgem de Fátima e isso não era muito comum em Cuba«, recorda o autor, médico cirurgião no Hospital Amadora-Sintra e professor assistente na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Miguel Pinto esclarece que o seu romance «não é um panfleto político. É uma denúncia indirecta sobre um país que os portugueses não reconhecem do sol e da praia».

Sobre o passado e o seu país, o autor apenas diz: «não aceito a injustiça, mas perdoo-a».

Quanto ao futuro político de Cuba pós-Fidel Castro, Miguel Pinto está convencido que Raul Castro irá «replicar o modelo de economia da China, de um capitalismo de Estado».

«Qualquer coisa é melhor do que a situação que existia e eu desejo que seja um país democrático e com multipartidarismo», disse o médico cubano.

«O ano em que devia morrer« será apresentado segunda-feira na FNAC Colombo pelo jornalista Ricardo Lourenço. No dia 18 haverá uma apresentação na FNAC-Arrábida, no Porto.
 
Topo