• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Partição do disco rígido

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Caros amigos (em especial o hell...) cá estou eu a aborrecer-vos com um assunto que é de lana caprina mas... que eu não sei resolver. aí vai: comprei um portátil para a minha filha mais nova e vai daí toca a instalar os programas normalmente que todos instalamos. Tudo bem. hoje dei conta que o disco C está cheio. Fui observar e só agora dei conta que o C tem 30 gigas e o D tem 50 e... está vazio. Bom, a solução é reinstalar os programas no d, não? pois, só que o portátil vem com a vista e não há maneira de descobrir como faço isso. Vá lá, amigos: 1.- torno o disco c com mais espaço, mas como?; 2. - instalo os programas na partição D, mas como?
Como sempre os melhores cumprimentos para todos.
P.s: se a resposta ou parecida já anda por aqui peço desculpa mas não dou com ela.
 

meditas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
3,773
Gostos Recebidos
0
amigo o ideal e teres os programas todos instalados no c! no disco d metes todos os ficheiros que nao sao do sistema nem de programas... assim se tiveres algum problema e tiveres que formatar, so mexes na partiçao c e os ficheiros ficam quietinhos na partiçao d! logo escusas de andar a fazer backups antes da formatação!

cumps
 

josepe

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
507
Gostos Recebidos
0
Amigo os 30Gb para o SO e programas chegam, agora no disco D: Crias uma pasta para os Documentos e envias do disco C: todos os ficheiros teus e os que pertencem à tua filha, com extensões .doc .xls .jpg e etc.

Crias outra para os Downloads e envia os ficheiros do disco C: todos para esta paste.

Se fizeres isto libertas o disco C:

Cumps
josepe
 

josepe

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
507
Gostos Recebidos
0
Mensagem quase igual só que foi de meros segundos a colocar.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Caros amigos (em especial o hell...) cá estou eu a aborrecer-vos com um assunto que é de lana caprina mas... que eu não sei resolver. aí vai: comprei um portátil para a minha filha mais nova e vai daí toca a instalar os programas normalmente que todos instalamos. Tudo bem. hoje dei conta que o disco C está cheio. Fui observar e só agora dei conta que o C tem 30 gigas e o D tem 50 e... está vazio. Bom, a solução é reinstalar os programas no d, não? pois, só que o portátil vem com a vista e não há maneira de descobrir como faço isso. Vá lá, amigos: 1.- torno o disco c com mais espaço, mas como?; 2. - instalo os programas na partição D, mas como?
Como sempre os melhores cumprimentos para todos.
P.s: se a resposta ou parecida já anda por aqui peço desculpa mas não dou com ela.

Amigo Biblioteca,podes espandir a particao C: sem perderes dados, no vista é simples e rapido,aumenta 10/15 GB na drive C, e deixas o resto para backups

Para redimensionar tamanho partição ou alterar o tamanho das partições no Windows Vista:

Click on the Start button, and then right click on Computer and select Manage.

Clique no botão Iniciar e, em seguida, clique direito sobre Computador e selecione Gerenciar.


In the Computer Management console, click and expand Storage branch, and click on Disk Management to open and access Disk Management Console.


No Computer Management consola, clique e expandir Storage ramo, e clique em Disk Management para abrir e acesso Disk Management Console.


Disk Management Console display the details of all available volumes and disk drives in the computer configuration in the right pane. Disk Management


Console exibir os detalhes de todas as fontes disponíveis volumes e discos rígidos no computador configuração no painel direito.


Right click on any volume or partition that needs to resize or change the size, and select either Expand (to increase the size) or Shrink (to reduce the size) to change the size of the partition.


Clique direito em qualquer volume ou partição que precisa redimensionar ou alterar o tamanho, e selecione Expand (para aumentar o tamanho) ou Shrink (para reduzir o tamanho), para alterar o tamanho da partição.


Enter amount of space to expand or shrink in MB (cannot exceed the size of available expand or shrink space in MB).


Digite quantidade de espaço para expandir ou encolher em MB (não pode exceder o tamanho do espaço disponível expandir ou encolher em MB).



Click on Expand or Shrink button when done.


Clique no botão Expandir ou Shrink quando terminar.


Windows Vista will reduce or extend the size of the partition online immediately, without the risk of data loss.


Windows Vista poderá reduzir ou ampliar o tamanho da partição em linha imediatamente, sem o risco de perda de dados.
 
Última edição:

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Obrigado amigos, só logo à noite é que posso tentar resolver esta questão. De facto não parece difícil mas não estou familiarizado com o Vista.
Cumpts e bom dia de trabalho, mesmo com este vento e chuva.
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Caros amigos, fui almoçar a casa e tentei resolver o problema, seguindo as instruções do amigo Hell... tudo parecia correr bem, mas... os discos C e D só aceitam reduzir e não Expandir, isto é, esta função nunca activa. E agora, amigos?
Cumpts.
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Procura o hiren boot cd, anda por aqui no forum.

Arrancas com esse cd.

Escolhes partition magic.

1 apagas a particao D:
2 a partir dai ja podes aumentar a particao C:
3 no final ja podes criar uma outra particao D, com o resto do espaco disponivel
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
obrigado nomadeh, até tenho esse hiren e logo vou experimentar, sem a rapariga ver, porque se algo corre mal vai cair o Carmo e a trindade... miúdas..
Cumpts.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Caros amigos, fui almoçar a casa e tentei resolver o problema, seguindo as instruções do amigo Hell... tudo parecia correr bem, mas... os discos C e D só aceitam reduzir e não Expandir, isto é, esta função nunca activa. E agora, amigos?
Cumpts.

Ohhh amigo biblioteca,para expandires um tens de encolher o outro pois o disko nao estica,por isso enconlhes a drive D: e depois ja da para esticar a C:

:naodigas:
 

josepe

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
507
Gostos Recebidos
0
Continuo na minha 30Gb para programas e SO chegam e sobram, a questão é de libertar a partição c:

Meter os dados junto ao SO é de quem não precisa dos seus ficheiros.

Cumps
josepe
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Concordo com o josefe. Amigo Hell...encolhi o disco d e o vista criou outro disco com o espaço que sobrou. Mas, mesmo assim, ao clicar no disco c para o aumentar continua sem activar essa possibilidade.
Cumpts.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Concordo com o josefe. Amigo Hell...encolhi o disco d e o vista criou outro disco com o espaço que sobrou. Mas, mesmo assim, ao clicar no disco c para o aumentar continua sem activar essa possibilidade.
Cumpts.

Amigo Biblioteca hummmm talvez seja da versao do vista,pois no ultimate da pra fazer isso,home premuin julgo que tambem deu...
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Sendo assim:

Clicamos em INICIAR e damos um clique com o botão do lado direito do rato no Meu Computador, seleccionamos GERIR
Expandimos as secções e seleccionamos GERIR Discos
De seguida um clique com o lado direito do rato, na partição e seleccionamos Expandir ou Encolher, para alterar as dimensões da partição
Com este metodo consegue redimensionar as suas partições sem perder dados.


RedimensionarHDD.JPG


nao te aparece esta opçao?
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Concordo com o josefe. Amigo Hell...encolhi o disco d e o vista criou outro disco com o espaço que sobrou. Mas, mesmo assim, ao clicar no disco c para o aumentar continua sem activar essa possibilidade.
Cumpts.

A particao que criou no espaco que encolhes-te elemina,assim ja podes expandir a drive C
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Concordo com o josefe. Amigo Hell...encolhi o disco d e o vista criou outro disco com o espaço que sobrou. Mas, mesmo assim, ao clicar no disco c para o aumentar continua sem activar essa possibilidade.
Cumpts.

Boas.

Tinhas realizado isso como te disse com o Hiren Boot CD e o partition magic.

Era fazer os 3 passos que te indiquei com o partition magic, apagar D, aumentar C, e criar D com o restante. No final era so fazer reboot com o vista e voila....
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Obrigado amigos. Caro Hell..., seguindo a sua opinião, ao diminuir a partição d, cria um espaço vazio com 24,44 Gb. Clicando com o botão do lado direito permite as seguintes opções: 1. - novo volume simples; 2. - Propriedades; 3. - Ajuda. E onde está o eliminar que não o encontro?
Cumpts. Obrigado nomadeh, também mas vou esgotar as possibilidades antes de partir para a sua proposta.
Cumpts.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Obrigado amigos. Caro Hell..., seguindo a sua opinião, ao diminuir a partição d, cria um espaço vazio com 24,44 Gb. Clicando com o botão do lado direito permite as seguintes opções: 1. - novo volume simples; 2. - Propriedades; 3. - Ajuda. E onde está o eliminar que não o encontro?
Cumpts. Obrigado nomadeh, também mas vou esgotar as possibilidades antes de partir para a sua proposta.
Cumpts.

Mas tem um espaço nao particionado é isso? clikando na drive c, rato lado drt nao da pra expandir a particao=?
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Não dá, amigo hell..., de forma que resolvi cortar o mal pela raíz: formatação e reinstalação do so. Vou ver se corre tudo bem. Um enorme obrigado a todos vós que me ajudastes e pela paciência demonstrada em me aturar.
quase estudei o vista de lés a lés a seguir as vossas dicas.
P.S: a minha filha acha que eu estou a ficar velho por falar mal do vista. Velho, eu?!!! Está boa a massa...
Cumpts.
 
Topo