• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Violência doméstica - debate

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas
meus amigos, o tema que trago hoje aqui é sobre violência doméstica.
Uma vez que este tem tido um grande destaque na comunicação social, gostaria que comentassem, o seguinte:

Que acham da violência doméstica gratuita?

Os casais não se entendem porquê?

Conheces alguma situação perto de ti?

Comenta o que souberes.


P.S. Entende-se violência doméstica como as variadas formas de violência interpessoal (agressão física, abuso sexual, abuso psicológico e negligência) que ocorrem dentro da família, sendo perpetradas por um agressor (que possui laços de parentesco, familiares ou conjugais) em condições de superioridade (física, etária, social, psíquica e/ou hierárquica)
 
Última edição:

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Existe ainda a violência Verbal que também faz parte da violência doméstica.


Felizmente não conheço nenhum caso de violência doméstica, mas tenho consciência que essas coisas muitas vezes estão escondidas no medo e na vergonha.

O aumento que se tem verificado na violência doméstica na minha opinião é apenas um aumento das queixas e não um aumento dos agressores, ou seja não creio que haja mais violência doméstica, penso que as vítimas estão a fazer mais queixas o que é positivo.
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
Infelizmente estas a maioria destas situaçoes acabam por ficar "entre paredes".

Já ouvi comentar sobre alguns casos e ate conheço as pessoas em causa, mas nunca vi nem consegui provar nada.

Isto é afirmação do "Macho", esta é a forma de se sentirem superiores.

Normalmente sao pessoas que precisam de se afirmar e nao sabem como o fazer.

Nao posso deixar de lembrar que um dos casos que "conheço" a situaçao é inversa, quem agredia era o sexo Feminino.
 

BAFS®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,049
Gostos Recebidos
0
Grandes mulheres,é pena serem em minoria,porque ha homens que sao uns grandes cobardes,nao batem em homens,porque se o fizessem levavam poucas,infelizmente ainda se houvem situaçoes dessas,é de lamentar.
Deviam ser meramente punidos.
Bom topico.:36_2_51:
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
Infelizmente estas a maioria destas situaçoes acabam por ficar "entre paredes".

Já ouvi comentar sobre alguns casos e ate conheço as pessoas em causa, mas nunca vi nem consegui provar nada.

Isto é afirmação do "Macho", esta é a forma de se sentirem superiores.

Normalmente sao pessoas que precisam de se afirmar e nao sabem como o fazer.

Nao posso deixar de lembrar que um dos casos que "conheço" a situaçao é inversa, quem agredia era o sexo Feminino.


Sim, a maioria das agressões acontece sobre as mulheres, mas existe uma outra coisa que acontece muito e fala-se pouco, é violência sobre os idosos, que muitas vezes ainda têm menos formas de se defender.


Acho que a nossa lei ainda não está bem moldada neste caso, pois é frequente ver vítimas a dizer que fizeram queixas e nada foi feito, depois quando voltaram a casa e ainda foi pior.
 

BAFS®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,049
Gostos Recebidos
0
Sim, a maioria das agressões acontece sobre as mulheres, mas existe uma outra coisa que acontece muito e fala-se pouco, é violência sobre os idosos, que muitas vezes ainda têm menos formas de se defender.


Acho que a nossa lei ainda não está bem moldada neste caso, pois é frequente ver vítimas a dizer que fizeram queixas e nada foi feito, depois quando voltaram a casa e ainda foi pior.

A tvi ainda ha dias deu a serie "casos da vida"onde relatava a violencia a idosos,nomeadamente nos Pais.
 

Magic_Maker

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
4,220
Gostos Recebidos
0
A tvi ainda ha dias deu a serie "casos da vida"onde relatava a violencia a idosos,nomeadamente nos Pais.

Eu vi um bocado dessa reportagem, mas sinceramente acho que isso é muito fruto da educação que deram aos filhos, pois essa reportagem frisava violência de jovens aos pais.

______________________________________________

É sempre um pau de 2 bicos....

Acho que as pessoas que têm conhecimento de algum caso de violência doméstica deviam denunciá-lo, mas depois temos sempre a cena de nos estarmos a meter na vida dos outros.

Muitas vezes a vítima está de tal forma alterada psicologicamente, que vai negar que está a ser agredida, é sempre difícil resolver estes casos, mas o certo é que muita gente vive com isto durante anos.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Falta um esclarecimento: A violência doméstica é um crime público. Não é necessário a vítima fazer uma denúncia. Basta que, para isso, um(a) vizinho(a) denuncie essa situação, a policia vai a casa do casal e elabora um auto de noticia, circunstanciado, relatando todos os pormenores de relevo. Mas há uma coisa que também é relevante, a vitima não deve negar a existência dessa "violência", quando na presença da PSP.

Se o agente presenciar, então aí o caso é outro, o agressor é detido e presente a tribunal.
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Aqui está um tema com pano para mangas.
Hoje todas as pessoas, falam em violência doméstica, com uma diferença, em tempos passados, existi e os intervenientes calavam. Hoje, muitos se manifestam, outros preferem manter o sofrimento a tornar o problema público.

Desengane-se quem pensa que só os de menos recursos económicos exercem esta pressão sobre o(a) seu(a) companheiro(a). Muitos dos ditos senhores são autênticos carrascos, quer física, quer psicologicamente. Com uma diferença: enquanto "os senhores" partem para o divórcio, aqueles que não são "senhores", não têm "pudor", vai daí, aguentam.
Como já foi dito, a violência doméstica é hoje um crime público, - isto quer dizer que: desde que o Ministério Público ou seus agentes tenham conhecimento de factos, o processo para o Tribunal não carece de queixa do ofendido -.
Convenhamos, não ser muito fácil constatar esta realidade, por norma, isto acontece no interior de uma habitação, depois........depois quando uma mulher hoje "mata" e "esfola" o marido, "amanhã" é muito capaz de depor contra os agentes em favor de quem a tortura.

É óbvio que quando as pessoas são bem formadas dialogam, não precisam de utilizar violência e, quando a situação entra em completa rotura, existe a possibilidade de se separarem, hoje, muito mais fácil que ontem.

Talvez um dia volte a este tema, muito há ainda para dizer.
 
Topo