• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Planeta Tangerina edita dois livros este mês

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Ilustração: Planeta Tangerina edita dois livros este mês

A editora Planeta Tangerina, vocacionada para crianças e jovens, vai lançar este mês os livros «Coração de Mãe» e «O meu vizinho é um cão», numa altura em que volta a ser distinguida pelas suas ilustrações.

Os dois novos títulos têm texto de Isabel Minhós Martins e ilustrações de Bernardo Carvalho e Madalena Matoso, os três rostos mais visíveis desta pequena e independente editora literária e atelier de design surgida há quase dez anos.

«O `Coração de Mãe´ é uma espécie de resposta ao livro `Pê de Pai´, que tem sido tão bem recebido, e `O meu vizinho é um cão´ é uma história sobre relações entre vizinhos, sobre o que é aceitar as pessoas diferentes», disse Isabel Minhós Martins à agência Lusa.

Vocacionada para o público infantil, a Planeta Tangerina tem visto os seus livros sucessivamente premiados ao longo dos últimos anos, sobretudo «Pê de Pai», com ilustrações de Bernardo Carvalho, já distinguido em Portugal, Espanha e Alemanha.

Esta semana, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas atribuiu uma menção honrosa do Prémio Nacional e Ilustração 2007 a Madalena Matoso («Quando eu nasci») e uma menção especial a Bernardo Carvalho («A grande invasão»).

«Fazemos pouco livros, mas os que fazemos têm-nos dado muitas alegrias», reconheceu Isabel Minhós Martins, que assina os textos de todos os oito livros que a Planeta Tangerina editou até hoje.

Fora de Portugal, a editora já conseguiu garantir a edição de «Um livro para todos os dias» e «Pê de Pai» em França e, em Outubro próximo, este último será vendido para Espanha.

«Quando eu nasci» sairá na Primavera de 2009 em Itália, pela editora Topipittori com o título «Quando sono nato», uma oportunidade de edição que surgiu na viagem recente da equipa da Planeta Tangerina à Feira do Livro infantil de Bolonha.

Por ser um projecto editorial graficamente diferente, Isabel Minhós Martins defende que os livros da Planeta Tangerina «são para os pais lerem aos filhos, para serem lidos em família».

«Há livros que podem ser mais abstractos para uma crianças do que para outras, por isso não gostamos de catalogá-los», referiu a autora.

A Planeta Tangerina, que conta na sua equipa com seis pessoas, editou os livros «Os habitantes do Planeta Tangerina», «Um livro para todos os dias», «Obrigado a todos», que integra o Plano Nacional de Leitura, «Uma mesa é uma mesa. Será?», «Pê de pai», «A grande invasão», «Quando eu nasci» e o mais recente «O mundo num segundo».

Diário Digital / Lusa
 
Topo