• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Niemeyer «orgulhoso» com eleição para Academia de Ciências

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Niemeyer «orgulhoso» com eleição para Academia de Ciências

O arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, que completou cem anos no final do ano passado, disse hoje à agência Lusa estar «orgulhoso» da sua eleição como sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

«É uma atitude muito generosa para mim que sou um arquitecto. Acho que é um exagero mas foram muito gentis, tenho que agradecer a atenção que tiveram comigo. Agradeço com muito orgulho», afirmou.

A eleição, aprovada na última reunião da classe de Ciências da Academia, tornou o arquitecto a segunda personalidade brasileira eleita este ano para a Academia, depois do antigo presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, em Fevereiro.

«Tenho um grande apreço por Portugal, país amigo onde estive muitas vezes, que tem um contributo fantástico no campo das letras», disse o arquitecto, referindo-se aos autores Eça de Queiroz e José Saramago.

Oscar Niemeyer salientou que, desde a juventude, é leitor de autores portugueses e que mantém na sua prancheta de trabalho uma cópia pendurada do poema «Trova dos Ventos que Passam», de Manuel Alegre.

O embaixador de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa, disse à Lusa que a eleição de Oscar Niemeyer é um reconhecimento da «obra ímpar deste génio da arquitectura universal».

«Assim, é com grande orgulho que, dentro de em breve, vou ter o prazer de entregar a Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro, o diploma que lhe concede a qualidade de sócio da Academia das Ciências de Lisboa«, avançou o diplomata.

Fundada em 1779, a Academia das Ciências de Lisboa tem 35 sócios efectivos e cerca de 140 sócios-correspondentes nacionais e estrangeiros, distribuídos por duas classes (Ciências e Letras).

Ao longo de 2007, ano de seu centenário, Oscar Niemeyer recebeu inúmeras homenagens, programas especiais de reportagens nos media, para quem ele não se cansa de dizer que o »espaço é parte da arquitectura«.

Considerado o pensador do vão livre, traço característico de suas obras, o arquitecto trabalha diariamente, no seu escritório, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, apesar da idade avançada.

Num de seus mais recentes projectos, o Museu Nacional de Brasília, o arquitecto desenhou uma cúpula com 80 metros de diâmetro, um mezanino e sobre ele uma rampa com 30 metros de balanço, que serve como um mirante da cidade.

Trata-se de uma construção com uma estrutura incomum, com um vão livre, sem colunas, seis vezes maior do que a Basílica de São Pedro, em Roma.

Em Brasília, inaugurada em 1960 e considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco em 1987, Oscar Niemeyer projectou a maior parte dos prédios públicos.

Entre as suas obras no estrangeiro, destacam-se ainda 15 prédios do bairro residencial de Hansa, na Alemanha, uma urbanização no Algarve, em Portugal, e a sede do Partido Comunista Francês, em Paris.





Fonte:Lusa
 
Topo