• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Aves da Letra P

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Aves de Letra P
 
Última edição:
M

MMAD

Visitante
Pica-pau

O Pica-pau é uma ave da ordem Piciformes, família Picidae, de tamanho pequeno a médio com penas coloridas e na maioria dos machos com uma crista vermelha. Vivem em bosques onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores. Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares. Os ninho são escavados em troncos de árvores mais alto possível para proteção contra predadores. Os ovos, de 4 a 5 são chocados pela fêmea e também pelo macho durante até 20 dias dependendo da espécie.

Géneros

* Jynx
* Picumnus
o Pica-pau-anão-barrado - Picumnus cirratus
o Pica-pau-anão-dourado - Picumnus aurifrons
* Sasia
* Nesoctites
* Melanerpes
o Benedito-de-testa-vermelha - Melanerpes cruentatus
o Pica-pau-branco ou birro - Melanerpes candidus
* Sphyrapicus
* Xiphidiopicus
* Campethera
* Geocolaptes
* Dendropicos
* Dendrocopos
* Picoides
* Veniliornis
o Pica-pauzinho-avermelhado - Veniliornis affinis
* Piculus
o Pica-pau-bufador - Piculus flavigula
* Colaptes
o Pica-pau-do-campo - Colaptes campestris
o Pica-pau-verde-barrado - Colaptes melanochloros
* Celeus
o Pica-pau-de-cabeça-amarela - Celeus flavescens
o Pica-pau-chocolate - Celeus elegans
o Pica-pau-amarelo - Celeus flavus
* Dryocopus
o Pica-pau-de-banda-branca - Dryocopus lineatus
* Campephilus
o Pica-pau-de-topete-vermelho - Campephilus melanoleucos
o Pica-pau-de-barriga-vermelha - Campephilus rubricollis
o Pica-pau-bico-de-marfim - Campephilus principalis
* Picus
* Dinopium
* Chrysocolaptes
* Gecinulus
* Sapheopipo
* Blythipicus
* Reinwardtipicus
* Meiglyptes
* Hemicircus
* Mulleripicus
 
M

MMAD

Visitante
Poupa

Poupa (Upupa sp.), ou boubela, poupão, poupa-pão e poupinha, é o nome comum dado às três espécies de aves upupiformes pertencentes à família Upupidae e género Upupa. A distribuição geográfica das poupas é vasta e inclui todo o Velho Mundo, desde a Europa às zonas tropicais da Ásia, África (excepto zonas desérticas) e Madagascar. Em Portugal, a poupa pode ser observada em todo o território continental e no arquipélago da Madeira. Sabe-se que algumas populações são nómadas, mas o seu estatuto de ave residente ou migratória é ainda indefinido.

A poupa é uma ave de médio porte, com 25-27 cm de comprimento, cerca de 50 cm de envergadura e cauda relativamente longa. A plumagem é acastanhada, sendo as asas pretas e brancas e a cauda preta. A poupa ponteaguda que lhe dá o nome é bem visível quando erecta. O bico é longo e recurvado e as patas são acinzentadas e curtas. O seu canto é um característico hoop-hoop-hoop que pode ser repetido ao longo de vários minutos.

O seu habitat preferencial é a savana africana e zonas de vegetação rasteira na Europa e Ásia, sendo também relativamente comum em zonas agrícolas. A poupa alimenta-se de insectos e suas larvas, bem como de minhocas e outros anelídeos terrestres, pequenos anfíbios e por vezes pequenas cobras. Embora prefira alimentar-se no solo, é também capaz de caçar insectos em voo.

A época de reprodução decorre entre Agosto e Outubro, dependendo da distribuição geográfica. Cada postura contém 2 a 6 ovos de cor azul-esverdeada. Os juvenis chocam ao fim de cerca de 17 dias de incubação, da responsabilidade exclusiva da fémea, e permanecem no ninho durante cerca de um mês, recebendo os cuidados parentais de ambos os progenitores. A principal característica dos ninhos das poupas, construídos em cavidades de árvore, é talvez o seu cheiro fétido, extremamente desagradável. O mau cheiro não se deve a falta de higiene no ninho, pois é sabido que a fémea o limpa cuidadosamente de todos os detritos, mas representa uma estratégia contra predadores. A fémea e os juvenis desta espécie possuem uma glândula uropigial, capaz de segregar o líquido responsável pelo mau cheiro, que é expelido em caso de ameaça.

O estado de conservação da poupa é seguro, mas a espécie encontra-se em regressão na Europa. No último século desapareceu da Suécia, Holanda, Bélgica e grande parte da Alemanha, sobretudo devido à alteração das prácticas agrícolas e à introdução do uso de insecticidas.

Segundo a classificação tradicional da classe Aves, a família Upupidae integrava-se na ordem Coraciiformes.
 
M

MMAD

Visitante
Pinguim

O pinguim (pt) ou pingüim (br) é uma ave (família Spheniscidae) não voadora, característica do hemisfério Sul. Apesar da maior diversidade de pinguins se encontrar na Antártica e regiões polares, há também espécies que vivem nos trópicos como por exemplo nas Ilhas Galápagos. A morfologia dos pinguins reflecte várias adaptações à vida no meio aquático: o corpo é fusiforme; as asas atrofiadas desempenham a função de barbatanas e as penas são impermiabilizadas através da secrecção de óleos. Os pinguins alimentam-se de pequenos peixes, krill e outras formas de vida marinha.

Os primeiros pinguins apareceram no registo geológico do Eocénico.

O pingüim é uma ave marinha, excelente nadadora, porém não voa. Chega a nadar com uma velocidade de até 40 km/h e passa a maior parte do tempo na água.

Ao contrário do que muita gente pensa, o corpo dos pingüins é revestido de penas e não de pêlos.

Os pinguins classificam-se na família Spheniscidae que, segundo a taxonomia de Sibley-Ahlquist, pertence à ordem Ciconiiformes. Em sistemas classificativos anteriores, o grupo era considerado como ordem separada (Sphenisciformes).

* Os pinguins ficam grávidos de um ovo por 9 meses. Eles (as pinguinhas) tem um espaço oco dentro delas para guardar o ovo. Quando elas nadam, elas enchem o buraco do ovo com água, que nem os submarinos.
 

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
Papagaio-do-mar

Distribuição: Linhas costeiras do Atlântico, nordeste da Europa, Noruega e Rússia, noroeste da França, Canadá, Groelândia e Maine.
Tamanho: Até 35 cm, e a envergadura das asas pode chegar a 60 cm.
Peso: Até 500 g.
Alimentação: Pequenos peixes, moluscos e crustáceos.
Número de ovos: 1 Conhecido por seu bico colorido e diferente, o papagaio-do-mar pode nadar rapidamente debaixo d’água em busca de alimento, engolindo os peixes assim que os agarra.

Durante a época da procriação, eles usam seus bicos especialmente adaptados para agarrar 30 peixes de uma só vez, que são levados para o ninho para alimentar seu único filhote. O papagaio-do-mar vive em grandes colônias com milhares de pássaros, e deve haver cerca de 14 milhões deles nas áreas onde a espécie ocorre.
 

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0
Papagaio Cinzento

4fdd8973e85b9edb8c2ec1d0d7d15fb931bdd8b9.jpg

Distribuição: Florestas baixas e fluviais no centro e oeste da África, de Serra Leoa a Angola, interior do Kênia e Tanzânia. Tamanho: Até 35 cm. Peso: Até 600 g. Alimentação: Sementes e frutas. Número de ovos: 1-4 O papagaio cinzento vive em grandes grupos de centenas de pássaros.

Assim como várias espécies de papagaios, eles preferem viver no topo de árvores altas, e freqüentemente escalam de galho em galho em vez de voar, enquanto se alimentam. Eles buscam alimentos juntos, causando imensos danos para as colheitas de alguns países africanos. Apesar de geralmente tímidos na natureza, eles rapidamente se acostumam aos seres humanos e são animais domésticos bastante populares.

Famosos por sua inteligência, eles são especialmente conhecidos por imitar as pessoas, e podem adquirir um vasto vocabulário. Um desses papagaios mantido em cativeiro, chamado N’kisi, demonstrou ter um vocabulário de 950 palavras e pode inventar suas próprias palavras e frases.
 

varito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2007
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Pintassilgo

pintassilgorj1.jpg
Esta belíssima ave de cerca de 12 centímetros de comprimento é vista com muita frequência no nosso país. Trata-se de uma ave muito activa, que gosta de passar grande parte do seu tempo entre a vegetação. Os machos são donos de um canto extremamente belo e muito característico desta espécie. As fêmeas também cantam, mas o seu canto é ligeiramente menos fascinante que o do macho. Aliás, não é nada fácil detectar as diferenças entre os dois sexos. Um olhar treinado de um criador mais experiente é capaz de estabelecer a distinção através de pequenos pormenores. Assim sendo, de um modo geral, os machos possuem um bico ligeiramente mais longo e a mancha vermelha na cabeça é tendencialmente mais prolongada, excedendo ligeiramente os olhos. Além disso, outra diferença notória é na curvatura das asas, a do macho é quase totalmente preta e a da fêmea é bastante mais clara, em tons acinzentados (ver imagens abaixo).
Pintassilgo macho:​
pintassilgo1eh4.jpg

Pintassilgo fêmea:
pintassilgo2vd2.jpg
No que diz respeito à alimentação esta ave pode apresentar alguns problemas para o criador menos experiente ou menos habituado a espécies indígenas. Ainda assim, já surgem no mercado algumas misturas de sementes concebidas propositadamente para esta espécie, o que facilita e muito a vida a quem se aventura na sua criação. Caso não consiga encontrar este tipo de misturas na sua zona, posso dizer aproximadamente a composição de uma boa mistura de sementes para pintassilgos. Ora vejamos, em termos percentuais, a mistura deve consistir em: 40% de alpista; 20% de níger; 17% de nabo; 8% de linhaça; 6% de cânhamo; 5% de aveia descascada; 3% de sementes selvagens e 1% de sementes de relva (*). Estas aves também são grandes apreciadoras de sementes de cardo, que pode dar-lhes com toda a segurança. Também devemos dar, quase diariamente, verdura e fruta (alface, espinafre, laranja, maçã, etc.) e uma boa papa de ovo. Outro truque muito útil neste tipo de aves consiste em adicionar algumas gotas de sumo de limão espremido puro à água do bebedouro, uma a duas vezes por semana, durante todo o verão. O grit e o osso de choco devem se encontrar sempre presentes na gaiola durante todo o ano, não só para esta como para todas as outras espécies de aves em geral, para que os pássaros possam satisfazer as suas necessidades a vários níveis.
Pode criar pintassilgos num aviário ao ar livre, com alguma vegetação, ou mesmo numa gaiola de interior. Geralmente obtêm-se melhores resultados quando se opta por colocar um casal isolado numa gaiola de criação, sem a presença de outras aves que o possam perturbar. As medidas ideais para uma gaiola deste tipo seriam de 100 cm de frente, 60 cm de profundidade e 40 cm de altura. Para que as aves se sintam seguras no seu novo lar, devemos decorar a gaiola com alguns ramos naturais (cedro, pinheiro ou eucalipto) ou mesmo de plástico. O ninho a utilizar pode ser um cesto em corda, similar ao dos canários, e devemos pôr à disposição das aves bastante sisal ou lã de ovelha para a concepção do mesmo, note-se que os pintassilgos dão preferência aos materiais de cores claras. Para além disto, o ninho deve sempre ser colocado num ponto alto da gaiola, camuflado por alguma folhagem. Estas aves têm uma postura média de 3 a 6 ovos. Estes têm uma cor azul clara com manchas castanhas e são chocados exclusivamente pela fêmea durante 13 a 15 dias. Durante o período de criação deve prestar muita atenção à alimentação que está a proporcionar aos seus pássaros, não se esqueça que vêm aí mais bicos para alimentar. Neste período complicado deverá germinar algumas sementes, às quais adicionará uma papa de ovo seca (já existem papas específicas para espécies indígenas no mercado), formando uma espécie de alimento empapado, extremamente nutritivo e muito rico em inúmeras vitaminas e sais minerais, fundamentais para o bom desenvolvimento das crias. A mistura de sementes para germinar deve consistir em: 20% de sementes de saúde; 20% de alpista; 20% de sementes selvagens; 10% de uma sub-mistura composta por níger, nabo, colza e cânhamo; 10% de milho alvo (japonês, branco e vermelho); 10% de soja e finalmente os restantes 10% de cártamo (*). Para além do que foi dito e, tratando-se de facto de aves silvestres, há certas guloseimas, que nem sempre são de fácil acesso para a maioria de nós que residem em cidades, mas que são muito do agrado deste tipo de aves. Como sejam: sementes de ervas do jardim; relva; chicória; dente-de-leão; bolsa-de-pastor; morrião-dos-passarinhos; nabo; couve em sementes verdes, ainda dentro da vagem e insectos em diversos estágios de desenvolvimento (larva, ovo, ninfa).
pintassilgo3sd5.jpg

Cria de Pintassilgo no ninho​
Este regime alimentar para os pintassilgos é aquele seguido por grande parte dos criadores nacionais, e foi-me aconselhado por um amigo meu que se dedica a esta espécie já há algum tempo, sempre com bons resultados. Claro que, cabe agora a cada criador adoptar aquele sistema alimentar que mais lhe convier sob todos os aspectos. É ainda de salientar a necessidade de ter que se juntar o casal de pintassilgos com alguma antecedência, no máximo até meio do mês de Fevereiro. Senão corremos o risco do casal não se entender, o que resultaria num rotundo fracasso ao nível da criação.
Nota: O pintassilgo é uma espécie protegida. Existem requisitos e restrições legais relativamente à criação e comércio destas aves.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Passaro com afecto aos humanos ora vejam o meu´



Muito simples domesticar se quizerem umas dicas eu posso dar para que ele võe para a sua mão ou ombro:Espi11:
Abraço:Espi13:
 

varito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 19, 2007
Mensagens
10
Gostos Recebidos
0
Pintarroxo

Nome vulgar: Pintaroxo
Nome Científico: Carduelis cannabina
pintrrox21mw8.jpg
Habitat: Vive em espaços abertos, nos estuários, nas charnecas e bosques, sebes e jardins.
Características: É um fringilídeo, tipo tentilhão. O macho possui a cabeça com uma coroa vermelha, garganta castanha clara. Plumagem do dorso castanho, asas castanhas, com rémiges pretas com manchas brancas, peito vermelho, abdómen castanho claro e uropígio castanho claro. Bico cinzento, curto e atarracado, patas cinzentas, comprimento médio, cauda preta com uma orla branca, comprimento médio, chanfrado. A fêmea não possui vermelho é malhada na parte superior e inferior. Dimensões: Comprimento: 13-14 cm
Comportamento: Tem um canto suave e vibrante, com um gorjeio agudo em voo. O voo é ondulante. É um granívoro, alimenta-se de sementes e por vezes insectos. Faz o ninho, em forma de taça, nas moitas. Tem 2 ou 3 posturas de (Abril-Junho), 4-6 ovos de cor azul-clara, com manchas avermelhadas. Incubação de 14-17 dias, em que participa só a fêmea. Gregarismo:Torna-se sociável no Outono e forma bandos enormes, que vagueiam frequentemente, para sul.
Distribuição: Residente em quase toda a Europa, visitando a Escandinávia e Europa de leste
pintarroxo21zx0.jpg
 

Navarra

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2007
Mensagens
1,254
Gostos Recebidos
0
Excelente trabalho amigo:espi28: :espi28: , são a aves que mais me fascinam, tenho neste momento 7 pintassilgos, 4 machos e três fêmeas, já tentei criação em viveiro mas até hoje nunca tive resultados positivos, mas como desconhecia algumas das dicas apresentadas pelo meu amigo, vou, certamente na próxima posturas fazer como explica.
Gostava de ter algum sucesso para o ano.
Quando o amigo tiver mais algum material sobre esta ou outras aves ( consideradas bravas: casa do pinta-roxo, bigodinho(canário verde ), cersino e verdelhão ), não hesite de o apresentar no GFORUM.

Mais uma vez, obrigada

Abraço

Cónega1
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Aqui está uma das aves selvagens que eu muito aprecio.

Parabéns pelo post/.


.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Outra ave muito apreciada pela maior parte daqueles que gostam de aves.


.
 

katy

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
288
Gostos Recebidos
1
Ora aí está...uma das coisas de que gosto...também tenho cá alguns pintasilgos, e também canários e Pinta -rouxos ...quanto aos pintasilgos,tenho mesmo um isolado ,ou seja numa gaiola só para ele ,que eu falo-lhe ,e ele responde com umcanto, como que a responder ...não sei se é fácil domesticar...pois tenho medo que me fuja ..mas que gostava ,isso gostava...se puderem dar as dicas ...tenho a criar um pintasilgo com uma canária ...e já criáram uma vez...só saíu um macho,mas é lindo e diferente dos outros pintasilgos...

Muito bom poste.:36_2_51:

Cumpts.
katy
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Ora aí está...uma das coisas de que gosto...também tenho cá alguns pintasilgos, e também canários e Pinta -rouxos ...quanto aos pintasilgos,tenho mesmo um isolado ,ou seja numa gaiola só para ele ,que eu falo-lhe ,e ele responde com umcanto, como que a responder ...não sei se é fácil domesticar...pois tenho medo que me fuja ..mas que gostava ,isso gostava...se puderem dar as dicas ...tenho a criar um pintasilgo com uma canária ...e já criáram uma vez...só saíu um macho,mas é lindo e diferente dos outros pintasilgos...

Muito bom poste.:36_2_51:

Cumpts.
katy

Amigo katy para Dúvidas/Ajuda/Informação, tens este tópico aqui:- http://www.gforum.tv/board/1074.html , passa por lá e expõe as tuas dúvidas.


.
 

katy

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
288
Gostos Recebidos
1
Amigo katy para Dúvidas/Ajuda/Informação, tens este tópico aqui:- http://www.gforum.tv/board/1074.html , passa por lá e expõe as tuas dúvidas.


.
Mas quais dúvidas???...Crédo...eu simplesmente respondi a um tópico...se te referes ás dicas, estou no local indicado...pois se reparares bem, o primeiro tópico é mesmo informação e dicas...mesmo que não tenha esse nome...ou estarei eu enganado?

Cumpts.
katy
 
Última edição:

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Mas quais dúvidas???...Crédo...eu simplesmente respondi a um tópico...se te referes ás dicas, estou no local indicado...pois se reparares bem, o primeiro tópico é mesmo informação e dicas...mesmo que não tenha esse nome...ou estarei eu enganado?

Cumpts.
katy


Amigo katy, estas frases por ti proferidas,
se puderem dar as dicas ...tenho a criar um pintasilgo com uma canária ...e já criáram uma vez...só saíu um macho,mas é lindo e diferente dos outros pintasilgos...
englobam-se aqui http://www.gforum.tv/board/1074.html , sendo assim, se estiveres interessado podes ali abrir um tópico, a pedir as dicas de que precisares (A secção è própria para isso)



.
 

alonso

GF Prata
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
416
Gostos Recebidos
0
amigos simplesmente estamos a falar da ave mais linda do mundo todos os meus amigos sabem da minha paixao pelo pintassilgo tenho alguns no meu viveiro que me custou uma pipa de massa tem arvores verdadeiras, uma cascata e bastantes erbustos pois so a dois anos atras e que tive a sorte de nascerem no meu viveiro dois pintassilgos desde entao nunca mais, so pintarroxos e verdelhoes vou seguir estas dicas para ver se tenho mais sorte no futuro embora julgue que nao falta nada aos meus pintassilgos :38:
 

ledzeplin

GF Bronze
Entrou
Fev 10, 2007
Mensagens
63
Gostos Recebidos
0
Amigos, eu estou inscrito no fórum: http://forum.avespt.com/
Que é sem duvida o melhor fórum de aves que eu conheço, nele encontram-se criadores experientes, dispostos a ajudar.
Se quiserem aprender mais alguma coisa, passem por este fórum, não se vão arrepender.
 

pintas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 9, 2006
Mensagens
373
Gostos Recebidos
0
boas
excelente post , assim que eu tiver mais um bocado de tempo vou participar nele :espi28:


cumpts
pintas
 
Topo