• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como apanhar o satelite Astra?

new-me

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2007
Mensagens
235
Gostos Recebidos
0
Boas

Tenho um testo de 60 cm que estava virado para o hispasat, e como de momento só me dava canais em preto resolvi vira-lo para o astra.

Sei que com a antena de 60 cm não dá para apanhar grande coisa, mas eu queria ver se apanhava os canais zdf e arf (para ver a bola).

O meu problema é que sou nabo a fazer o orientação. Alguem me consegue dar umas dicas de como o fazer?

Ficaria bué contente se consegui-se ver os referidos canais.

Ah e estou na zona do Porto. E já agora quanto espaço livre tenho de ter à frente da antena?
 
Última edição:

bomgolo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
41
Gostos Recebidos
0
Boas

Então vamos lá:

1º O Prato de 60 cm chega perfeitamente para o continente.

2º Deves já ter memorizado no aparelho o canais que referes ZDF ou ARD.

3º Aconselho-te a ter por perto da antena uma TV e o deco para ser mais facil a sintonia

4º Orientação:

4.1 - Vai para tras do prato que esta virado para o Hispasat e faz um L com os pés onde pé direito segue a direcçao do braço que suporta o LNB e o pé esquerdo faz a base do( L), portanto tens que rodar o prato para esquerda e tentar afinar na direcção do pé esquerdo, nao te esqueças da elevação do prato pode variar um bocado ( para cima ou para baixa )

Tenta que é facil.


Bomgolo
 

N_Pataco

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Ago 30, 2007
Mensagens
138
Gostos Recebidos
0
Ajuda

Boas

Tenho um testo de 60 cm que estava virado para o hispasat, e como de momento só me dava canais em preto resolvi vira-lo para o astra.

Sei que com a antena de 60 cm não dá para apanhar grande coisa, mas eu queria ver se apanhava os canais zdf e arf (para ver a bola).

O meu problema é que sou nabo a fazer o orientação. Alguem me consegue dar umas dicas de como o fazer?

Ficaria bué contente se consegui-se ver os referidos canais.

Ah e estou na zona do Porto. E já agora quanto espaço livre tenho de ter à frente da antena?

boas amigo

Ve se consegues por aki:

Código:
http://www.dishpointer.com/

A mim foi uma grande ajuda.

um abraço
 

new-me

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2007
Mensagens
235
Gostos Recebidos
0
Népia

:unfair: :Espi43:

experimentei de várias maneiras e nepia.

o problema dever ser alguem obstaculo à frente do sinal (tem umas arvóres ai a uns 20 metros) se não for isso, então não sei :Espi43:
 

new-me

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2007
Mensagens
235
Gostos Recebidos
0
A unica coisa que pode estar mal é o lnb.

Vou experimentar roda-lo logo à tarde.

Obg :espi28:
 

firmo96

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
648
Gostos Recebidos
6
Olá amigo
Vou meter também aqui a minha ajuda para ver se consegues,tens o prato ao hispasat,estás a ver como tens o LNB tu de caras com ele está inclinado para a direita,está nos 23% mais ou menos,portanto primeiro vais rodar o LNB para a tua esquerda para ficar nos 30% quer dizer mais um bocadinho de inclinação do que o hispasat,depois vais a trás do prato metes a inclinação nos 36% vê se tem alguma marca de elevação atrás do prato,depois ligas ao receptor e á tv ao pé de ti,tu a trás do prato começas a rodar para a tua esquerda,se não der começa a fazer a inclinação a partir dos 30% 2% a 2% e depois rodando para a esquerda e para a dieita,tens de conseguir.

Um Abraço..
 

saras

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
339
Gostos Recebidos
0
amigo tanta complicacao para que
estas no hispasate poe o lnb vertical giras para a esquerda a 19graus e ja apanhas tudo:espi28::espi28::espi28:
 

toninho21

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2007
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
ja agora amigos tambem vou expermentar a ver se da
mas me ponham aki a ferquençia do ZDF ou ARD.
obrigado a todos....
 

KDX

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 13, 2007
Mensagens
123
Gostos Recebidos
0
satelit astra 19º E
ZDF-11954-H-27500
ORF-12663-H-22000
ARD[DAS ERST]-11836-H-27500


cumps.
 
Última edição:

zucaman

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2008
Mensagens
285
Gostos Recebidos
0
A unica coisa que pode estar mal é o lnb.

Vou experimentar roda-lo logo à tarde.

Obg :espi28:

quem sabe ver horas sabe colocar os lnbs.No hispasat o lnb visto de frente para o prato fica nas 5 horas,no astra fica nas 7 horas depois é só afinação fina (milimetros).Hispasat fica nos 30ºW e astra nos 19ªE com uma busula é só apontar,a elevação do prato é mais ao menos 37º começa nos 30 e vai aumentando até dar o maximo sinal.
 

toninho21

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2007
Mensagens
62
Gostos Recebidos
0
bem vou aki comtar uma sena eskesita mas enfim eu estava numa do astra
mas por sem kerer apanhei o hotbird mas e do normal tasse bem
mas o k e eskesito e ser com uma antena de 60 cm
bem axo k kem diz k a antena nao da olha a minha esta a dar e bem
:espi28:
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
Boas

Então vamos lá:

1º O Prato de 60 cm chega perfeitamente para o continente.

2º Deves já ter memorizado no aparelho o canais que referes ZDF ou ARD.

3º Aconselho-te a ter por perto da antena uma TV e o deco para ser mais facil a sintonia

4º Orientação:

4.1 - Vai para tras do prato que esta virado para o Hispasat e faz um L com os pés onde pé direito segue a direcçao do braço que suporta o LNB e o pé esquerdo faz a base do( L), portanto tens que rodar o prato para esquerda e tentar afinar na direcção do pé esquerdo, nao te esqueças da elevação do prato pode variar um bocado ( para cima ou para baixa )

Tenta que é facil.


Bomgolo


amigo o testo de 60cm para o astra 2A e muito pouco o melhor é de 80cm .
com 60cm vais ter muitas dificuldades ,mesmo que consigas sinal vai ser muito fraco com o testo de 60cm,e a maior parte dos canais nao te vai dar.
um abraço
 

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Mensagens
138
Gostos Recebidos
0
Pensava que sabia alguma coisa disto,mas já vi que não sei.
Estive a tentar apanhar o Astra com antena de 60 cm e não consegui sinal.

Só me dava algum sinal muito próximo do hispasat. Não pode ser pois não?
No hispasat funciona lindamente.

Possíveis causas:
A lista de canais tem canais do hispasat, astra e hotbird, mas eu só tenho uma antena. Poderá ter a ver com issso?
O tamanho da antena. Mas não era para ter algum sinal, nem que fosse fraco?

E temos sempre aqui pessoal do foruma dizer que apanham bem o Astra com panela de 60.

Habito na zona de Viseu.

Agradeço sugestões e ajudas.

Fiquem bem
 
Última edição:

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
Pensava que sabia alguma coisa disto,mas já vi que não sei.
Estive a tentar apanhar o Astra com antena de 60 cm e não consegui sinal.

Só me dava algum sinal muito próximo do hispasat. Não pode ser pois não?
No hispasat funciona lindamente.

Possíveis causas:
A lista de canais tem canais do hispasat, astra e hotbird, mas eu só tenho uma antena. Poderá ter a ver com issso?
O tamanho da antena. Mas não era para ter algum sinal, nem que fosse fraco?

E temos sempre aqui pessoal do foruma dizer que apanham bem o Astra com panela de 60.

Habito na zona de Viseu.

Agradeço sugestões e ajudas.

Fiquem bem

Já sabes o azimute para onde virares a antena? Já rodaste o LNB para o sitio certo? Tens uma bússola para te orientares? Quanto ao receptor mete um canal do Astra por exemplo a RTP internacional 11568 Vertical S/R 22000
 

Patrick

GF Prata
Entrou
Nov 3, 2006
Mensagens
138
Gostos Recebidos
0
Desde já Obrigado JManu.

Penso saber o azimute do Astra. Tenho visto aqui no forum alguns programas que ajudam nisso. Mas sempre que orientava a antena para lá o sinal baixava. O LNB rodei para o sítio certo. 19 horas, certo?
A orientação pela bussula é que não sei como é feita. Por acaso tenho uma bussula. Como fazemos a orintação de uma parabólica pela bussula?Tinha o receptor no ZDF.
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
A agulha da bússola aponta sempre o norte, portanto na escala acertas os zeros graus com o ponteiro. Depois olhas para a escala e verificas para que direcção fica os 139.24° fixas um ponto de referencia nessa direcção, quanto mais distante melhor. Depois colocaste por trás da antena e apontas a essa referencia. Tem atenção também ao ângulo de elevação da antena. O LNB quem esta por trás do prato fica as 5 horas. Metes no ZDF se tiveres hipótese com uma televisão ao pe, depois é toque para esquerda, direita, baixo e cima.
 

coxanita

GF Prata
Entrou
Fev 23, 2007
Mensagens
262
Gostos Recebidos
0
viva.eu ainda sou primata viro a minha a moda antiga.ponho a tv e o receptor junto do prato meto a frequ da rtp int e vou virando até aparecer sinal no hotbird rai uno e pimba da logo:espi28:
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
viva.eu ainda sou primata viro a minha a moda antiga.ponho a tv e o receptor junto do prato meto a frequ da rtp int e vou virando até aparecer sinal no hotbird rai uno e pimba da logo:espi28:
Cada um usa a sua táctica. O importante é chegar ao objectivo. Se colocares no menu "channel search" colocas no máximo sinal possível. Os medidores de campo são caros. lol
 
Topo