• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Descobrir idade de cágado.

molhopicante

GF Prata
Entrou
Out 26, 2007
Mensagens
368
Gostos Recebidos
0
É possivel descobrir qual a idade aproximada de um cágado pela sua observação?

Obrigado desde já.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
É possivel descobrir qual a idade aproximada de um cágado pela sua observação?

Obrigado desde já.

Aqui está uma pergunta deveras pertinente!!!

Fiquei curioso com a mesma e acredito que alguém mais cedo ou mais tarde consiga expor aqui a resposta!.:espi28:
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
É possivel descobrir qual a idade aproximada de um cágado pela sua observação?

Obrigado desde já.


Amigo molhopicante,

Como o amigo Matapitosboss disse,é uma pergunta deveras pertinente,até porque o que perguntas é um tanto ou quanto complicado de precisar.

Como não temos uma foto do suposto cágado (porque pode não ser um cágado),vamos partir do principio que te referes a um cágado comum (chelidae),que facilmente se pode adquirir numa loja de animais.

Mas vou tentar ajudar-te dentro do possivel:

Se for uma cria,com uma a duas semanas,terá entre 3 ou 3,5 cm.

Se for um adulto terá até 25 ou 30 cm,isto com 4 a 7 anos de idade,altura em que atinge a maturidade!

Um cágado comum não passará deste tamanho,atingindo a longividade de 30 a 35 anos.

Esta é a informação que te posso adiantar,visto que como disse anteriormente não é facil precisar a idade de um cágado,só é possivel através do tamanho da carapaça e mesmo assim a precisão não é facil de obter.

Seja como for anda dentro dos valores que referi.


Espero ter ajudado,qualquer duvida sobre este assunto,não hesites em perguntar,para isso é que estamos cá.



Abraço
 

jtlopes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
43
Gostos Recebidos
0
ola
entao diga-me por favor isto são cagados ou tartarugas tem mais ou menos 15 anos e tem para ai 20cm
 

molhopicante

GF Prata
Entrou
Out 26, 2007
Mensagens
368
Gostos Recebidos
0
Obrigado pelas informações.

Não sei se será cágado ou tartaruga.
São dos que existem normalmente aqui no Alto-Alentejo.

Assim que puder coloco aqui as fotos a as suas medidas exactas.

Obrigado mais uma vez.
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Em relação á questão feita pelo membro jtlopes, pelo que pude pesquisar o que tens parece ser uma Tartaruga de Faces Rosadas que tem o nome cientifico de Trachemys scripta elegans.
São tartarugas de outros países , que servem como animais de estimação, são das mais comuns em Portugal apesar de já ser proibido a comercialização das elegans.
big_123.jpg


-------------------------------------------

Em relação á questão do molhopicante, sem foto é difícil mas segundo li, existem apenas duas espécies de cágados no nosso país: o cágado de carapaça estriada e o cágado mediterrânico.

cagadoestriada.jpg

Emys orbicularis
Cágado-de-carapaça-estriada

Podes ver aqui colocado pelo nosso moderador Grunge alguma informação sobre esta espécie
http://www.gforum.tv/board/1069/218874/r-pteis-da-letra-c/index2.html

o outro cágado também conhecido é este:

cagado.jpg

Mauremys leprosa

Podem ser encontrados em grande diversidade de ambientes aquáticos, parados ou de curso lento, como charcos, albufeiras, ribeiras ou rios. Em Portugal pode ainda ser encontrado em vários locais, com especial incidência no Alentejo.

Espero que tenham ficado mais elucidados, se tiverem duvidas podem colocá-las.

Bjs
satpa
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
ola
entao diga-me por favor isto são cagados ou tartarugas tem mais ou menos 15 anos e tem para ai 20cm


Trata-se de uma Tartaruga Trachemys,que não habita na nossa fauna,como tal é permitido e podes mante-la em cativeiro.




Para os mais desatentos,todo e qualquer cágado que habite na nossa fauna não pode ser mantido em cativeiro.



Abraço
 

Fanan

GF Ouro
Entrou
Set 21, 2006
Mensagens
5,596
Gostos Recebidos
0
ola
entao diga-me por favor isto são cagados ou tartarugas tem mais ou menos 15 anos e tem para ai 20cm

Nao sendo um "perito" nesta area, aquilo que posso afirmar é que ja tive alguns cagados, de variados tamanhos e a maioria deles eram precisamente iguais a esses que colocas, com essa cor amarela e o mesmo tipo de carapaça.
Esses cágados foram apanhados numa pequena ribeira aqui em Portugal (Ribatejo)
Pelo tamanho ja devem ter perto de 2 anos.
 

caljero

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
38
Gostos Recebidos
0
cagado

ola amigos este animal ser um cagado ou uma tartaruga ?
apanhei-a numa ribeira...
tem 20 e tal centimetros..
quantos anos tera?
 

amator1

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Cágado

Amigo:
Desculpa a minha opinião, mas o melhor que farias, por ele e pela natureza, era depositá-lo no mesmo sitio em que o encontraste.

Sem qualquer azedume, recebe os meus cumprimentos.
 

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
ola amigos este animal ser um cagado ou uma tartaruga ?
apanhei-a numa ribeira...
tem 20 e tal centimetros..
quantos anos tera?

A idade é o menos...o que importa é que devias devolve-lo ao seu habitat....tu não só o "apanhas-te" como alteras-te a sua vida...mesmo que tenhas boas intenções,é indiscutivel que o cativeiro só lhe fará mal.

O teu prazer reflecte-se no mau estar dele.

Devolve-o a natureza e á sua vida...


Abraço
 

frankiept

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Sei que a minha questão não é relacionada com o tópico, mas já agora alguém me pode informar sobre qual a melhor forma de alimentar estes animais?
Temos de conseguir (capturar em alguns casos) os animais ou plantas dos quais se alimentam na própria natureza ou podem ser alimentados com outro tipo de alimentos, que se encontrem à venda em lojas de animais por exemplo?
 
Topo