• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Diabetes poderá afectar um milhão de portugueses

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Diabetes poderá afectar um milhão de portugueses

Fonte: Saúde na Internet

A percentagem de diabéticos em Portugal deve oscilar entre os 8,5 e os 10% da população total portuguesa (cerca de 10 milhões de pessoas), um terço superior aos últimos dados conhecidos (6,5%), segundo dados preliminares de um estudo nacional.

Num momento em que foi efectuado metade do levantamento nacional, o seu coordenador, Luís Gardete, indicou à agência noticiosa Lusa que, face a estes números, terá que se "reforçar e ter outra atenção à doença em termos de políticas de saúde".

"Terão que se monopolizar recursos para a prevenção, o que está condizente com a política que tem sido feita nos últimos meses em relação à obesidade, que é um factor de risco para a diabetes", lembrou.

Outras medidas passam pelo que está previsto no Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Diabetes, como uma rede de cuidados "bem estruturada e individualizada" com técnicos especializados como enfermeiros educadores.

A existência em "tempo útil" de consultas das especialidades de Oftalmologia, Podologia e Cardiologia são outras necessidades apontadas pelo coordenador do estudo para responder ao "fardo enorme que são quase um milhão de diabéticos, segundo os dados muito preliminares [do estudo]".

"O número será substancialmente superior aos 650 mil indicados pelo Instituto Nacional de Estatística há um ano, o que é natural, porque este era um estudo de auto-referenciação", recordou Luís Gardete.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Nem quero falar acerca desta doença que mata bem devagar...

Cada vez que falam em Diabetes arrepio-me, sei bem o que é sofrer:shy_4_02::shy_4_02:
 
Topo