• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Baltazar vai processar Fátima Lopes e a SIC

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
Acção contra apresentadora, programa e estação
Os advogados de Baltazar Nunes, pai biológico de Esmeralda Porto - a criança que anda a ser disputada na justiça pelo pai, a mãe e o casal que a criou desde os três meses -, estão a "ponderar uma reacção muito forte contra todo o procedimento, ao longo de dois anos, da apresentadora da SIC, Fátima Lopes, os responsáveis pelo programa e a própria estação de televisão".

Fátima Lopes responde que "estamos num País livre" e que aquilo que tem feito "é expressar a [sua] opinião". "Se o advogado de Baltazar me quiser processar está no seu direito, tal como eu tenho o direito de me defender." De resto, afirma, apresenta um programa onde os convidados também são livres de expressar a sua opinião e diz que passaram por lá, entre outras figuras, Maria Barroso, Luís Villas-Boas e Eduardo Sá.

José Luís Martins, advogado de Baltazar Nunes, tem outro entendimento e disse ao DN que "a seguir às férias" vai começar a tratar do processo. "Vamos agir contra a sociedade do programa e a própria SIC", especificou. Confrontado com perguntas sobre a razão que está na origem de uma acção judicial tão alargada, o causídico não quis explicar quais as questões fundamentais que está a ponderar levar a tribunal. No entanto, adiantou, um dos motivos é a própria forma que tem sido usada para "nomear" a criança e o pai.

A menina em causa foi registada com o nome de "Esmeralda e não de Ana Filipa, como é sempre tratada no programa", disse, focando que "estes dois cidadãos", pai e filha, "têm sido sistematicamente atingidos nos seus direitos à dignidade, à honra e à igualdade".

Além disso, o advogado reclama o "dever da ética e da isenção" por parte do programa e da apresentadora e reforça que esta "tem violado as normas éticas e deontológicas de forma reiterada". Mais: acusa Fátima Lopes de tratar Baltazar Nunes de forma "indigna, agindo deliberada, metódica e assumidamente".

Embora admita que se trata de um programa de entretenimento, afirma que o modelo "mistura informação". Sendo um programa híbrido, no entender do causídico "terá de obedecer à deontologia e à ética" próprias dos programas de informação. Fátima Lopes disse ao DN, sobre esta questão, que não tem carteira de jornalista e é livre de exprimir a sua opinião.

Quanto aos participantes no programa, o advogado diz que a acção judicial "não está pensada contra eles".

DN
 
Topo