• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Rafaela Plácido: Do fórum JN para os livros

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Rafaela Plácido: Do fórum JN para os livros

A história de... Gabriela Sá, funcionária da PJ e escritora


ANA VITÓRIA

Sob o pseudónimo Rafaela Plácido esta transmontana de nascimento, licenciada em Direiro, estreia-se na escrita com uma obra que tem um caniche como protagonista. O livro será lançado no Brasil.

Gabriela Sá sempre gostou de escrever. Durante anos alimentou com as suas histórias um fórum electrónico deste jornal. Agora, com o pseudónimo Rafaela Plácido, deu mais um passo na área literária e terá a sua primeira obra, "Cãodómino", publicada pela editora brasileira "t.mais.oito".

O livro será lançado no próximo dia 17 de Agosto na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

"Além desta minha obra de estreia tenho já prontos mais dois romances. Mas, ao contrário destes, cujas histórias procurei e que, de certa forma, me limitaram sempre a narrativa, "Caodómino" foi um livro que me aconteceu" explica esta funcionária administrativa, que trabalha no departamento de investigação criminal da Polícia Judiciária do Porto.

"Uma vez, estava eu numa paragem de autocarro, deparei com dois cães a brincarem um com o outro. Quando cheguei a casa escrevi uma pequena história sobre isso. O assunto teria ficado por aqui não se tivesse dado o caso de, uns dias depois, ter visto a fotografia de um caniche perdido afixada numa montra. Cheguei a casa e escrevi mais outra história, e mais outra, e mais outra. Depois esqueci o assunto. Só voltei a ele passados sete anos quando abri os documentos antigos que tinha gravado no meu computador e me apercebi que já tinha escrito 26 páginas sobre os cães. Gostei do que li e resolvi esticar a história", conta Gabriela Sá.

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, esta transmontana de nascimento diz que tem "mais de uma centena de contos, crónicas e outros textos dispersos pela internet" e entendeu ser chegado o momento de assumir esta sua faceta de escritora.

Sobre "Cãodómino" Gabriela Sá, melhor dizendo, Rafaela Plácido, adianta tratar-se da história de Lulu Encarnação, um caniche que, nascido em berço de ouro foi viver com uma mulher solitária, numa rua pouco recomendável. Um dia, num dos seus passeios higiénicos com a dona Lulu Encarnação é violentado por um rafeiro mais corpulento. E a partir daí o pobre caniche passa a ser atormentado pela dúvida de ser eventualmente gay. Empreende então uma viagem, que começa por ser uma demanda de vingança mas acaba por se tornar numa espécie de roteiro de conhecimento sobre si próprio".


JN
 
Topo