• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Caçadores querem rola turca em 2009

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,661
Gostos Recebidos
0
A Federação Portuguesa de Caça (Fencaça) defende a criação de uma nova espécie para juntar às mais de vinte espécies cinegéticas já a partir da época venatória de 2009/2010: a rola turca. Os caçadores dizem que a espécie está em clara expansão e a "ganhar terreno" à rola comum, esta já possível de ser caçada.

"Aguardamos a receptividade do Instituto de Conservação da Natureza e já falámos com o secretário de Estado Ascenso Simões sobre a nossa proposta", disse ao CM Jacinto Amaro, presidente da Fencaça. Segundo o responsável, a rola turca – "que é mais forte e que está a deixar as imediações das cidades onde vivia para ocupar os terrenos agrícolas que eram território da rola comum" – é já vista em grande abundância pelos caçadores, que, todavia, continuam sem a poder abater.

"O aumento tem-se verificado sobretudo nos últimos 15 anos", acrescentou Jacinto Amaro, que ontem abriu a época na região de Mértola.

Mais a norte, no concelho de Alter do Chão, os primeiros tiros foram dirigidos, sobretudo, às espécies aquáticas, com destaque para os patos, aves que existem em abundância nesta reserva e que não defraudaram as expectativas dos aficionados. "O primeiro dia vale, sobretudo, pelo convívio, pelo voltar a pegar na espingarda", disse António Manuel Gonçalves, que foi de Lisboa para o Alentejo caçar uma mão-cheia de patos.

No mesmo local, Hélder Ramos, presidente da Federação Portuguesa de Caçadores, alertou para o facto de as novas licenças poderem sobrecarregar algumas espécies, sobretudo na caça grossa. "Com as novas licenças são muitos os que vão atirar a montarias, algo que nunca tinham feito entes", disse.

Recorde-se que as licenças passaram de cinco para apenas duas, regional e nacional, dando acesso à prática a qualquer espécie cinegética.

Retirado de kacipesca.super-forum.net
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Viva
Se isto chegar a acontecer vai ser uma carnificina, porque as rolas turcas são tão mansinhas que quase pousam nos canos das espingardas.

cumps
 

Ðücky™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,661
Gostos Recebidos
0
Viva
Se isto chegar a acontecer vai ser uma carnificina, porque as rolas turcas são tão mansinhas que quase pousam nos canos das espingardas.

cumps

Concordo.

Mas existem zonas que são uma verdadeira praga, acho que deveriam ser contidas, mas os limites tinham que ser muito bem estabelecidos
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Na minha modéstia opinião nem valia a pena colocá-la como espécie cinegética porque elas morrem na mesma...
Mas claro, que também estou de acordo que insiram esta espécie como espécie cinegética até por que na minha zona são ás centenas entre comum e turcas.
Normalmente o território delas era dentro das povoações ou muito próximo, agora já expandiram o seu território para fora das povoações.
Resumindo, elas são bem boas... :Hee: com uma...Cerveja Gforum ui,ui.
 

soba60

GF Prata
Entrou
Mar 19, 2008
Mensagens
149
Gostos Recebidos
0
ja agora acaba-se tambem com essas as outras ja nao falta muito:espi28::isso_se_faz:
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
ja agora acaba-se tambem com essas as outras ja nao falta muito:espi28::isso_se_faz:

Viva
E esta hen! Ben realmente há zonas que são demais, mas podia ser só para caçadores como eu, azelhas para praticar, um pouco.:Hee::Hee:

cumps
 

soba60

GF Prata
Entrou
Mar 19, 2008
Mensagens
149
Gostos Recebidos
0
tamben nao e mal pensado,e para mim tambem---mama summe:msnm_com_br007-03:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
O que me preocupa é que elas comem o milho que é para as minhas galinhas.

:naodigas:
 

Kelandyn

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2008
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
a mim o qe comem é a raçao qe dou aos animais. passam o dia la de volta deles. e vez em quando tenho de as matar pois LOL
 
Topo