• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Médico surdo descobre terapia para surdez

Status
Não está aberto para novas respostas.

migel

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
15,631
Gostos Recebidos
0
Médico surdo descobre terapia para surdez

Surdez.jpg

ImagemTerapia genética que reverte a surdez em ratos é a nova esperança dos humanos A nova esperança para aqueles que sofrem de surdez reside numa terapia genética que foi aplicada com sucesso em ratos, concretizada por uma equipa de investigadores da Oregon Health and Science University, liderada por John Brigande, que sofre desde os 10 anos de uma perda gradual da audição.

O estudo foi publicado na revista científica "Nature" e divulgado pela edição online da BBC Brasil, e aplica-se à regeneração das células ciliares do ouvido, fundamentais para o aparelho auditivo. Entre 60% e 90% dos casos de surdez são precisamente causados por danos a essas células.

Brigande afirmou ao periódico "The Times" que «a minha perda de audição é um grande desafio, tanto para minha vida pessoal como para a profissional. Tenho esperança de que haverá terapias de restauro para perda de audição ainda durante o meu tempo de vida.»

Em pessoas com audição normal, as células ciliares de uma região interna do ouvido – a cóclea – transformam sons em impulsos elétricos, que são transmitidos ao cérebro. Quando danificadas ou mortas, estas células não podem ser repostas naturalmente, sendo motivo de muitos casos de surdez gradual na velhice.

Brigande e a sua equipa comprovaram que, no caso de embriões de ratos, a terapia genética pode ser usada para transformar algumas células em células ciliares. O tratamento usa um vírus inofensivo, o Atoh1, que insere cópias de um gene da célula ciliar noutras células, que por sua vez se reproduzem com a mutação.

Na experiência, as células "tratadas" com o Atoh1 funcionaram exactamente como as células ciliares originais. «Esta capacidade é um primeiro passo fundamental para definir terapias de tradução para melhorar os efeitos de doenças intra-ouvido em humanos», afirmam os investigadores.

A aplicação em humanos da nova terapia ainda está longe, mas a descoberta sugere uma alternativa para tratar cócleas danificadas sem a utilização de instrumentos mecânicos ou elétricos.

Fonte:sapo Saúde

 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo