• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Praia de Árvore (Vila do Conde) é uma lixeira

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1


A dois quilómetros a Sul do Programa Polis, pertencendo ao mesmo concelho de uma cidade habitualmente galardoada com o Prémio Cidades Limpas, Vila do Conde, encontra-se a freguesia de Árvore. A Praia de Árvore, mesmo ao lado da publicitada Reserva do Mindelo, é uma autêntica lixeira.


ng1039398.jpg



Esta freguesia tem triplicado a sua população nos últimos dez anos, sem que o orçamento da referida Câmara Municipal tenha acompanhado tal desenvolvimento populacional.

Em termos de equipamentos públicos, só existe um parque infantil, construído mesmo antes das últimas eleições municipais e frequentemente deixado ao abandono, com os espaços verdes invadidos por plantas daninhas, cães vadios que atacam crianças e idosos e lixo. De resto, não há quaisquer equipamentos desportivos públicos de que os residentes possamos usufruir.

Há dez anos mudei-me para construir uma família neste local.

Desde então, tenho verificado o abandono ao qual é submetida a Praia de Árvore, que mesmo ao lado da publicitada Reserva do Mindelo, é uma autêntica lixeira, cuja manutenção e limpeza é deixada ao acaso, mesmo existindo meios (em Agosto há uma excavadora qué só limpa a areia que há em redor do bar).

No boletim municipal diz-se que o motivo desta praia ter bandeira vermelha é a poluição do Rio Ave e é por isso que ninguém se responsabiliza de manter esta área limpa durante todo o ano. O passeio, a avenida, a estrada, tudo esta cheio de lixo dos visitantes, não das correntes do Rio.

Os abaixamentos dos passeios, muito publicitados também nos boletins municipais, não se encontram devidamente assinalados e o facto de não receberem qualquer manutenção faz com que sejam ignorados e desrespeitados.

O meu filho de cinco anos pergunta-se durante todo o ano qual o motivo de eu não o deixar brincar na areia e também me pergunta porquê e quem deita fora tanta porcaria no chão.

Todos os anos, quando chega o mês de Maio, escrevo uma carta ao senhor presidente da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Vila do Conde com estas mesmas queixas, sem nimguém me dar ouvidos.




JN
 
Topo