• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Antena wireless caseira com uma lata de pringles!

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Aqui fica um bom videos em Espanhol que ensina como fazer uma antena direccional aprtir de uma simples lata de batatas fritas pringles.
Espero por comentários e resultados dos vossos testes.

pringlesonstandbigoe3.jpg


 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Testes que realizei com varias antenas caseiras:

Mas desde ja digo que pelo ganho que tem, as pringles dao trabalho a mais.

O melhor ganho que consegui ate agora, foram com as yagis ( mas essas dao mesmo muito trabalho, principalmente no calculo do tamanho de cada elemento).
A titulo de comparação uma mini yagi de 4/5 elementos pode ter mais ganho do que uma pringle dessas.
Depois vem as bipolos com reflector, muito bom ganho, e de mais simples implementacao.
A seguir é que vem as pringles, um inconveniente, cheiram mal que se fartam;)
Em seguida as biquades ou duplas-biquades.

Melhor que isso tudo ainda sao as yagis com elementos em forma de anilhas, mas essas tem um comprimento que nao me agradou, alem do que sua implementacao ao nivel de calculos sao mais dificeis.
Ou ainda as toroidais, mas essas é mesmo muito delicado a sua implementacao: comprimento, distancia dos enrolamento, e diametro do fio a utilizar, do tubo onde enrolar o fio, etc.

As pringles, se for pra fazer uma ligacao ponto a ponto, ate nao sao mas de todas, pelo contrario tem-se muito bons resultados, mas se for para ligar a um AP com as suas antenas comuns, na vale o trabalho.
 

jacobias

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 22, 2008
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
antena

Amigos eu ja fiz mil e um modelos de antenas, de todos os testes a que melhor resultado teve foi sem duvida a biquad, fácil de fazer e com um ganho consideravel..e tem a vantagem de poder ser usada num vulgar prato de uma parabolica.... fica com cerca de 23dbi de ganho.. ficam a imagens da minha ja decorada a rigor...
 
Última edição:

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
alguém me pode dizer o material necessário para fazer uma antena dessas?
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
alguém me pode dizer o material necessário para fazer uma antena dessas?

Boas.

Qualquer lata serve, que tenha mais de 15 cms de comprimento. Desde latas de conserva, embalagem de JB ou outro whisky quem venha com embalagem de metal.

Depois vem as fichas e cabos. O ideal e cabo dito pigTail, e conectores SMAs.
Se nao conseguíres cabo pigtail, cabo coaixial de 50 ohms, tipo rede serve.
Um fio de cobre para fazer o pino que fica por dentro da lata ( fio electrico descarnado, é o que se usa, so verificar o seu diametro, de 1.5 a 2 mm de espessura

De resto google, procura por "can antenna" vais encontrar muita info sobre a sua realizacao e o que tens de ter.

Fica aqui um pq progr para calcular a sua construcao, é so por o diâmetro da lata, que ele te diz a distancia e tamanho do pino.
 

ZON

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,797
Gostos Recebidos
0
Boas.

Qualquer lata serve, que tenha mais de 15 cms de comprimento. Desde latas de conserva, embalagem de JB ou outro whisky quem venha com embalagem de metal.

Depois vem as fichas e cabos. O ideal e cabo dito pigTail, e conectores SMAs.
Se nao conseguíres cabo pigtail, cabo coaixial de 50 ohms, tipo rede serve.
Um fio de cobre para fazer o pino que fica por dentro da lata ( fio electrico descarnado, é o que se usa, so verificar o seu diametro, de 1.5 a 2 mm de espessura

De resto google, procura por "can antenna" vais encontrar muita info sobre a sua realizacao e o que tens de ter.

Fica aqui um pq progr para calcular a sua construcao, é so por o diâmetro da lata, que ele te diz a distancia e tamanho do pino.

obrigado pela info amigo...
 

PowerDream®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2007
Mensagens
5,696
Gostos Recebidos
0
Eu sou apologista destas brincadeiras ehehe mas penso que em certos casos o seu valor final de qualidade fica um pouco abaixo do que material dito "já fabricado".

Bom, post sem duvida.

Cumps

Luís Silv@
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Eu sou apologista destas brincadeiras ehehe mas penso que em certos casos o seu valor final de qualidade fica um pouco abaixo do que material dito "já fabricado".

Bom, post sem duvida.

Cumps

Luís Silv@

Boas.

Isso ja eu referi mais acima. Noa troco a minha yagi de 15 elementos por uma lata de sardinha destas... LOL
Mas pro desenrasque serve.
Alem de gastar uns 100 eu, ainda ficam a borla.
 
Topo