• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como ligar dois comutadores duplos?

grandecircuito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 5, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Peço ajuda para ligar dois comutadores de escada duplos, tenho os fios passados, mas não consigo fazer as ligações correctamente.
Será que alguem consegue ajudar.
Agradeço uma ajudinha pois tou-me a passar com esta cena...
envio anexo na tentativa de melhor me fazer entender.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Peço ajuda para ligar dois comutadores de escada duplos, tenho os fios passados, mas não consigo fazer as ligações correctamente.
Será que alguem consegue ajudar.
Agradeço uma ajudinha pois tou-me a passar com esta cena...
envio anexo na tentativa de melhor me fazer entender.

ve se ajuda

Interruptorduplo.gif
 

vedox

GF Bronze
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Vamos a ver se compreendes ligas para a lampada 1 a fase liga no comutador 2 em A sai pelas saidas D e E e liga em D e E no comutador 1 e vai a lampada pela saida A : Para a comutacão da lampada 2 ligas a fase em F no comutador 1 sai em B e C e entra pelas entradas B e C no comutador 2 e vai a lampada pela saida F . Os Fios azuis são os neutro ficam sempre ligados e só a lampada não vam aos comutadores. Outra coisa no teu esquema so tem 2 fios de vai e vem tem de ter 4.
 

neeil

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 2, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
comutadores duplos

vamos la ver se assim ja te entendes
 

grandecircuito

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 5, 2008
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
vamos la ver se assim ja te entendes

Percebi perfeitamente. Muito obrigado mesmo.
Tenho de passar mais dois fios de ligação entre comutadores, ou seja tenho dois mas para funcionar tenho de ter 4. Assim que poder confirmo o que me disseste.
:espi28:
 
Topo