• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bárbara Guimarães cega por um dia

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
A apresentadora Bárbara Guimarães nunca mais se vai esquecer que 15 de Outubro é o Dia Mundial da Bengala Branca, instrumento de sobrevivência dos cegos.

A cara bonita da SIC foi convidada pela Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) para percorrer 500 metros na zona da Avenida de Roma, em Lisboa, com os olhos vendados e uma bengala nas mãos.

"Senti muito pânico. Foi assustador saber que a qualquer momento poderia cair, estar a andar no meio dos carros ou dar um trambolhão devido aos obstáculos que encontrei pelo caminho", disse-nos Bárbara, que durante o percurso esteve acompanhada, na mesma situação, pela jornalista Pilar del Río, mulher do escritor José Saramago, autor da obra "Ensaio Sobre a Cegueira".

"Esse dia ficará marcado para sempre na minha vida. Nunca imaginei que um cego tivesse de se defrontar com obstáculos tão simples de serem removidos. Os semáforos não têm sinais sonoros, os passeios estão cheios de vasos, árvores sem vedações, caixotes de lixo e paragens de autocarro. Foi muito difícil mesmo", contou Bárbara a SapoFama.

Durante o seu percurso, que se inseriu numa acção de sensibilização para as dificuldades que os invisuais encontram nas ruas das nossas cidades, Bárbara apanhou um grande susto por causa de um fã: "Uma pessoa reconheceu-me e agarrou-me o braço. Fiquei em pânico, porque me assustei com a proximidade e o contacto súbito. Agora aprendi que quando queremos ajudar um cego, simplesmente temos de lhe oferecer o braço e não agarrá-lo!"

A apresentadora desafia as pessoas a tentarem sentir o mesmo que ela: "Vedem os olhos em casa e tentem fazer as tarefas que normalmente fazem. Vão ver como é difícil!", aconselhou ela. Bárbara está convencida que o seu envolvimento nesta acção vai chamar a atenção dos responsáveis das autarquias para fazerem coisas que facilitem a vida aos cegos: "Estou confiante que alguém faça alguma coisa!", disse ela.

Sapo
 
Topo