• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Leiam E Vejam Bem Se NÃo É De Ficar Revoltado.

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
LEIAM E VEJAM BEM SE NÃO É DE FICAR REVOLTADO.

É UMA VERGONHA!!!!!!!!!


mail



É mais uma história de sucesso do Programa Novas Oportunidades, o tal programa tão elogiado pelo primeiro-ministro. Um programa que conduzirá Portugal ao primeiro lugar mundial nas estatísticas sobre Educação. Agora, ficamos a saber que Pedro Póvoa, atleta de Taekwondo, vai entrar em Medicina sem nunca ter posto os pés numa escola secundária. Desta forma, o Governo manda uma mensagem a todos os jovens portugueses: não é preciso estudar Biologia nem Química para entrar em Medicina. Nem é preciso frequentar o ensino secundário durante 3 anos. Bastam 6 meses no Nova Oportunidades. E a Ordem dos Médicos fica calada? Está revoltado? Não vale a pena revoltar-se. Não queira ser apelidado de 'pessimista de serviço'!
Já se sabia que o Nova Oportunidades está a dar diplomas do ensino secundário à velocidade da luz. Ficamos agora a saber que há quem veja nele o caminho mais curto para ser médico. Já tinhamos engenheiros civis sem Matemática e Física do secundário, economistas sem Matemática e linguistas sem Latim. Agora passamos a ter médicos que tiraram o 12º ano em 6 meses. Estudar Biologia? Para quê? Química? Não é preciso! Matemática? É chato!
 

Dot@com

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,038
Gostos Recebidos
0
Palavras para quê ??? É este o País em que vivemos... e o tipo de governantes que nos governam como querem e a seu belo prazer...

um abraço
Dot@com
 

Dr@gon

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2007
Mensagens
5,312
Gostos Recebidos
0
e andamos "nós" tantos anos a estudar para quê? se soubesse, teria começado agora a estudar, e em pouco mais de 7 anos seria doutor, não é que esteja mal o programa das novas oportunidades, mas num ano e apenas com 2 horas semanais, dão a equivalência ao 12º a quem tivesse o 9º, mas é injusto para quem percorreu os longos 12 anos para atingir o mesmo estatuto,..... seria-mos todos burros os que andamos tantos anos a estudar o que agora se aprende num ano?...... :crazynew3:
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
O outro lado.....

Anónimo disse...

"Como é habitual, são os próprios professores a colocarem em causa o trabalhos dos seus colegas, é o que tenho constatado na minha escola por pensarem que quem trabalha no Centro Novas Oportunidades não "faz nenhum".

Estou a trabalhar num CNO pela 1ª vez este ano lectivo e lamento o teor deste post.

Quem o fez não faz ideia da complexidade da certificação de uma adulto no Nível Secundário! Acredito que muitos licenciados não conseguiam a obtenção de muitos créditos.

Claro que, como todos sabemos, existem centros (privados!) que certificam à velocidade da luz, mas todos os candidatos são sujeitos a um júri com um elemento externo ao CNO nomeado pela ANQ.

No caso deste jovem, o mais provável era faltar-lhe uma disciplina. As novas oportunidades apenas certificam, neste caso, o 12º ano,não permitem o acesso à Universidade! Ele teve de realizar os exames nacionais ou candidatar-se com o processo M23."

Anónimo disse...

"O Pedro Póvoa não entrou em medicina, entrou em Psicologia na Universidade do Minho. Acho que vai acabar o curso. Da geração dele já provou que era um dos melhores 8 do mundo na disciplina desportiva dele. Já se esforçou muito e é persistente, penso que vai ter sucesso e merece admiração e apoio para acabar o curso e olhar para alguém que pode ver a Psicologia do Desporto de uma forma mais competente e vivenciada.

Mas se entrasse em Medicina não sei qual era a indignação!!!, é para isso que servem as novas oportunidades. Ele de qualquer maneira nunca entraria em Medicina de forma normal, é um miúdo da Ribeira do Porto, estava condenado à nascença… quantos nascem em Portugal em locais como a Ribeira e entram em medicina?

Para medicina só entram miúdos e miúdas de médio e alto estrato social, com pais instruídos ou ricos, que podem pagar muitas vezes explicações, etc., etc., Mesmo as oportunidades de acesso ao Ensino Superior ainda não são reais para todos, não é só em Medicina, perdem-se muitos talentos. Somos um país atrasado.

Alem disso, ninguém ainda provou que o curso de medicina é mais difícil que qualquer outro!, tem a média mais elevada, mas é uma questão de relação de oferta e procura, daí as médias serem altas! Será que os que entram para medicina têm todos vocação? temos bons médicos em Portugal? são melhores que o Químicos, que os físicos? que os Professores de Educação Física? A nível global, a pessoa mais mediática até será o Mourinho, que é Professor de Educação Física!

Vamos ver,…, se todos olhássemos da mesma forma para este problema, provavelmente o Einstein teria sido um anónimo, e afinal era brilhante!!! E se o tivessem ignorado? como alguns dos seus professores tentaram fazer…

E (como já alguém referiu) se o Pedro Póvoa acabar o curso e for um aluno Brilhante? Vamos afinal condenar o Ensino Regular e os seus Professores?, também acho que não!, cada caso é um caso."


Retirado:Movimento Mobilização e Unidade dos Professores​
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Então devo aceitar que as novas oportunidades é uma mais valia para alunos e professores e os primeiros aprendem tão bem como se tivessem um ano lectivo na mesma escola? podem enganar um qualquer, a mim não...
 

Luis Portug@l

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
0
Gostos Recebidos
1
Felizmente não precisei nem preciso do Centro de Novas Oportunidades para adquirir qualquer competência.

Agora aceito perfeitamente a sua existencia que para mim é uma das poucas medidas úteis que o governo tomou até hoje [não estou ligado a qualquer partido politico , não sou de esquerda/centro ou direita].

Pois acima de tudo temos de entender que o percurso de vida das pessoas nem sempre é linear e que pelas mais variadas contingências obriga algumas pessoas em dado momento a ter de seguir outros caminhos , abandonando por vezes a escola.

Só conseguindo estabilidade para poder voltar a escola muito mais tarde, trazendo nalguns casos experiências de vida e profissionais muito valiosas.

Não vejo onde estará o problema de um determinado individuo aceder ao ensino universitário a partir de uma certificação de competências , pois se não estiver capacitado o próprio sistema se encarregara de elimina-lo.
 
Topo