• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Astra2 28.2ºE, Continuação

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0

no seguimento de uma dúvida a uns tempos sobre a instalação de uma antena para este satélite ,
resolvi meter uma antena que tenho de 1.10 m
ao que parece mais que suficiente para captar este sat em boas condições
só que estou com um problema, a 1º frec que me esta apanhar 10964 H 22000 5/6
como se pode ver estão muitas frec a baixo desta que não estou a captar e algumas frec altas também não esta dar

algumas perguntas que faço que julgo serem úteis

existe alguma frec (tipo padrão) para a partir de ai apanhar todas as outras?

azimut

elevação do prato

posição do LNB (visto de frente para o prato)

tipo de LNB =estou a utilizar um de 0.3db


zona do país =norte
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
Embora o diâmetro de antena me pareça suficiente para apanhares grande parte dos canais sem dificuldades e no norte do país ainda se justificaria ser mais simples a recepção, vais sempre ter um sinal mais fraco nessas frequencias mais baixas e em algumas altas especialmente nos feixes 2D e 2A North pois estão destinados apenas ao Reino Unido, no entanto acho que deverá ser possivel pois eu no sul do pais apanho os BBC e ITV com uma antena offset de 1,25 m embora o sinal seja relativamente fraco 69 de potência e 61 qualidade. A recepção de estes dois feixes é de facto difícil e exige muita mas muita paciência na orientação da antena.

Os feixes em questão são estes:

2D
astra2d.gif


2A North
astra2a_north.gif


Aqui fica um link com os cálculos para uma antena offset de 1,10m a zona do porto, para melhor recepção desses canais deveras escolher a inclinação de LNB que diz à frente (caso especial):

Dados antena offset 1,10m na zona do porto.

Quanto à frequência base não existe, a ùnica coisa que existe é uma frequência com os dados do epg que utilizo apenas para as listagens dos canais e programas na digibox, já que a digibox da sky não tem uma lista fixa de canais pois esta é enviada pelo próprio provedor neste caso a sky, essa frequencia é introduzida no menu de serviço da digibox e é 11778 V 27500 2/3.

Espero ter ajudado amigo...:espi28:
Um abraço.
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
amigo Crow™ obrigado pela resposta :espi28:
estes dias esta complicado andar nas tenhas hehehe,mas num dia menos complicado e com ajuda de alguém no local a ver se meto aquilo o melhor possivel

tem existido algumas melhorias em recepção e já me falaram mesmo numa antena de 80 cm de alto rendimento (não totalmente redonda )é uma boa opção?
até porque esta de 1.10 fica num mastro e para o vento não é o melhor local

neste momento estou com 292 canais no total julgo que aqui anda pelos 400 e tal.....
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Com rotativa offset de 1.05mt com polar-mount na zona de Coimbra, consigo bom sinal no ITVs, channels 4, e a noite nas BBCs. Mas o melhor ainda, todo o dia a CNN ( 12051 V. )
 

«Crow»

GF Ouro
Entrou
Mar 23, 2007
Mensagens
4,428
Gostos Recebidos
0
amigo Crow™ obrigado pela resposta :espi28:
estes dias esta complicado andar nas tenhas hehehe,mas num dia menos complicado e com ajuda de alguém no local a ver se meto aquilo o melhor possivel

tem existido algumas melhorias em recepção e já me falaram mesmo numa antena de 80 cm de alto rendimento (não totalmente redonda )é uma boa opção?
até porque esta de 1.10 fica num mastro e para o vento não é o melhor local

neste momento estou com 292 canais no total julgo que aqui anda pelos 400 e tal.....

Sim a antena de alto rendimento de 80 cm é o equivalente a uma de 1,20m mas o único senão é conseguires encontrar a antena pois a maioria das antenas de alto rendimento que encontra-se à venda são de dimensões bastante reduzidas entre os 33cm e os 50 cm (isto na minha zona), como disse eu consigo apanhar o sinal com pouca força numa offset de 1.25m mas isso deve-se especialmente à zona geográfica onde estou (Algarve), no entanto uso uma antena de foco primário de 3,65m para captar esse tipo de feixes com mais qualidade no entanto na zona onde te encontras uma de 80cm de alto rendimento deve dar bem, mas se tiveres espaço um prato maior é sempre a melhor solução.:espi28:

Um abraço amigo.
 

cacarvo

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,492
Gostos Recebidos
0
Boas..

Tenho um prato de 80 cm, julgo offset, não deve ser de alto rendimento..

tenho 3 lnbs nesse prato, apanho o astra e hotbird bem, e nesse astra 28,2º apanho bem cerca de 150 canais, verifiquei no kingofsat, e apanha apenas o que diz Astra South, os restante nada apanha....

Sou da zona de Aveiro.:espi28:
 

leao6

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 15, 2007
Mensagens
99
Gostos Recebidos
0
olá amigos desde há um mês que tenho um prato de 1,10 apontado para este sat. fenomenal tanto em qualidade e quantidade. de qualquer maneira temos que fazer opções aquando da sua afinação pois este sat é um pouco dificil pois a sua recepção não se compara com o astra 1 ou hotbird. eu deixei de ter algumas frequencias (por sinal canais de pouca qualidade) para ter mais sinal e qualidade nos que me interessavam. deixo-vos um resumo das frequências/sinal e qualidade no meu sistema e também um pequeno esquema para resolver o problema do vento num prato grande ( onde vivo - zona centro - há bastante vento). se quiserem nesta secção em "manuais" podem ver o meu sistema sat completo (por agora). qualquer ajuda que necessitam nem hesitam. um abraço
 
Topo