• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cerimónia de apresentação da Força Portuguesa – Exercício EU Terror Attack

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Cerimónia de apresentação da Força Portuguesa – Exercício EU Terror Attack

Decorre no dia 31 de Outubro, entre as 10h00 e as 11h00, a cerimónia de apresentação da Força Portuguesa que irá participar no exercício europeu “EU TERROR ATTACK”. Esta cerimónia é presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil e conta com a presença dos Secretários de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar e da Saúde.

O Exercício "EU TERROR ATTACK" terá lugar em Canjuers/França nos dias 4 a 7 de Novembro p.f..

O exercício enquadra-se na Presidência Francesa do Conselho da União Europeia, a qual decorre no segundo semestre do corrente ano e será jogado no âmbito do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

A organização deste exercício está a cargo da Direcção de Defesa e Segurança Civis de França, sendo co-financiado pela Comissão Europeia.

O cenário criado para o "EU TERROR ATTACK" é baseado em ocorrências decorrentes de ataques terroristas em duas localizações concretas: Canjuers e Toulon.

No final do exercício, no dia 06 de Novembro, haverá uma demonstração de equipamento. Nesta data decorrerá, também, o designado “VIP Day”, evento para o qual estão convidados os Directores-Gerais dos serviços de protecção civil da União Europeia, ou seus legítimos representantes.

No dia 07 de Novembro terá lugar um seminário de lições aprendidas, actividade na qual participarão elementos das equipas intervenientes.

Para além da equipa portuguesa, participarão neste exercício equipas oriundas da Suécia, Itália, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha e República Checa.

Ao nível europeu o presente exercício visa:


-Testar os procedimentos de activação no âmbito do ME;

-Testar os procedimentos relacionados com a prestação de apoio logístico às equipas europeias e ainda os procedimentos associados ao transporte/mobilização das equipas europeias;

-Testar a coordenação de uma intervenção conjunta no domínio do ME, concretamente no âmbito da gestão de consequências associadas a ataques terroristas e

-Testar a interoperabilidade dos vários equipamentos europeus de protecção civil.

Ao nível nacional, pretende-se que o exercício "EU TERROR ATTACK" permita:


-Testar a capacidade de resposta nacional no quadro de uma activação do ME, mais concretamente no quadro da resposta a atentados terroristas;

-Testar a interoperabilidade entre equipas nacionais e equipas de outros países da UE;

-Testar a capacidade de mobilização de uma equipa nacional de socorro para apoio uma situação de emergência internacional e

-Testar a coordenação e articulação de uma equipa nacional composta por grupos de várias entidades.




anpc
 
Topo