• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como se fará 1 bom aterramento para ter 1 boa terra

Faiscao

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2008
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Boas,
Visto a minha casa ter uma instalação electrica antiga e uma fraca terra, eu tenho intenções de fazer um bom terra colocando 1 vareta de comprimento de 1,5m ligando-a depois a um fio de secção de 25mm que irá até uma caixa de inspeção e dessa mesma caixa sair um fio de secção 10mm até ao quadro geral... Como não tenho aparelho para medir a terra para saber o melhor local para colocar a vareta, existe uma forma de fazer uma boa terra colocando carvão vegetal, sal e deixar bastante humido o local aonde se colocar a vareta... A minha duvida é que gostaria de ajuda para saber as quantidades de carvão e sal que devo deitar no local aonde ficará a vareta de 1,5m de comprimento, e será que tenho de primeiro fazer o buraco e deitar o carvão e o sal no buraco e esperar uns dias e depois colocar a vareta ou posso colocar a vareta e nesse mesmo buraco deitar o carvão e o sal?

Obrigado a todos pela ajuda e no que puder ajudar contem comigo...Força unida jamais será vencida...:espi28:
 

joaquim-monteiro

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
19
Gostos Recebidos
0
soloção

Boas,
Visto a minha casa ter uma instalação electrica antiga e uma fraca terra, eu tenho intenções de fazer um bom terra colocando 1 vareta de comprimento de 1,5m ligando-a depois a um fio de secção de 25mm que irá até uma caixa de inspeção e dessa mesma caixa sair um fio de secção 10mm até ao quadro geral... Como não tenho aparelho para medir a terra para saber o melhor local para colocar a vareta, existe uma forma de fazer uma boa terra colocando carvão vegetal, sal e deixar bastante humido o local aonde se colocar a vareta... A minha duvida é que gostaria de ajuda para saber as quantidades de carvão e sal que devo deitar no local aonde ficará a vareta de 1,5m de comprimento, e será que tenho de primeiro fazer o buraco e deitar o carvão e o sal no buraco e esperar uns dias e depois colocar a vareta ou posso colocar a vareta e nesse mesmo buraco deitar o carvão e o sal?

boas a colocação de sal não é aconcelhavel dado que o sal apodrece o metal da bareta, deve colocar o carvão eenterrar mais que uma bareta isto é um terra bem feito deve ter pelo menos três baretas desviadas uma das outras pelo menos três metro interligalas com cabo de cobre nu de 16mm (é o que a lei obriga e não o de 25mm) até a caixa de visita e até ao quadro geral do idificio. se a terra não for bem preta para maior segurança colocar um diferência no quadro geral de 30ma em vez do tradicional que é de 300ma, e ficara seguro quanto a contactos indiretos ...fica bem e bom trabalho
 
Topo