• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Novas Oportunidades: 100 mil portugueses com mais habilitações

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Novas Oportunidades: 100 mil portugueses com mais habilitações

Lisboa, 01 Dez (Lusa) - A iniciativa Novas Oportunidades certificou com novas habilitações mais de 100 mil adultos, entre Janeiro de 2007 e o final de Setembro de 2008, segundo dados fornecidos pela Agência Nacional para a Qualificação (ANQ).

A iniciativa, apresentada na Assembleia da República em Setembro de 2005, procura dar resposta aos baixos índices de escolarização dos portugueses através da aposta na qualificação, tornando o nível secundário como objectivo mínimo de referência.

Os 100.753 adultos que nesses 21 meses obtiveram um diploma equivalente ao 9º ou ao 12º ano tendo por base as experiências acumuladas ao longo da vida, especialmente em contexto profissional, recorreram maioritariamente aos Centros Novas Oportunidades e, em menor escala, aos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

Portugal tem actualmente um dos défices de escolarização mais elevados entre os países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos), que atinge os segmentos das gerações mais velhas mas também os jovens.

Cerca de 3,5 milhões dos actuais activos têm um nível de escolaridade inferior ao ensino secundário, dos quais 2,6 milhões inferior ao 9º ano. Cerca de 485.000 jovens entre os 18 e os 24 anos estão hoje a trabalhar sem terem concluído os 12 anos de escolaridade, 266 mil dos quais não chegaram a concluir o 9º ano.

Assim, e além da validação de competências e certificação de adultos, que permite concluir percursos incompletos de educação, a estratégia da iniciativa Novas Oportunidades passa também por tornar o ensino profissionalizante como uma verdadeira opção para os jovens com menos de 18 anos.

No ano lectivo 2008/2009, quando vão sair os primeiros diplomados, estão cerca de 140 mil jovens a frequentar "modalidades profissionalizantes", segundo os mesmos dados. O objectivo da iniciativa é conseguir que, em 2010, metade dos alunos matriculados no ensino secundário, ou seja, mais de 650 mil, estejam a frequentar vias profissionais e que todas as escolas secundárias públicas integrem cursos profissionais.

Neste ano lectivo estão disponíveis 300 cursos, um acréscimo de 50 por cento em relação ao ano passado e que deverão ser 450 em 2010. De artes do espectáculo a ciências informáticas, de metalurgia e metalomecânica à hotelaria e restauração, a oferta de áreas é muito variada e disponível na maior parte dos distritos portugueses.

Destinados a alunos que tenham completado o 9º ano ou tenham frequentado o ensino secundário sem aproveitamento, os cursos profissionais têm uma duração de três anos e permitem o desenvolvimento de competências específicas para o exercício de uma profissão, mas também o acesso ao ensino superior.

A iniciativa envolve mais de seis mil profissionais distribuídos pelos 456 centros Novas Oportunidades em funcionamento em Portugal continental e região autónoma da Madeira: 3855 formadores e 2.332 profissionais de reconhecimento, validação e certificação de competências e técnicos de diagnóstico.


TD.
LUSA
 

elite

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Tenho que dar os parabéns a todos os envolvidos neste projecto novas oportunidades! :espi28: Os formadores têm uma capacidade de motivar as pessoas a continuar os seus estudos como eu nunca encontrei na escola enquanto estudei no regime normal.

Tinha o 11º ano e terminei o ensino secundário através deste processo. Devo confessar que fiquei surpreendido com os conhecimentos adquiridos por algumas pessoas que estavam no meu grupo, pessoas essas que quando iniciaram o processo tinham apenas o 9º ano e que pela sua experiência de vida conseguiram evidenciar uma série de conhecimentos muito acima da média.

Para os críticos deste processo, gostava que muitas vezes fizessem uma comparação entre a experiência adquirida ao longo da vida por uma pessoa de 50 anos, com apenas o 9º ano de escolaridade e, um jovem com 18 anos acabado de terminar o 12º ano, ia ser giro, lol

Aposto que muitos deixavam logo de criticar o processo.

Parabéns a todos!

Para os que não sabem, aqui fica o que é o Conceito de competência...

A competência é, em termos genéricos, um certificado de aptidões.
Representa a nossa capacidade comprovada de fazer bom uso de todos os conhecimentos, quer teóricos, quer adquiridos pela própria vida, e portanto a partir de experiências acumuladas.

Existem vários tipos de competências:

- As competências sociais, ou seja, a maneira como conseguimos agir em sociedade;
- As competências funcionais., modo como fazemos um uso coerente dos conhecimentos teóricos adaptando-os à prática.
- As competências profissionais – O que aprendemos e utilizamos no nosso local de trabalho, para fazer face à exigência dos tempos modernos.

Em suma, a competência é o nosso desempenho… Saber fazer e saber ser!
 

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Obrigado elite, expuseste perfeitamente o espírito do RVCC.

E só temos que enaltecer a grande vontade do povo português de continuar a aumentar as suas aptidões e habilitações aproveitando esta oportunidade.


:espi28::espi28:

Bjs
satpa
 

apolo11

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 7, 2009
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
satpa gostei do k li. o meu método não é o RVCC m, mas sim o RvC, acho k e assim. Tenho CP, CLC, STC, de maneira k gostava de saber onde posso beber informação destas ACC.

cumprimentos
 
Topo