• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Na web, acordo ortográfico é piada de português

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Daqui uma semana, quando você abrir uma nova revista ou for ler notícias na internet vai encontrar os acentos todos fora de lugar. O nome disso é acordo ortográfico, um assunto que já virou piada em Portugal e bomba no YouTube.

A ideia (sem acento) é unificar a escrita de portugueses, brasileiros, angolanos e outros povos que falam o idioma de Paulo Coelho. Em Portugal, abundam (sem trocadilho) piadas sobre as mudanças na língua (com trocadilho).

Num dos vídeos postados no YouTube, o português (com acento) vai ao médico e diz “doutor, eu acordo ortográfico” e emenda “às vezes tenho problemas com o C, depois com o V”. Aí o médico pede para ver a língua do paciente e sentencia “bom, de fato você tem uma língua portuguesa”.

Trocadilhos com diferentes interpretações de uma frase são um elemento elementar (sacou? elemento/elementar) do humor. Lembram da Velha da Praça? Toda graça da personagem era entender as frases do senhor Apolónio com sentido trocado.

No Brasil, um vídeo Hilário de Rafinha Bastos e Marcelo Mansfield explora as dificuldades do brasileiro médio com a língua de Arnaldo Jabor (sem trocadilhos, por favor). No caso, a dupla usou como referência gramatical o casal Nardoni, aquele autor da frase “nunca foi tocado um dedo em relação a minha filha”.




.
 

Dr@gon

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 8, 2007
Mensagens
5,312
Gostos Recebidos
0
apesar da lamentável situação, realmente estes dois precisam de rever e bem a gramática da lingua Portuguesa! :Espi61:
 
Topo