• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Culpam Berto do homicídio

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Mensagens
45,515
Gostos Recebidos
1
O Berto disse que já f... o ‘Gaiato’. Aquele gajo é sempre a mesma coisa, já fez m.... outra vez". Estas terão sido palavras proferidas por Aurélio Palha – empresário da ‘Noite do Porto’, depois assassinado a tiro – aos três homens acusados da morte de Nuno ‘Gaiato’, poucas horas após o homicídio deste na discoteca El Sonero, no Porto, em Julho de 2007.

A conversa foi ontem reproduzida por Vasco Cardoso – um dos três acusados do homicídio de ‘Gaiato’ – na segunda sessão do julgamento da primeira morte da ‘Noite Branca’ no Porto, em Julho de 2007. Aurélio Palha, abatido a tiro pouco mais de um mês depois, terá revelado o autor dos disparos aos dois arguidos que não assistiram à cena de tiros. Isto enquanto Hugo Rocha, também baleado na casa nocturna, estava na PJ a prestar declarações, após ter sido assistido no hospital onde lhe retiraram a bala que tinha alojada na virilha. Disse então que quem matara ‘Gaiato’ tinha sido Berto, também ele assassinado meses depois. E pediu que Hugo assumisse o crime, já que tendo sido baleado podia alegar legítima defesa.

Perante o colectivo de juízes, Vasco Cardoso garantiu nunca ter assistido à cena de tiros que aconteceu na cozinha e dispensa da casa nocturna. Admitiu depois que Hugo lhe confessou, poucas horas depois, que não se tinha apercebido "ao certo" do que se passou. "Só sei que não disparei e levei um tiro que não sei se era para mim", terá dito Hugo a Vasco, quando saíram do El Sonero rumo ao Hospital Santo António. Berto ‘Maluco’ terá dito: "Desgracei a minha vida". Depois abandonou os amigos no hospital.

A mesma versão foi avançada por Timóteo, 36 anos – o primeiro arguido a ser ouvido ontem – que ajudou Hugo a sair da discoteca. "Ao baixar-me para amparar o Hugo vi que o Berto tinha uma pistola. Para sair, ele passou pela pista de dança, onde as pessoas continuavam a dançar, com a pistola na mão", recordou perante os juízes o arguido.

PORMENORES

INFORMAÇÃO OCULTADA

"Não menti, ocultei a verdade. Pensei que podia prejudicar o irmão do Hugo". Timóteo admitiu, após ser questionado pelo procurador, não ter referido à PJ e perante o juiz que Ricardo Rocha, na altura a gozar uma saída precária da cadeia onde cumpre pena máxima pelo massacre na boîte Mea Culpa, estava a falar com Berto ‘Maluco’ antes de os quatro elementos seguirem para o El Sonero.

BERTO "CONFLITUOSO"

Os três arguidos deste caso confirmam que Berto ‘Maluco’ era impulsivo e conflituoso, sendo "normal que tivesse problemas todas as semanas". Garantem que andava sempre armado e fazia questão de "exibir a pistola".

HUGO ASSUMIRIA CULPA

Os arguidos confirmam que Berto e Palha reuniram com eles para combinar que Hugo Rocha, acusado da autoria dos tiros que mataram ‘Gaiato’, ia assumir as culpas para "safar" Berto.
Liliana Rodrigues
 
Topo