• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Pedido explicação

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
Bom dia,

Tenho net N(aked)ADSL da SAPO há pouco tempo, mas já ando em guerra com eles..:right:

Então é assim, pedi net 4Mb/1Mb, e qual não é o meu espanto, quando vou ver as configurações do router, um Sagem Fast 3102, e tenho o upload configurado para 256kb. Ligo para o SAC da SAPO a pensar que era problema do router, mas afinal dizem-me que este valor foi o que eu contratei...como? se eles já quando eu aderi tinham como velocidade de uplaod para todos os tarifários 1Mb???
Adiante..., ando em guerra com eles para me rectificarem esse valor, seja com linha nova, sejam com router, o que quiserem têm é de rectificar.
E nas definições da ADSL, no router, tenho estes dados, será que alguém consegue explicar o que significam?, alguns entendo, como a dowstream e upstream, mas a maior parte não percebo.

ADSL statistics

ADSL line status OPERATIONAL
ADSL standard G992_5_A
Upstream rate 255 Kb/s (Intlv[LP0])
Downstream rate 4095 Kb/s (Intlv[LP0])
Attenuation Near End: 15.1 (dB)
Far End: 4.6 (dB)
SNR margin Near End: 33 (dB)
Far End: 9 (dB)
HEC count 62
Firmware 0xd170401
15 min ES counter 0
CRC errors 26
1 day ES counter 0

:espi28:
 

mop 1966™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
11,152
Gostos Recebidos
2
com esses tipos já não é novidade
se tens contrato á mais de 1 ano diz aos tipos que vais desistir que eles vão-te resolver o problema,no contrato que fizeste deve de estar descremonado o que pedis-te lê com atenção e se tiveres rasão leva lá isso e é motivo para poderes desistir
 

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
no contrato que fizeste deve de estar descremonado o que pedis-te lê com atenção e se tiveres rasão leva lá isso e é motivo para poderes desistir

O problema é que eu aderi por telefone, mas é só eles verem a data que aderi, e verem quando começaram a por na publicidade do site velocidades de 1Mb para todos os tarifários, e vêm que é impossível eu ter pedido 256kb....também só se fosse tótó é que pedia 256kb de upload :D

Quanto aqueles dados mop 1966™, sabes dizer alguma coisa sobre eles ?
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Boas.

Em principio, so mudando de casa e que conseguirias ter ups a 1mb... Isto é pq a tua linha física.. fios de cobre nao aguenta mais, distancia a central da PT, etc... ve-se no dbs do "Far End: 4.6 (dB)" qd o maximo pra ter boms uploads é 2db.

E é escusado trocar de modem. Esse Sagem nao é grd coisa, mesmo péssimo ao meu ver, mas qq outro equipamento nao te iria resolver isso.
 

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
Boas.

Em principio, so mudando de casa e que conseguirias ter ups a 1mb... Isto é pq a tua linha física.. fios de cobre nao aguenta mais, distancia a central da PT, etc... ve-se no dbs do "Far End: 4.6 (dB)" qd o maximo pra ter boms uploads é 2db.

E é escusado trocar de modem. Esse Sagem nao é grd coisa, mesmo péssimo ao meu ver, mas qq outro equipamento nao te iria resolver isso.

Pois, era essa info que queria.

Mas o que eu não entendo é, como é que o download, com testes feitos no speedmeter, tem valores quase sempre acima dos 3Mb...a proporção teórica de upload em relação ao download não é 1 por 4, ou seja se a linha te permite fazer 4Mb de download lodo devia dar para 1 de upload....8Mb download para 2 de upload, etc etc...?
 

badanas

GF Ouro
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
2,620
Gostos Recebidos
0
nao e bem assim, fica sabendo que a minha linha aguenta 18 megas down e 1.300 de up :S
 

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
Esta teoria não é da minha autoria, explicaram-me que era assim que funcionava na teoria. Agora a prática é outra coisa.

E já agora nomadeh, com estes valores qual achas que será a velocidade de upload que permitirá?

:espi28:
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
Esta teoria não é da minha autoria, explicaram-me que era assim que funcionava na teoria. Agora a prática é outra coisa.

E já agora nomadeh, com estes valores qual achas que será a velocidade de upload que permitirá?

:espi28:

Boas.

O dbs de downloads esta na normas. Attenuation Near End: 15.1 (dB)
podias até ter 8mg sem problemas.. tz ate mais.
Mas como disse o dbs de ups: Far End: 4.6 (dB) ta uma miséria.

Como disse a qualidade das linhas e a distancia ate a central da PT fazem moça.
Podes sempre tentar ligar o modem a 1 tomada que tens ai em casa a seguir a baixada da PT. E verificar se tens microfiltros em tds os telefones ai em casa.
 

jfaneves

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2006
Mensagens
1,559
Gostos Recebidos
0
amigo bako qual a distancia da central da pt-adsl sapo?
eu ca tenho 8mb de dowload e so 512kbs de upload com net sapo ha mais de 2 anos
estou a 1,5 kilometros da central e nao adianta reclamar porque nao tenho melhor na zona e eles sabem disso
vai a tua pagina da sapo zona de cliente e ve se podes fazer update para 8mb pois eles estao a mudar os tarifarios para tal e por vezes temos direito a isso mas eles nao avisam lol
:espi28:
 

bako

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
1,052
Gostos Recebidos
0
Já vi isso, e já pedi a alteração para 8Mb.
Mas o que me interessava não era aumentar o download, mas sim o upload.
 
Topo