• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

“Eu trato o meu sobrinho por Zezito”

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_1D56764F-AE91-449A-8C89-9BDD85CD6616_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg


“Eu trato o meu sobrinho por Zezito”

Júlio Monteiro deu uma entrevista bem-disposta a Manuela Moura Guedes


Foi uma emoção: "Zezito, é assim que eu trato o meu sobrinho José Sócrates." Esta foi a grande revelação de Júlio Monteiro na entrevista de ontem à TVI. O ‘Jornal Nacional’ começou com o engenheiro de Cascais sentado ao lado de Manuela Moura Guedes. Uma surpresa para abrir o apetite durante dois escassos minutos.


Júlio Monteiro confessou que os jornalistas não o deixam em paz, tem sido um bocado cansativo viver assim, mas uma casa grande com um jardim de quatro mil metros em Cascais ajuda muito. Bem-disposto, sorridente, Júlio Monteiro apareceu alguns minutos depois para uma conversa franca, sempre muito calma. Lá relatou o encontro com Charles Smith, o pedido de um suborno de quatro milhões que agora Júlio Monteiro não sabe se eram em contos ou euros. E o tal telefonema para o sobrinho: 'Ó Zezito, vê lá que me disseram isto.'

À reacção indignada de Sócrates veio o que já se sabe. A disponibilidade de Sócrates para receber Charles Smith e depois foi o total desconhecimento sobre o processo. Smith nunca mais falou com ele, facto que o aborreceu, nem um obrigado, e o sobrinho Zezito também não. Aliás, Júlio Monteiro confessou que fala pouco com Sócrates. Talvez uma vez por ano, lá na aldeia em que Júlio Monteiro pensa que o primeiro-ministro nasceu. Mas o tio percebe. Um político tem de se dedicar a tempo inteiro e se Sócrates nem para a mãe tem tempo quanto mais ele, um simples tio.

O momento político aconteceu com o orgulho do tio pelo facto de ter um sobrinho primeiro-ministro, apesar de Júlio Monteiro votar no PSD. E lançou o aviso solene ao partido de Manuela Ferreira Leite: se ele souber que é o PSD quem anda a tramar este caso todo nunca mais vota nos laranjas. Aviso feito, partiu para a Justiça. Foi arrepiante, diz, ver Cândida Almeida dizer que ele era um suspeito. Só ele, mais ninguém. E mais arrepiante foi ver a sua empresa e a sua casa devassadas por um juiz qualquer e pela polícia. Mas sempre sorridente, bem-disposto, tratando a jornalista por Manuela, Júlio Monteiro também referiu que há maus jornalistas, que não souberam investigar a vida dele a sério.

Júlio Monteiro, antigo engenheiro na Câmara de Setúbal, um homem rico graças a Deus. E quanto a doenças revelou que foi diagnosticada a doença de Parkinson. Mas nada de muito grave que o torne inimputável, como andavam a dizer por aí.

JÚLIO MONTEIRO EM SILÊNCIO

Depois da entrevista no ‘Jornal Nacional’ de 6ª da TVI, o tio de José Sócrates evitou os jornalistas que esperavam à saída da estação de Queluz de Baixo. Júlio Monteiro – que antes de se dirigir para o seu Bentley manteve um pequeno diálogo com o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã – foi aconselhado a não sair pela porta principal do edifício e protegido pelos seguranças, que impediram qualquer contacto com os jornalistas.

MNE NÃO FALA COM BRITÂNICOS

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, não vai chamar às Necessidades o embaixador britânico em Portugal para lhe pedir explicações sobre alguns dos pontos da carta rogatória envidada pelo Serious Fraud Office às autoridades portuguesas. fontes do Ministério Público avançaram ao CM que tal seria natural porque Sócrates é tratado por aquele organismo, que depende de Gordon Brown, 'como um Bokassa'.

E-MAIL AOS MILITANTES TENTA LIMPAR IMAGEM

O gabinete do secretário-geral do PS enviou, quarta-feira, um e-mail aos militantes do partido onde transcreve o comunicado da Procuradoria-Geral da República sobre o caso Freeport e no qual é feita uma chamada de atenção para o ponto 7º do mesmo documento, onde se lê que 'não há suspeitas fundadas' sobre José Sócrates.

'Camarada, (...) Peço a sua melhor atenção para o ponto 7º onde está, de forma objectiva e concreta, que 'os alegados factos que a polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima' e que 'não há suspeitas fundadas', lê-se no e-mail assinado por André Figueiredo, chefe de gabinete do secretário-geral do PS, a que o CM teve acesso.

Recusando a tese de que o e-mail é uma tentativa de ‘limpar’ a imagem de José Sócrates junto dos militantes perante os últimos acontecimentos, fonte do gabinete do secretário-geral adiantou que, 'quase diariamente, o PS envia e--mails aos seus militantes sobre questões relacionadas com a actividade partidária e que dizem respeito ao País', pelo que, defendeu, 'este e-mail em concreto não tem nada de anormal'.

Ontem, na apresentação do Apoio ao Investimento e Equipamentos Sociais três donas de casa estavam a demonstrar o seu apoio a Sócrates. 'Estamos aqui para o apoiar não enquanto primeiro--ministro, mas enquanto pessoa, é injusto o que lhe estão a fazer,' revelou Maria, apoiante e militante do PS.

TELEVISÕES

TVI: O TIO JÚLIO E O SEU SOBRINHO ZEZITO

A estação de Queluz bateu a concorrência em matéria de Freeport. E abriu o ‘Jornal Nacional’ de forma espectacular com Júlio Monteiro, tio de José Sócrates, em directo. Dois minutos de apresentação, os dias difíceis, uma casa com quatro mil metros quadrados de jardim e a surpreendente revelação: 'Eu trato o meu sobrinho por Zezito'. Quarenta minutos com muita matéria.

RTP: DEZANOVE MINUTOS SEM NOVIDADES

A televisão do Estado mostrou a carta rogatória enviada pelos ingleses, mas não acrescentou nada de novo. Mostrou o nome dos quatro portugueses que são considerados como estando sob investigação, com José Sócrates à cabeça. Em seguida, lembrou a entrevista de ontem de Cândida Almeida e finalizou com as críticas de Marinho e Pinto à morosidade da Justiça.

SIC: UM DENUNCIANTE EM DIRECTO

A abertura não foi para o Freeport, mas pouco depois, em estúdio, Zeferino Boal, que representou o CDS na Assembleia Municipal de Alcochete, e que esteve ligado ao processo de 2005, lembrou que, à data, quando consultou o processo de pedido de licenciamento, ficou desconfiado com alguns pontos. À data, Boal foi referenciado como autor da denúncia.

O QUE DISSE O TIO

FALTA DE TEMPO

'Não estamos zangados. Ele [José Sócrates] é que não tem tempo para falar com o tio. Se ele não tem tempo para a mãe, quando mais para um tio. Só nos encontramos por acaso uma vez por ano', disse ontem Júlio Monteiro em entrevista à TVI.

INOCENTE

'Acredito piamente que ele [José Sócrates] não está envolvido. Ficou indignado quando lhe telefonei a dizer que estavam a pedir dinheiro ao Charles.'

ORGULHO

'Tenho orgulho que ele [José Sócrates] seja primeiro-ministro. Se se provar que ele é culpado perco parte desse orgulho.'

POLÍTICA

'Isto é um aproveitamento político para atingir o meu sobrinho. Se descobrir que o PSD está por detrás deste movimento [contra José Sócrates], vou deixar de votar no PSD.'

NÃO FALA COM SOBRINHO

'Nunca mais falei nem com o Charles Smith nem com José Sócrates sobre o assunto. Nunca perguntei o que tinha acontecido.'

SUSPEITO

Júlio Monteiro foi apontado pela procuradora Cândida Almeida, em entrevista à RTP, como suspeito. 'Suspeito? Suspeito de quê? Não consigo compreender', salientou.

APOIO: Três donas de casa que integram um grupo de mulheres apoiantes de Sócrates compareceram, ontem, na Alfândega do Porto. Maria, militante do PS, não arredou pé enquanto não cumprimento o primeiro-ministro.

António Ribeiro Ferreira/J.C.R./J.F./A.I.F.
Fonte Inf: C. Manhã
 
Topo